Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bar do Jailson do surfe vira point


Bar do Jailson do surfe vira point
Fotos: Divulgação

Um dos endereços preferidos de políticos no final de semana é o Junção Pub, na praia de São Miguel, Penha. Quem toca o pub é Jailson Blasius, o popular Jailson do Surf (em pé de camisa preta). O local é frequentado pelo prefeito Luizinho Américo/PL (camisa amarela) com sua equipe de secretários

Presentão

O prefeito Robison Coelho (PL) completou os 100 dias de governo na última quinta-feira, presenteando os professores com a redução do triênio, o adicional por tempo de serviço. De 10% foi ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Presentão

O prefeito Robison Coelho (PL) completou os 100 dias de governo na última quinta-feira, presenteando os professores com a redução do triênio, o adicional por tempo de serviço. De 10% foi para 5% no estatuto da categoria, na base do tratoraço na piramidal, como nos velhos tempos do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Faltou diálogo

Sim, é claro que precisa ser considerado que o mérito da matéria requer debate, pois a saúde financeira do município precisa ser verificada quanto ao impacto da decisão judicial que ordenou à prefa o pagamento do dindim devido aos profissionais. Mas aí que tá, cadê o diálogo? Cadê o Calebre, ops, Calebe Moreno que defende que tudo é comunicação?

A bucha

Do jeito que a coisa foi conduzida, sem comunicação, sobrou a bucha toda pro prefeito Robison Coelho. Será que o Calebre, ops, Calebe vai aparecer só na hora boa, com produção, maquiagem glamurosa, camarim e notícias espetacularmente positivas e sensivelmente inflacionadas? E onde andava o vice, papai sabe-tudo, o Robin, ops, Rubens Angioletti (PL)? Não entendi essa lógica de jogar o prefeito aos leões sozinho.

Casa do povo cheia

Mesmo com o plenário da piramidal cheio e com a categoria pedindo para que a urgência na votação do projeto fosse rejeitada, os vereadores não deram bola. Com exceção da cultural Hilda (PDT), do Bruno da Saúde (MDB) e do Leandro do Nadar (MDB), o resto só apertou o botãozinho verde. Nessa hora não querem ouvir os teachers. Eleição já passou, né?

PSD e União Brasil

Mais feio ainda ficou para os vereadores Odivan Linhares, o Mamão (PSD), e Xande do Celular (UB), que mesmo tendo recebido orientação partidária para rejeitar o projeto, cravaram voto favorável. Mamão foi candidato a vereador pelo partido do ex-candidato a prefeito Sancho Pança, Osmar Teixeira (PSD). Xande esteve na trincheira com o ex-candidato a vice Dedé da Murta (União Brasil).

Meu umbigo primeiro

Há quem diga que Mamão foi grosseiro, inclusive, com o pedido da suplente do PSD, professora Ivonete Schreiber, que estava no plenário contando com o voto do vereador de sua sigla. O vereador fruta, que não se elegeu e apenas assumiu a cadeira por uma fatalidade, mais uma vez confirma o que a tchurma do antigo PSB dizia: “só pensa no próprio umbigo”.

Nomeações

Talvez o motivo do voto seja a boquinha que Mamão garantiu na Saúde, onde o prefeito Robison nomeou um chegado seu que nada entende do assunto, em troca de apoio na câmara, indo contra vários médicos que denunciaram a falta de capacidade do indicado. “Política nova” que se diz, né?!

Boneco Falcon

Outro ponto feio da votação foi a ausência do boneco Falcon, Victor Nascimento (PL). Meteu um atestado pra lá de suspeito, foi visto abraçando o filho 04 do Bolsonaro, o Jair Renan (PL) na mesma tarde da sessão e nem online entrou pra votar junto com a base. Aí fica fácil, né camarada?

Barca furada

Depois dessa falta do boneco Falcon com a base, os vereadores devem pensar mil vezes antes de embarcar nas pautas de Victor, que só sabe arrumar confusão. E por falar em confusão, dá um bom caldo investigar esse atestado dele e os passos do boneco Falcon no dia da sessão, né? Será que a piramidal ainda tem Comissão de Ética?

Surto de gripe

Outra que usou o atestado pra fugir da votação foi a Renata Narcizo (PDT). Pra dirigir fumando um pito véio pelo centro da city a vereadora dos animaizinhos tinha forças na tarde da sessão, mas pra conectar o telefone e votar faltou vitamina C. Feio demais.

Pedido do Saldré

Dizem que Renata, mesmo tendo cargos no governo da dupla RR, cagou e andou pros colegas da base governista e atendeu pedido do ex-vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, pra não ir votar contra os professores. Será que ela prefere o Sodré do que os cargos que tem?

Katia Sodré piorada

E por falar no Sodré, tem gente apelidando a esposa do vice-presidente Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) de Kátia Sodré piorada. A cara-metade do papai sabe-tudo se mete na Educação do jeito que a esposa do Sodré se metia. A diferença é um nível muito maior de arrogância, soberba e desconhecimento de causa. Tudo que tá ruim pode piorar, não é verdade?

Vive em que mundo?

Queria saber em que mundo vive a esposa do vice. Já não basta ela chamar o galego de prefeito, mesmo ele sendo só o vice, agora deu pra chamar o adjunto da Educação, o boneco Ken, de secretário, mesmo ele não sendo o secretário. Seria um governo paralelo, com sede na república da Itaipava e subsede na Leléia, no gabinete da deputada Ana Campagnolo (PL)? Volta pra terra, volta.

O highlander

Dia desses, quando fez uma cerimônia de posse em homenagem a si mesmo no Porto de Itajaí, o polido João Paulo Bastos Gama me chamou a atenção com uma foto, em que constava uma figura que representa, na esfera pública, muitas outras figuras: a dos “highlanders” – gente que nunca morre, entra governo, sai governo. O protagonista da foto era o indefectível Marcelo Saldré, ops, Sodré. Que, acreditem, está agora no Porto de Itajaí.

Safo

Marcelo Sodré existe na cena pública de Itajaí há, pelo menos, 30 anos. Acho que ele foi arnaldista lá atrás. Mas não me alembro direito… Depois Bellini ganhou e ele virou bellinista. Falo do século passado. Depois, Volnei ganhou em 2004 e ele era volneísta. E Volnei perdeu em 2008 e ele virou bellinista de novo até 2016, quando Volnei ganhou mais uma vez, e lá estava ele junto, vice-prefeito.

Legado

O negócio é que Marcelo Sodré foi tudo em todos os governos dos anos 1990 para cá, sempre brandindo a bandeira do PDT que, pelamordeDeus, só existiu com Brizola... Enfim… Mas, voltando ao assunto, qual o legado de Sodré para Itajaí? Nenhum.

Um escárnio

Qual obra importante dele? Nenhuma! Ele nunca fez nada. Só empregou a si próprio e a sua família por 30 anos nas tetas públicas da prefa pexêra. É ou não é um highlander? Claro que é. E um escárnio.

João Ota…

E o João Paulo traz de volta à cena esse cara, do nada, e com alto salário. PelamordeDeus. Desponta pro anonimato… Mas tá cheio de figuras assim por aí. Robison também tem seu séquito de highlanders. Juliana Pavan idem. Nas pequenas cidades da Amfri, então, nem se fala, é um clube do Bolinha, com recurso público sem fim. De tudo isso o que resta? Rasos fora, nada.

A piada

O que resta disso é o seguinte ensinamento: o que o poder público acha de você, eleitor, contribuinte, pagador de impostos? Ele acha (aliás, tem certeza) que você é um idiota completo. Que eles podem cagar na sua cabeça, na sua cara, fazer tudo o que quiserem que você aceita, bovinamente, tudo. Estão errados? Claro que não. Então fica a reflexão.

Camboriú já arde, e nem começou o fogo pentecostal

É oficial: a capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, a cidade-mãe, Camboriú, não espera o apocalipse pra parecer cenário de profecia. Semanas antes do congresso dos Gideões começar a cidade já foi invadida por um clarão celestial vindo... dos postes.

Guia

Sim, querido leitor, os postes de iluminação foram abençoados com decorações que mais parecem spoilers do fim dos tempos: uma tocha flamejante e um planeta, aquele mesmo, símbolo dos Gideões Missionários da Última Hora, que agora serve de guia até para quem só queria ir à padaria.

E tem mais

Alternando com os globos espirituais acesos, os postes ostentam orgulhosamente o nome “Gideões”, como se a cidade estivesse em contagem regressiva pra ser levada por uma nuvem de glória. A vibe já é de congresso, falta só o calor humano, as 57 orações por minuto, e claro, a aleluia em estéreo saindo de três tendas diferentes ao mesmo tempo.

Leonel, o profético

Mas, calma que esse ano a prefa veio com um toque de Moisés separando as águas do comércio. O prefeito e ex-tudo Leonel Pavan (PSD), em gesto quase profético, anunciou que as barracas de bugigangas evangélicas (e os famosos churrasquinhos de glória) serão expulsas das ruas e calçadas.

Governo faz tratoraço na piramidal, falta comunicação pra explicar a saúde financeira da decisão e vereadores “ficam gripados” pra evitar exposição
Governo faz tratoraço na piramidal, falta comunicação pra explicar a saúde financeira da decisão e vereadores “ficam gripados” pra evitar exposição

 

Tá preparado?

A crentalhada só pode expor as bugigangas em terrenos privados, minha gente. Porque nada pode distrair o povo da unção, nem um espetinho de coração a R$ 10. A cidade está em modo “maranata decorativo”. Camboriú não dorme, Camboriú reluz. E você, já se preparou espiritualmente ou pelo menos arrumou onde estacionar?

Junção Pub

Um dos endereços preferidos de políticos no final de semana é o Junção Pub, na praia de São Miguel, na mariscolândia. O secretário de Obras de Itajaí, o narigudo Tarcizio Zanelato, é visto vez ou outra por ali. Quem toca o pub é Jailson Blasius, o popular Jailson do Surf.

Esquecida?

O prefeito da Penha, Luizinho Américo (PL), também é assíduo frequentador. Tem prometido mudanças para os moradores de São Miguel. A prainha é sempre esquecida pelos prefeitos, que passam por lá só em tempos de eleição.

Sobreviventes da Atalaia

Jailson ainda organiza os encontros do grupo Sobreviventes da Atalaia, aquela galera “mais experiente” que pegava altas ondas na Atalaia na década de 90. Hoje, Jailson comanda o karaokê no seu pub.

Tá feliz

O Jailson foi suplente a vereador pelo MDB, em Itajaí. Depois, nomeado subprefeito do bairro Fazenda pelo então prefeito, o ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP). Hoje, é sondado para voltar para a política na city pexêra, mas tem dito que tá bem feliz no comando do seu restaurante.

Esse DIARINHO...

Vira e mexe, leitores me priguntam como bizolhar a coluna e as matérias do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Olha a oportunidade! Para quem gosta de estar sempre bem informado, o DIARINHO tem uma novidade especial: até o fim deste mês de abril quem assinar o jornal na versão digital garante outros três meses totalmente grátis. Acesse DIARINHO.net e confira.

Bolo

Na rádio, Juliana Pavan (PSD), a espevitada prefeita da nossa Dubai brasileira, resolveu brincar de enigma político. Disse que tinha um vereador da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, que gravou vídeo segurando um bolo. Não citou nomes, mas entregou a receita: quero-quero recheado com provocação e chantilly de indireta.

Prefeita espevitada Juliana Pavan (PSD) e o vereador Marcelo Quero-Quero Achutti (MDB), e o bolo recheado com provocação e chantilly de indireta
Prefeita espevitada Juliana Pavan (PSD) e o vereador Marcelo Quero-Quero Achutti (MDB), e o bolo recheado com provocação e chantilly de indireta

 

Convocação

O alvo era ele mesmo: Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), que tinha postado, no dia anterior, um vídeo com um bolinho em mãos “comemorando” os 30 dias da convocação ignorada da diretora do hospital Ruth Cardoso.

Sumidressa

A diretora do hospital Ruth, agora é carinhosamente apelidada de Sumidressa Hadad, que já virou PhD em ghosting institucional. A convocação foi aprovada, mas a diretora sumiu mais que figurante em novela da Record. Só sobrou o bolo e a zoeira.

Seletiva?

O mais curioso é que Juliana, que quando era oposição adorava convocar secretários, agora quer bancar a coach de conteúdo digital. Reclamou que o vereador deveria postar fotos das 22 novas camas do hospital. Epa! Vai querer escolher legenda também? Tá se achando coronel igual ao pai, mas ainda cheira a leite e dorme com filtro no Instagram.

Frase do dia:
“Quer pagar de doido pra cima de mim? Logo eu, o dono do hospício!”
Pai Atanásio

Vai ou não vai?

Fica o questionamento: quem pauta o vereador, agora, é a prefeita ou o algoritmo? Enquanto isso, a diretora segue firme na arte de sumir, o legislativo berra no vazio, e o povo da Dubai brasileira segue tomando bolo, tanto na Saúde quanto na política. Só falta agora pedirem que o vereador faça unboxing das camas com dancinha de TikTok.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🎶🏝️ FIM DE UMA ERA! O Warung Beach Club, o famoso “templo” da música eletrônica na Brava, anunciou a ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

BRASIL

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu



Colunistas

Anna quer “escutar” enquanto ginásio cai

JotaCê

Anna quer “escutar” enquanto ginásio cai

Enfim, vai começar!

Show de Bola

Enfim, vai começar!

Ginásio Ivo Silveira interditado

Charge do Dia

Ginásio Ivo Silveira interditado

Ei, STF, cadê o camburão?

Coluna Esplanada

Ei, STF, cadê o camburão?

Três aposentadorias que não exigem idade mínima - e o INSS não deixa claro

Direito na mão

Três aposentadorias que não exigem idade mínima - e o INSS não deixa claro




Blogs

Raia de Búzios (RJ) se consolida como referência técnica na vela de oceano

A bordo do esporte

Raia de Búzios (RJ) se consolida como referência técnica na vela de oceano

O highlander

Blog do JC

O highlander






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.