Vida comunitária
Carioca virou ativista no bairro Santa Regina
Ele dirige o Santa Regina Futebol Clube e a associação do bairro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Não foi por acaso que Wellington Correa, de 42 anos, veio parar em Itajaí. Natural de Jacarepaguá, o “Carioca”, como é chamado desde que desembarcou na cidade, em 2004, chegou transferido de sua antiga empresa, deixou a companhia há alguns anos, mas cravou as raízes em solo itajaiense. Hoje, ele tem uma empresa ligada à área de alimentação e comércio, além de toda a dedicação voluntária à causa social e esportiva. Carioca preside o Santa Regina Futebol Clube, a associação de moradores do bairro onde reside há 14 anos, e também a Associação Desportiva do Santa Regina.
O ativista comunitário conta que o projeto para a Praça de Esportes de Santa Regina não vem de hoje. “Foi uma coisa que começamos a reivindicar ainda ao prefeito anterior. Foram muitas discussões, projetos. Depois conseguimos ampliar para outras modalidades esportivas com a construção de uma pista de skate e quadra de basquete, criamos um espaço para pets, e a comunidade dá a contrapartida promovendo as atividades esportivas e, principalmente, incentivando a causa”, diz.
Segundo Carioca, com apenas dois anos de uso a praça esportiva do bairro já se tornou o maior polo do município em relação ao número de crianças e adolescentes que fazem parte dos programas esportivos: são mais de 250 pessoas beneficiadas pelas escolinhas de futebol no contraturno escolar.
No entanto, para o visionário líder comunitário, isso ainda é pouco. “Temos também buscado apoio financeiro junto a empresas, estamos inscritos nos programas de incentivo ao esporte e queremos equipar nossa praça com pistas para atletismo, bicicross”, acrescenta. Carioca destaca que a praça de esportes é um polo igual aos que foram construídos pelo município em diversos bairros, no entanto, tem sua operacionalização totalmente diferenciada.
Parcerias para chegar mais longe
“O que muda é que a comunidade abraçou a causa e não mede esforços para garantir o funcionamento do local em sua plenitude, inclusive buscando parcerias que garantem que tenhamos material e equipamentos que se comparam a escolas particulares”, arremata.
A Associação de Moradores do Bairro Santa Regina tem o apoio da comunidade e agora negocia junto ao poder público a instalação de um colégio em tempo integral. No entanto, eles não devem parar de lutar para melhorias e ampliação na infraestrutura de saúde, viária e urbanística. “Santa Regina é um bairro novo, foi constituído em 2019 e tem muito a crescer. Nosso sonho é ser o maior bairro de Itajaí no prazo máximo de cinco anos. Temos potencial para isso”, conclui.
Continua depois da publicidade
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.