A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), confirmou neste sábado a retomada de um dos projetos de educação pública inspirados pelo líder político Leonel Brizola (PDT), já falecido, e que foi uma marca da gestão do pai de Juliana, Leonel Pavan, nos anos 90. Juliana anunciou que vai construir uma nova unidade para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), abandonado pela gestão anterior e que chegou a ter manifestações da comunidade nos últimos anos, contrárias à demolição ou favoráveis à nova unidade, situação denunciada em abril de 2022 pelo DIARINHO.
O Ciep Rodesindo Pavan foi referência em educação pública nos anos 90 na cidade. Construído por Leonel Pavan e inaugurado em 1991, com a presença de Leonel Brizola, inspirava-se na estrutura idealizada ...
O Ciep Rodesindo Pavan foi referência em educação pública nos anos 90 na cidade. Construído por Leonel Pavan e inaugurado em 1991, com a presença de Leonel Brizola, inspirava-se na estrutura idealizada pelo ex-governador do RS e do RJ, e pelo educador e ex-senador Darcy Ribeiro (PDT), também falecido.
A unidade, na Vila Real, teve seu auge nas gestões de Pavan, mas acabou sucateada e desvalorizada por governos posteriores. Nos anos 2000, a informação de que a cobertura da unidade de ensino foi originalmente feita com telhas de amianto, prejudiciais à saúde e proibidas por lei, acabou usada como argumento para que os investimentos no projeto não mais avançassem. O local virou espaço para moradores de rua, uso de drogas e esconderijo de materiais furtados ou roubados.
O declínio do prédio acentuou-se entre 2010 e 2020, e a demolição acabou inevitável. Neste sábado, Juliana ordenou uma ação emergencial ao setor de obras visando a limpeza do terreno – desde a demolição, o local virou espaço para acúmulo de lixo. Juliana, inclusive, aproveitou para criticar o descarte irregular de entulhos no local.
A nova prefeita também fez questão de citar que o nome será mesmo Ciep Rodesindo Pavan e não mais Escola do Amanhã, como chegou a ser anunciado na gestão anterior. A ex-candidata a prefeita Marisa Zanoni (PT) parabenizou o anúncio de Juliana. “Educação deve ser sempre a meta primeira”, comentou Zanoni.
Prometeram e não cumpriram
Na gestão anterior, o ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL) chegou a anunciar que construiria um novo Ciep, mas a obra não saiu do papel. O ex-secretário de Educação de Fabrício e atual vereador Marcelo Achutti (MDB) também anunciou a reconstrução, mas não cumpriu a promessa.
Em 2022, moradores, estudantes e ex-professores manifestaram-se promovendo um “Abraço ao Ciep”, com moradores da região e integrantes do PDT, do PSDB e do PT. Juliana pretende investir recursos próprios e buscar parcerias federais – a exemplo do que fez a deputada estadual Paulinha (Podemos), em Bombinhas, que quando prefeita também construiu uma versão local do Ciep, dando à unidade o nome de Leonel Brizola.