PREVISÃO
Chuva volta à região com frente fria
Tempo muda a partir do final da tarde de segunda-feira
João Batista [editores@diarinho.com.br]

A aproximação de uma frente fria nesta segunda-feira volta a deixar o tempo instável em grande parte de Santa Catarina. Na região de Itajaí, a frente fria deve passar na terça-feira, deixando o céu encoberto e com chance de chuva diária pro resto da semana, nas madrugadas ou à noite, mas pouco volumosa. Durante o dia, o calor vai continuar com temperaturas máximas entre 31/34°C.
Pelo estado, o tempo muda a partir do final da manhã desta segunda-feira, com condições de temporais na região oeste. A chuva também pode ser intensa, acompanhada de fortes rajadas de vento e granizo, na região serrana e no litoral sul de Santa Catarina, devido à aproximação da frente fria. Para outras regiões, há menor chance de chuva.
Continua depois da publicidade
A segunda-feira será de tempo quente com sensação de abafamento na região de Itajaí. Os termômetros devem passar dos 30°C durante a tarde. Na terça-feira, com a atuação da frente fria, o tempo fica mais fechado, mas o sol pode aparecer em alguns momentos. O calorão dá uma trégua, com temperaturas mais amenas, 24°C a 28°C. Na região, a chuva mais volumosa é prevista na terça e na quinta-feira.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a umidade do mar e a formação de áreas de instabilidade pela frente fria criam condições para temporais entre a tarde e a noite, especialmente no litoral, mas com risco de baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas aumentam um pouco na quarta-feira, com máximas na casa dos 30°C, permanecendo o risco de temporais isolados.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira, a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul mantém o tempo instável em Santa Catarina, condição que seguirá na quinta-feira, quando pode voltar a chover em todo o estado, com possibilidade de chuva intensa na região de Itajaí e outras regiões.
Tempo mais seco e quente nos próximos meses
Outono será de temperaturas mais altas do que o normal (Foto: João Batista)
A condição do tempo nesta semana, com chuvas irregulares e temperaturas mais altas do que o normal, reflete um pouco de como deve ficar o clima no estado nos próximos três meses, de acordo com o Fórum Climático Catarinense. O grupo analisa mensalmente as tendências meteorológicas.
A previsão para abril, maio e junho indica períodos de estiagem prolongada no grande oeste e volumes de chuva acima da média em algumas regiões. Além disso, o trimestre será mais quente que o habitual, com ondas de frio curtas, aumentando os riscos de eventos climáticos extremos.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o fenômeno El Niño está entrando em fase de neutralidade, com temperaturas do Oceano Pacífico entre -0,5°C e +0,3°C. “Isso reduz sua influência direta sobre o estado, mas não significa que o tempo ficará estável. Sem a presença do La Niña, que costuma trazer períodos mais secos, ainda há possibilidade de mudanças repentinas no clima”, ressalta o órgão.
Continua depois da publicidade
A combinação de períodos secos, calor intenso e mudanças bruscas no tempo pode trazer impactos em várias regiões de SC. No litoral, a redução das chuvas pode afetar atividades como turismo e pesca, enquanto ciclones extratropicais no Atlântico podem provocar ressacas e fortes ondas. Também há preocupação com alagamentos, no caso de chuvas intensas em pouco tempo, geralmente em maio e junho.