EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Univali capacita analistas ambientais da Petrobras e do Ibama
Curso aborda gestão pesqueira e impactos ambientais no mar
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Analistas ambientais da Petrobras e do Ibama começaram nesta segunda-feira um curso de aperfeiçoamento na Universidade do Vale do Itajaí. A capacitação, financiada pela estatal, qualifica profissionais que atuam no licenciamento de grandes empreendimentos no mar, como portos e exploração de petróleo e gás.
O curso de aperfeiçoamento em Política e Gestão Pesqueira é conduzido por especialistas da Univali. Os professores Roberto Wahrlich, José Angel Alvarez Perez e Rodrigo Sant’Ana lideram esta etapa, que segue até sexta-feira, combinando aulas presenciais e remotas.
Continua depois da publicidade
A formação aborda temas como legislação pesqueira, direitos dos trabalhadores, biologia marinha e impactos da pesca em empreendimentos marítimos. Na quinta-feira, dia 21, os participantes farão uma saída de campo pelo Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina, visitando cidades como Itajaí e Penha.
“O objetivo da saída de campo é demonstrar a rotina de trabalho do Projeto na coleta de dados da pesca artesanal e pesca industrial na região de Itajaí”, destaca o professor Wahrlich.
Continua depois da publicidade
A iniciativa reforça o compromisso da Univali com a qualificação profissional e a gestão sustentável dos recursos marinhos.
O PMAP-SC monitora a pesca em 35 municípios catarinenses, atualizando cadastros de pescadores e embarcações. Com sede na Univali, o projeto tem equipes em 10 cidades do Estado, que coletam dados diariamente sobre a atividade pesqueira.