O ex-vereador José Acácio da Rocha (DEM), de Itajaí, foi demitido da secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Acácio era professor de educação física no colégio estadual Dom Afonso Niehues, no bairro Cordeiros, há mais de 20 anos. Além da demissão, ele está proibido de exercer cargos públicos pelos próximos dois anos.
Continua depois da publicidade
A portaria foi publicada no Diário Oficial, no dia 24 de maio deste ano. A demissão foi por infração ao artigo 167, inciso 11], da Lei nº 6.844, de 29 de julho de 1986, que é “agir com ...
A portaria foi publicada no Diário Oficial, no dia 24 de maio deste ano. A demissão foi por infração ao artigo 167, inciso 11], da Lei nº 6.844, de 29 de julho de 1986, que é “agir com ineficiência desidiosa no exercício das atribuições”.
Continua depois da publicidade
A demissão foi resultado do processo administrativo que respondia ao governo do estado por faltas e outros problemas de eficiência. O ato administrativo foi assinado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e pelo Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.
A coordenadora do Litoral da Secretaria de Estado da Educação, Cleonice Berejuk, informou que Acácio foi notificado da decisão e já deixou de atuar no colégio.
Continua depois da publicidade
O DIARINHO não conseguiu contato com Acácio até o fechamento desta edição, na noite de domingo.
Condenado na justiça
Em 2017, Acácio foi condenado a sete anos de prisão domiciliar pela justiça por filmar e divulgar imagens de relação sexual com uma aluna adolescente. A denúncia contra o professor foi feita por uma outra aluna, que teria sido assediada.
Para tentar convencer a garota a sair com ele, Acácio teria mostrado o vídeo íntimo com outra aluna adolescente, de 16 anos.
Na época, Acácio negou que tivesse exibido os vídeos, garantindo que tinha uma relação de namoro com a moça, e que teria sido vítima de uma chantagem.
A história não convenceu a justiça, e ele acabou condenado pelo crime.