Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novos chefões do porto


Novos chefões do porto
O novo chefão do Porto de Itajaí, com os indicados pelo Governo Federal (Foto: Secom/Porto de Itajaí)

João Paulo

O polido advogado João Paulo Tavares Bastos Gama tomou posse na manhã de terça-feira no cargo de superintendente do Porto de Itajaí. O evento contou com políticos, empresários, representantes da sociedade civil, curiosos e puxas de plantão.

Esperança, sonho e futuro

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O polido advogado João Paulo Tavares Bastos Gama tomou posse na manhã de terça-feira no cargo de superintendente do Porto de Itajaí. O evento contou com políticos, empresários, representantes da sociedade civil, curiosos e puxas de plantão.

Esperança, sonho e futuro

“O Porto é muito mais do que uma porta para o mundo. Ele é a alma e o coração da nossa cidade. O Porto não traz apenas recursos para Itajaí. Ele tem o poder de desenvolver e melhorar a vida de cada um dos moradores. O Porto não é apenas geração de renda para a nossa cidade e Santa Catarina, ele é esperança, sonho e futuro. Ele é uma vida melhor para todos, ele é Itajaí pulsando novamente”, afirmou o João Paulo.

Jandir, Pavan e Ricardo

O ex-homem dos galináceos, ex-prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), o ex-tudo, prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), e o vice-prefeito de Navegantes, o bem-aventurado Ricardo Ventura (PP), marcaram presença. A secretária de Desenvolvimento Econômico da city pexêra, Gabriela Kelm, representou o prefeito Robison Coelho (PL).

Erro

A ausência do prefeito Robison Coelho (PL) e do seu vice, o papai-sabe tudo, digo, Robin, ops, Rubens Angioletti (PL), é de se lamentar. Afinal, o Robison e Rubens não são prefeito de um partido ou de quem só votou neles. São prefeito e vice da cidade de todos. E, nesse caso, não se trata de questões políticas ou ideológicas.

Café com pauta. O jornalista Patrick Schneider fez visita de cortesia ao JC. Entre um gole e outro de café (que tá cada vez mais caro), a política e políticos da região em pauta (foto: divulgação)
Café com pauta. O jornalista Patrick Schneider fez visita de cortesia ao JC. Entre um gole e outro de café (que tá cada vez mais caro), a política e políticos da região em pauta (foto: divulgação)

Pontuar 

Se o Robison tivesse comparecido, sem melindrar e ser deselegante com o novo chefão do Porto de Itajaí, poderia cobrar e enfatizar a importância do terminal, mas, também e principalmente, da cidade para o Porto. Não se pode governar pra bolhas ou grupos. É preciso governar pra cidade, independente de quem apoiou ou não. 

Poderosos

O todo poderoso Osmari de Castilho, do terminal do outro lado da vala, a Portonave, e o Aristides Russi, da JBS, também estiveram presentes na posse do João Paulo Tavares Bastos Gama, no comando do Porto de Itajaí.

Ausências

Só fiquei coçando o cocuruto devastado pelo tempo por conta da ausência dos órgãos intervenientes. Antaq, Receita Federal, Polícia Federal, Marinha, Vigiagro, Mapa, Praticagem, Ibama. E as forças de segurança: PM, PRF e Bombeiros.

Preocupa

A ausência desses órgãos preocupa, pois ou não foram convidados ou foram convidados e boicotaram... O Porto de Itajaí precisa e muito ter um bom relacionamento com estes órgãos, para que sua atividade possa fluir.

Flores

Nem tudo são espinhos. O prefeito Robison não esteve na posse do JP, no Porto de Itajaí, mas foi até à capital manezinha, no Governo do Estado, pra tratar de parcerias e dindim. O alcaide conseguiu recursos da ordem de R$ 21 milhões pra importantes obras de mobilidade.

 

O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), conseguiu recursos estaduais pra escolas em obras na city pexêra (foto: divulgação)
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), conseguiu recursos estaduais pra escolas em obras na city pexêra (foto: divulgação)

Escola

Além desses recursos, o Governo do Estado deve espirrar outros R$ 21 milhões pra escola que o Robison anunciou durante a coletiva de imprensa, na semana passada. O educandário deve ser edificado no Santa Regina. Tem, ainda, uma escola modular no bairro São Vicente e o Parque Olímpico que será construído atrás da pista de Atletismo, também no radar dos esforços do prefeito.

Energia

O prefeito pexêro também tá prosa com duas importantes obras que devem melhorar a infraestrutura elétrica de Itajaí. Uma delas é a ampliação da ligação de energia, ligando a subestação da Itaipava até o Limoeiro.

 

“A persistência é o caminho do êxito.” - Charles Chaplin

Energia 2

E outra construção, de uma subestação de energia na terra da calcinha e moda praia, Ilhota, mas, que vai beneficiar os moradores do São Roque, Santa Regina, Portal no Espinheiros. Com essas melhorias, haverá uma diminuição significativa das quedas de energia, nestas regiões da cidade. Positivo!

Arlindo Cruz visita Ju Pavan

O dublê de sambista Arlindo Cruz (PL), primeiro suplente dos liberais da Maravilha do Atlântico, foi matar a saudade da sede da prefa nesta terça-feira. O veterano, que logo mais assumirá uma cadeira estofada no Palácio de Pedra, foi recebido na tarde chuvosa pela dama de ferro da cidade.

Kaká pediu licença

O vereador estufadinho Kaká Fernandes (PL) pediu um mês de licença das atividades na Câmara, para se dedicar ao tratamento de saúde de sua esposa, que trava uma batalha contra um câncer. Deste modo, caberá à primeiro suplente Arlindo Cruz assumir a vaga durante o mês de abril.

Gentileza gera gentileza

“Quando fui vereadora, abri a possibilidade para os suplentes assumirem. Ninguém se elege sozinho. Valorizo a figura dos suplentes e meu governo será aberto a respeitar todos, com diálogo aberto também com a oposição”, lascou a sabichona, mostrando que mudança se faz com atitude e não com discurso.

 

O dublê de sambista Arlindo Cruz (PL), primeiro suplente dos liberais da Maravilha do Atlântico, foi matar a saudade da sede da prefa e foi recebido pela prefeita Juliana Pavan (PSD) (foto: divulgação)
O dublê de sambista Arlindo Cruz (PL), primeiro suplente dos liberais da Maravilha do Atlântico, foi matar a saudade da sede da prefa e foi recebido pela prefeita Juliana Pavan (PSD) (foto: divulgação)

Anderson lamparina também foi

O vereador Anderson dos Santos (PL) também prestigiou o encontro, e fez questão de se colocar à disposição, junto com o secretário da Desarticulação, Beto Castilho (PSD), para ajudar Arlindo Cruz neste período em que o ex-secretário do Idoso exercerá seu quinto mandato no Legislativo.

Alguns perseguem

O último vereador do Partido Liberal a se encontrar com a prefeita bonitona Juliana Pavan (PSD) acabou perdendo a liderança do bloco, por perseguição da sigla que cobra uma oposição raivosa contra a espevitada.

Outros estendem a mão

Mesmo assim, Juju Pavan segue firme no propósito de unir a cidade e de fazer política olhando para frente. Receber seu Arlindo mostra que nesta nova gestão o 3º andar da prefa da Dubai não faz mais política com o fígado. Aleluia!

Medeirinho vem aí

O próximo vereador liberal que deve ser recebido pela prefeitona dos bairros deverá ser Asinil Medeiros, que também estava na foto de encontro realizado mês passado das lideranças da oposição da Maravilha do Atlântico, unindo água e óleo - MDB e PL. Pelo visto, até o fim do ano, o último que permanecer na oposição que apague a luz. Ai, ai, ai, qui dor!

Pai Atanásio

O Pai Atanásio, que andava sumido, reapareceu de supetão. O véio veio rindo todo debochado e disse que não precisa de bola de cristal nem de consulta com cartomante pra ver o que vai acontecer no próximo pleito. Fiquei curioso e perguntei o quê. O véio deu uma tragada no palheiro e mais debochado ainda disse que estariam todos juntos.

Tudo junto

Daí eu fiquei com os curumicho me comendo de curiosidade. Como? Pai Atanásio deu uma gargalhada estrondosa e disse: o Sapatinho vai pro PSD. E disse mais: o Partido Progressista vai estar com o Jorginho, o pequeno. Falei não pode!

Zapiando

Aí Pai Atanásio, mais sorridente que o próprio deputado mais sorridente da Amfri, lascou: o sapatinho vai pro PSD, só que o João Rodrigues, entre um vídeo policialesco e outro, não para de zapiar com o little.

Pescar...

Daí eu tentei pescar o Pai Atanásio: o João Rodrigues vai ser vice do little? Pai Atanásio gargalhou, deu mais uma puxada no defumador de pernilongos e disse: ele não aceita ser vice.

Cristalino

Confesso que fiquei confuso, não sabia se era pelo fumacê ou pelas respostas do mexeriquiero do Atanásio. Disse pra ele exprica! Então ele voltou num tom irônico sarcástico: tá mais cristalino do que as águas da praia da Dubai brasileira numa semana de sol durante o verão, meu fio.

Pra esse e mais aquele

Uma das vagas ao Senado vai ficar com uma das deputadas federais, a de Toni ou a Zanata, a outra já é do João Rodrigues, o vice governo vai ficar com o turco careca Amim, e a cabeça com o little. Fiquei matutando e voltei à carga.

E o mandabrasa?

Tá bonito, só que o senhor sisquece do MDB. E o MDB? Nessa hora eu abri um sorriso amarelo de canto, e pensei com os meus botões: peguei o véio. Só que o disgramado é mais liso que jundiá... Veio rindo, respondeu: hehehe, o MDB vai ganhar mais espaço, vai papar metade do governo.

Desaforado

Eu pensei comigo mesmo: filho da mãe, não é que pode mesmo. Eu: tá! Mas daí vai polarizar. Novamente o PL x PT, na Santa & Bela? O véio desaforado, e já tossindo os bofes com o tanto de fumaça que engoliu, disse: E não é isso que o little quer? Daí deu um breu medonho, e quando a fumaça se foi, o véio resmungão tinha ido junto. Credoemcruz!

Porte de arma

A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, o Projeto de Lei 2734/2021, que assegura o direito ao porte de arma para a advocacia, em condições equivalentes às garantidas a juízes e membros do Ministério Público.

Avançar

A votação, acompanhada pelo conselheiro federal da bancada catarinense e coordenador-geral das Comissões do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com o objetivo de avançar no Congresso Nacional e, posteriormente, ser submetida à sanção presidencial.

Pleito da OAB catarina

A matéria é pleito da OAB da Santa & Bela Catarina, que busca isonomia com os membros do Ministério Público e Judiciário. “Precisamos criar medidas protetivas para colegas ameaçados no exercício da profissão.”

Proteger

“A isonomia no porte de arma é mais uma frente para proteger aquele colega que trabalha na ponta, muitas vezes sozinho, em causas que geram risco à sua integridade”, destaca o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.

Defesa pessoal

Horn reafirma que continuará representando a bancada catarinense na busca pela aprovação do projeto na CCJ. “É fundamental que o profissional da advocacia possa exercer o direito à defesa pessoal”, considera.

Comissão especial

A OAB/SC conta com a Comissão Especial de Porte de Armas à Advocacia, presidida pelo advogado Luís Eduardo de Quadros, que atua no debate técnico e jurídico sobre o tema. O grupo acompanha proposições legislativas e busca garantir a segurança da classe no exercício profissional, especialmente em situações de risco.

Hino

A votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende alterar o hino de Santa Catarina foi adiada, nesta terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O debate começou com o parecer do deputado estadual Fabiano da Luz (PT), que foi contrário à mudança do símbolo oficial.

Preservação da história

Durante a reunião, o parlamentar argumentou sobre a preservação da história e da identidade cultural do estado: “O nosso é um dos poucos hinos estaduais que exalta, que fala da positividade, que fala da força e da garra que é o povo de SC. Não podemos apagar a nossa história”. Ele também questionou, em seu voto, a legalidade da proposta, destacando que ela é inconstitucional.

Apagar

“Se alterar o hino, amanhã vão querer alterar a nossa bandeira. Depois de amanhã vão apagar a nossa história”, argumentou Fabiano da Luz, acrescentando que Santa Catarina tem muito mais problemas para resolver, como falta de infraestrutura, violência nas escolas e enchentes.

Contrária

O voto do parlamentar contraria o do relator, Marcius Machado (PL), que é a favor da pauta. Na reunião da CCJ, o deputado Rodrigo Minotto (PDT) também já declarou que votará de acordo com Fabiano e contra a mudança no hino. O debate foi adiado com pedido de vista de Mauro de Nadal (MDB), que pediu uma semana para analisar o novo voto.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🛝🚧 EM OBRAS! A prefeitura de Balneário Camboriú removeu o parquinho do Pontal Norte por causa das obras ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST



Colunistas

Óleo e mentiras

Coluna Esplanada

Óleo e mentiras

Governo de SC projeta R$ 5 bi a mais em ano eleitoral

Coluna Acontece SC

Governo de SC projeta R$ 5 bi a mais em ano eleitoral

Xoxodine defende maternidade do governo federal

JotaCê

Xoxodine defende maternidade do governo federal

Tributação de bens de luxo:

De Olho no Fisco

Tributação de bens de luxo:

Barco causa apagão em Itajaí

Charge do Dia

Barco causa apagão em Itajaí




Blogs

Naming Rights

Blog do JC

Naming Rights

Emagreça com saúde!

Espaço Saúde

Emagreça com saúde!

Raia de Búzios (RJ) se consolida como referência técnica na vela de oceano

A bordo do esporte

Raia de Búzios (RJ) se consolida como referência técnica na vela de oceano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.