O bairro São Vicente, em Itajaí, ganhou representatividade através da eleição de uma nova associação de moradores após 15 anos sem atividade comunitária. A diretoria da entidade foi formada em assembleia com moradores no sábado passado, no salão paroquial da igreja São Vicente de Paulo. A formalização da associação, com registro em cartório e CNPJ, está em processo de conclusão.
A assembleia foi o primeiro passo no processo, com discussões das principais demandas para o bairro, entre infraestrutura, segurança, programas sociais e a mobilização dos próprios moradores ...
A assembleia foi o primeiro passo no processo, com discussões das principais demandas para o bairro, entre infraestrutura, segurança, programas sociais e a mobilização dos próprios moradores. O encontro elegeu os 11 membros da diretoria.
Na próxima sexta-feira, a entidade faz a primeira reunião dos dirigentes, onde serão definidos os cronogramas de reuniões e os projetos prioritários. O grupo assumiu o compromisso de buscar soluções e melhorias para o bairro.
A vice-presidente da associação e assessora de comunicação da entidade, Cristiane Ramos, destaca que o grupo também vai atuar junto à Câmara. “Essa é a nossa intenção, de ser o porta-voz dos moradores aqui do São Vicente, que anda tão largado. Afinal de contas, são 15 anos sem uma associação e a gente está sentindo o impacto disso, de como é importante uma associação no bairro”, disse. Ela ainda frisou que a entidade não tem vínculos partidários. “Nós somos uma associação totalmente apartidária. A gente escuta todo mundo, porque o nosso objetivo é ajudar a comunidade”.
A assembleia foi presidida por Gustavo Cabral, com colaboração de Juliano Raul, representante da Associação de Moradores do bairro São Francisco de Assis, que compartilhou experiências daquela comunidade e ofereceu orientação à recém-formada associação do São Vicente. A reunião serviu pra recolher as primeiras demandas do bairro, entre queixas sobre os ônibus, ruas com buracos e trânsito.
“Diante dos temas que os moradores nos pontuaram, a gente vai se reunir nesta sexta-feira pra pegar essas solicitações e mais o que a gente tem em projetos pra definir o nosso plano de ação pro ano que vem”, informa Cristiane.
Itajaí já tem ao menos 15 associações comunitárias. Segundo o presidente da União das Associações de Moradores de Itajaí (Unami), Roberto Carlos Raimundo, a entidade tem 10 associações filiadas, além de duas ONGs e outras três associações em processo de renovação da filiação. No São Vicente, hoje apenas a comunidade do Bambuzal conta com associação, que renovou a diretoria em setembro.
Natal Solidário
Os principais projetos devem ser tocados a partir do ano que vem. Entre os planos estão a oferta de cursos gratuitos e parcerias com os colégios. Outras demandas serão levantadas na segunda assembleia geral, marcada para o dia 2 de dezembro, em local a ser divulgado.
A primeira ação comunitária da entidade é o projeto Natal Solidário, que vai arrecadar donativos pra famílias carentes, entre alimentos, roupas e brinquedos, com apoio de comerciantes. A iniciativa vai se juntar ao projeto do colégio Aníbal César, que já atende cerca de 2 mil crianças todos os anos no Natal.
“A associação esse ano vai entrar com a ajuda nos donativos. Nós vamos colocar caixas de arrecadação em vários pontos de comércio que já aceitaram ser pontos de coleta”, informou Cristiane. No momento, o contato com a entidade pode ser direto no telefone da vice-presidente, no (47) 99960-6601.
Associação de Moradores
do Bairro São Vicente (Amosv)
Diretoria eleita:
Presidente: Junior Rodrigues de Sousa
Vice-Presidente: Cristiane Ramos
1ª Secretária: Janaina Cristina Nunes
2ª Secretária: Flavia Roberta do Nascimento
1º Tesoureiro: Fabricio Favoretto Soares
2º Tesoureiro: Gerson Rodrigo Uller
1º Titular: Marcia Tavares
2º Titular: Juliano Lopes
3º Titular: Joice Ferreira
1° Suplente: Felipe Brandt
2° Suplente: Gustavo Cabral