Sete cidades da região têm atividades cívicas marcada nesta quinta-feira; confira o roteiro
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Desfiles estarão presentes em sete cidades da região na próxima quinta. (Foto: divulgação)
As prefeituras da região da Amfri estão com quase tudo pronto para o desfile de 7 de setembro, data comemorativa da declaração de Independência do Brasil.
As secretarias de Educação de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Penha e Balneário Piçarras confirmaram desfiles. Em Navegantes o desfile não será organizado pelo município ...
As secretarias de Educação de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Penha e Balneário Piçarras confirmaram desfiles. Em Navegantes o desfile não será organizado pelo município, mas por um colégio estadual.
A marcha cívica retorna após três anos de hiato. Os desfiles foram dois anos suspensos por conta da pandemia de covid-19 e no ano passado por causa da previsão de chuva forte.
Itajaí
O desfile será na avenida Beira Rio a partir das 9h. Às 8h30, acontece a cerimônia de hasteamento da bandeira, em frente ao Centreventos, mesmo local de onde sairá o desfile, que seguirá em direção à Praça Genésio Miranda Lins. O trânsito será fechado a partir das 6h na Beira Rio, com previsão de reabertura às 13h.
A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas assistam ao desfile e que outras 5 mil participem na avenida. São mais de 70 grupos, entre escolas municipais, estaduais, particulares, associações, Lions Clube, escoteiros, forças armadas, secretarias e fundações, além de grupos de carro, motos, Siritopeia e CTG.
O tema será “Bicentenário da Independência do Brasil, Itajaí 163 anos de histórias”.
Balneário Camboriú
São dois desfiles cívicos na quinta-feira, com expectativa de atrair um público de 10 mil pessoas. As marchas serão no centro e no bairro da Barra, com o tema “Nossa maior riqueza é cuidar das pessoas”.
A partir das 9h, acontece o desfile na Quarta avenida com 45 entidades e 3690 pessoas desfilando. O trânsito ficará interrompido entre as ruas 1500 até 2448, até o início da tarde. Os agentes vão desviar o trânsito entre a rua 916 até a 2438 pela avenida marginal da BR 101. Já na Barra, o desfile reúne 24 entidades a partir das 14h30. São quase 2 mil pessoas desfilando na rua José Francisco Vitor, esquina com a Hermógenes Assis Feijó. O trânsito desviado será para quem vem pela rua Manoel Rebelo Santos, que terá que seguir pela rua Nagib Correa até a Interpraias.
Itapema
Autoridades, escolas, entidades e associações se reunirão a partir das 14h de quinta-feira na avenida Nereu Ramos, no bairro Meia Praia, em Itajaí. A concentração será na rua 280, com o desfile entre as ruas 270 e 250.
O trânsito será desviado. Os motoristas que estiverem na avenida Nereu Ramos deverão desviar pela rua 248, seguir pela Terceira avenida e retornar à Nereu Ramos na rua 282; já a Segunda avenida seguirá com fluxo normal. A mudança vale a partir dos primeiros minutos da madrugada do dia 7 de Setembro até o término do desfile.
Penha
Com a temática “Penha, encantos e brincadeiras”, a concentração de 7 de Setembro será na rua Nilo Anastácio Vieira, no centro de Penha, com início da marcha a partir das 9h na avenida Nereu Ramos. A quantidade de participantes ainda não foi informada pela prefeitura.
Navegantes
A secretaria de Educação de Navegantes não fará desfile oficial. O evento cívico será organizado pela escola estadual Adelaide Konder, a partir das 9h, na rua Orlando Ferreira, no bairro Machados. A marcha deve reunir cerca de mil pessoas, entre alunos, a banda Marcial, brigada escolar e participantes dos cursos técnicos. A rua terá o trânsito interditado durante o desfile.
Camboriú
O desfile de Camboriú começa às 8h e termina às 12h30. O trajeto é pela rua Coronel Benjamin Vieira, seguindo na rua Gustavo Richard, onde será montado o palanque, e terminará na rua Maria da Glória Pereira. São 35 escolas municipais, secretarias, corpo de bombeiros, entre outras instituições que participarão da marcha.
Balneário Piçarras
Às 9h inicia o desfile cívico, na rua Conselheiro Joaquim Pinto Ferreira, ao lado do Posto Ipiranga, e termina na altura da rua 900, após a Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. O trecho será interditado às 5h e permanecerá com o fluxo interrompido até 12h, com estacionamento proibido nos dois lados da via. A secretaria de Educação tem estimativa de receber 2500 pessoas para desfilar no evento, contando com bandas, escolas, creches, instituições municipais e órgãos públicos. O desfile terá dois temas: História do Município e Cultura da Paz.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.