O problema começou ainda na madrugada, quando uma queda de energia afetou as unidades do sistema de tratamento de água do Semasa. Após a interrupção, os geradores da estação foram acionados, mas a capacidade de produção ficou reduzida, com menor vazão de água potável e impactando a reservação.
Continua depois da publicidade
Aliado ao alto consumo, o problema levou os reservatórios ao nível crítico. O Morro da Cruz ficu zerado, enquanto o Arapongas passou o dia com 40% da capacidade e o São Roque apenas 20%.
A capacidade total de armazenamento é de 8,1 milhões de litros no São Roque, 5,5 milhões no Morro da Cruz, 4 milhões no Arapongas e 750 mil litros em Cabeçudas. “As duas principais estações de tratamento, Eta São Roque e Eta Arapongas, seguem operando com capacidade máxima”, informou o Semasa.
Continua depois da publicidade
Com as temperaturas acima dos 30ºC previstas para os próximos dias, o Semasa reforça a necessidade de consumo consciente da água, priorizando a hidratação e evitando desperdícios, e avisa que o problema pode voltar a se repetir, principalmente nos bairros: Praia Brava, Fazenda, São João, Itaipava, Ressacada, Nossa Senhora das Graças, São Vicente e Dom Bosco.
Para solucionar o problema a médio e longo prazo, o Semasa projeta novos investimentos na estrutura da autarquia municipal. Ainda neste mês, será lançado o edital de licitação para uma nova estação compacta de tratamento de água, com capacidade para processar 250 litros por segundo. A previsão é que a nova estação entre em operação na temporada de verão 2025/2026. “Outros projetos, como uma estação de tratamento no bairro Itaipava e três novos reservatórios em pontos estratégicos já estão em andamento”, informa o Semasa.
Calor de fevereiro bate recorde
Fevereiro está pegando fogo na região. O calor intenso, que registrou sensação térmica de 54°C em Balneário Camboriú e 46°C em Itajaí na segunda, está 1,4°C acima da média histórica para o mês em Itajaí.
A média histórica é de 25,5°C. “Já neste ano, estamos com 1,4°C acima da média, podemos arredondar para 27°C a média do mês”, destaca o climatologista Sergey Araújo, da Univali. O calor deve continuar até a próxima semana. “Terça diminui um pouco, ficando abaixo dos 30°C. Depois, varia entre 31°C e 33°C, dependendo da cidade, podendo chegar a 34°C ou 35°C até domingo”, informa.
Sobre os temporais provocados pelo calorão, eles devem acontecer nesta semana, mas não há consenso quanto à intensidade. “Os modelos mais conservadores indicam entre 50 mm e 75 mm, enquanto outros apontam entre 100 mm e 130 mm”, completa Sergey.
A segunda foi marcada por temperaturas elevadas, com sensação térmica na casa dos 50°C na região. Veja os dados:
Continua depois da publicidade