
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Noite de festa na câmara

Parabéns! Os 15 anos da TV Câmara da piramidal casa do povo pexêra ainda repercutem
Compromisso
Apesar da reunião com as entidades prestando apoio à posse do polido João Paulo Tavares Bastos Gama como novo superintendente do Porto de Itajaí, fontes garantem que houve um condicionamento ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Compromisso
Apesar da reunião com as entidades prestando apoio à posse do polido João Paulo Tavares Bastos Gama como novo superintendente do Porto de Itajaí, fontes garantem que houve um condicionamento.
Garantia
O que todo mundo quer, seja município, trabalhadores e todo o segmento, é que a minuta tenha mudanças concretas e a garantia real. A minuta foi assinada no ano passado pelo ex-prefeito Volnei Morastoni (MDB), avalizando, por exemplo, as áreas retroportuárias para o município, mas não a garantia que os trabalhadores sejam absorvidos, terminal exclusivo de carga geral e etc.
Promessa não enche barriga
As entidades querem compromisso, segurança, não adianta o João Paulo prometer pra semana que vem ou na outra; tem que negociar e pôr essa mudança na minuta, até pra que todos possam ficar tranquilos. É a chamada relação “ganha-ganha”.
Facada no lombo
Moradores do interior de Itajaí andam revoltados com o carnê do IPTU deste ano. A facada no lombo do contribuinte está sendo justificada pela prefa pexêra como fruto da aprovação do novo plano diretor, que ampliou as áreas urbanas da city e fez o imposto em alguns imóveis ser cobrado nos píncaros da lua. Pode ser justo pra alguns, mas como sempre, o bagrinho é que se phode.
Sem meio termo
O crescimento da cidade para além da BR 101 é um movimento sem volta. O aumento não é injusto pros donos de grandes terras que ganharam muito com a especulação de seus imóveis e a liberação de potenciais construtivos maiores. Mas praquele pobre coitado que tem um terreninho, planta umas coisinhas e ainda preserva uma área verde, a cobrança é injusta demais.
Cadê o galego?
O vice-prefeito Robin, ops, Rubens Angioletti (PL), conhecido no paço pexêro como papai sabe-tudo, não teria movido uma palha para defender os contribuintes que tiveram a atochada no fiofó sem dó nem piedade.
Só viajando...
E, o pior: quem estava inserido na área rural pagava apenas o Incra, e agora, do nada, recebeu o carnê do IPTU com valores astronômicos. E o Rubens, que no passado só sabia gravar vídeos, agora divide a ocupação de videomaker também com viagens e diárias polpudas e indicação de tranqueiras, nada além disso.
Vice aprovou
E não dá nem pro galego dizer que não sabe de nada, pois além de ser o papai sabe-tudo, enquanto era vereador ele aprovou a mudança do plano diretor e não deu um pio sobre a atochada que viria no lombo dos mais vulneráveis no interior de Itajaí. Resumindo, além de aprovar a carcada finge que não sabe de nada. Será que vai pegar diárias pra atravessar a BR e ver o que tá acontecendo?
Sobre rodas
O leitor do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, além do jornal impresso, foi brindado esta semana com mais um caderno supimpa feito pela galera do DIARINHO, o Sobre Rodas, encartado na edição desta quinta-feira e no DIARINHO.net. Espiá lá, tá imperdível!

Deu nos dedos do little
Em discurso na cerimônia de assinatura da licitação do túnel subaquático ligando Santos a Guarujá nesta quinta, o presidente Lula (PT) deu nos dedos do governador catarinense little Jorge (PL), dizendo que mesmo sabendo que Jorginho vive falando mal dele, ele não vai abandonar Santa Catarina.
Vem a Itajaí
Ao contrário, Lula anunciou que virá a Itajaí provavelmente na semana que vem “para fazer o que tem que ser feito”, qual seja: botar o Porto de Itajaí para rodar à toda de novo. Lula falava isso se dirigindo ao governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que sempre teve boa relação com o presidente, apesar de ser bolsonarista. É bolsonarista, mas não é tolo. Já aqui…
Anna sendo Anna
Sabe aquela história do sapo que, mesmo desconfiado, deu carona pra um escorpião para atravessar um rio e mesmo sabendo que ia morrer junto, o escorpião deu uma ferroada nas costas do sapo, explicando: é da minha natureza, meu instinto, é mais forte que eu! Pois é. Com muita gente acontece a mesma coisa, o instinto é mais forte. A vereadora e minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), é um exemplo de pessoa que tem esse, digamos, “instinto”.
A mais votada
Anna foi a vereadora mais votada nas eleições legislativas do ano passado aqui em Itajaí. E foi bem votada, porque tem um histórico de gostar de fazer guerra, e também porque todos os outros candidatos fortes estavam concorrendo a outros cargos, além de que o governo do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) foi uma lástima. Então, perfeito bater.
Errática
E em sendo a mais bem votada, ainda por cima aliada do prefeito vencedor, Anna deveria, pela lógica política, almejar a presidência da piramidal. Ou não é? Mas, não. Quis ser a supersuperintendente das fundações. Por quê? Vou eu saber? Se ela não entende nada de Cultura, não entende nada de Patrimônio Histórico, não entende nada de Esporte, por que querer comandar isso tudo?
Mas é pouco
Mas ela quer mais. Quer comandar também o Turismo. E o que ela entende de Turismo? Bem, que eu saiba, nada. Mas ela quer. E como boa escorpiã que é (feminino de escorpião é escorpiã?), já mandou o recado pro sapo, digo, pro prefeito Robison Coelho: ou me dá o Turismo também ou eu vou voltar pra câmara e fazer o que sei, seguir o meu instinto. Resta saber o que o sapo vai decidir, se dá carona pro escorpião ou não.
Blog do JC
Além destas mais do que estraçalhadas linhas que o leitor acompanha por mais de duas décadas, pode seguir o socadinho escriba no Blog do JC no DIARINHO.net, e também nas redes sociais no Instagram: @jcdiarinho. E quem quiser dar um plá com o colunista/blogueiro, o zapfone é (47) 98842-9084.

BC Previ
O projeto do BC Previ que a prefeitona dos bairros, a espevitada Juliana Pavan (PSD) pediu a retirada de pauta em acordo com a casa do povo da city da praia alagada, ops, alargada, ficou definido que será enviado um substitutivo ao texto original. A proposta já está em discussão interna entre os sabichões do governo, para ser reenviada.
O padre não é pop
Rolou uma confusão pelos lados da piramidal pexêra durante reunião com nossas amadas excelências excelentíssimas sobre emendas impositivas. A treta começou quando um padre, levado pela vereadora Hilda Deola (PDT) para se inteirar sobre os procedimentos das emendas impositivas, foi desconvidado da reunião. Que feio.
Esconder o quê?
A justificativa para barrarem o padre na reunião foi de que o encontro seria destinado apenas para os edis e não para as entidades que querem abocanhar um naco das emendas. Até aí tudo bem, mas qual o problema de deixar o padre acompanhar? Em Brasília já tem um rolo medonho entre o STF e o Congresso por causa da falta de transparência em emendas, e agora aqui, em Itajaí, o que querem esconder será?
Egos e mais egos
Inflado por egos e mais egos, o encontro dos vereadores também teria sido cheio de indiretas e brigas pela paternidade de emendas e apadrinhamento de entidades. Todo mundo querendo dividir valores com os coleguinhas, mas ninguém querendo abrir mão de ser o padrinho-mor das entidades. Mesquinharia, falta de transparência e o pecado de fazer malcriação até ao padre.
Imbecilidade
Acho uma imbecilidade tremenda quando políticos brigam pela paternidade de boas ações. Claro que o reconhecimento pra quem fez a coisa acontecer é justo, mas o apego pela exposição e pela titularidade de algumas pautas faz muito representante do povo parecer uma criança birrenta e mimada. Atentai, meu Pai eterno!
Inveja alheia
E teria sido mais ou menos isso que aconteceu com a expulsão do padre da reunião na piramidal. Constrangeram a vereadora Hilda, expulsando o religioso convidado por ela por pura inveja da sua relação com o sacerdote. Tem vereador que reza e vai à missa todo dia, mas não se cura nunca do pecado mortal da inveja. Que o diga o beato Beto Cunha (Republicanos), né?
Pra não dizer que não falei de flores
E não é que a praia Central da Dubai city, nossa Balneário Camboriú está quase totalmente própria para banho nessa entrada de carnaval? Só tem um pontinho com bandeira vermelha. Será que a inenarrável capacidade administrativa do melhor do melhor do mundo – Auri Pavoni – à frente da Emasa resolveu, do dia pra noite, o problema da balneabilidade? Não, né gente?
Piorou
Não porque, purexemplo, a eficiência do tratamento de esgoto da Ete está baixíssima, 34%. Em dezembro era de 61%. Em outubro do ano passado, era de 71%. E só o que se falava na campanha eleitoral era que a culpa da balneabilidade, quando estava ruim, era da Emasa, por conta do tratamento do esgoto. Esse foi o grande engodo pregado pela oposição ao ex-prefeito de bochechas rosadas nas eleições do ano passado.
Os cavaleiros do apocalipse
E na toada dessa mentira, de que o tratamento de esgoto da Emasa é responsável sozinho pela balneabilidade da praia Central, os dois cavaleiros do apocalipse, Lucas esgotado e mané Meirinho, por certo apoiados pela então candidata a prefeita Juliana Pavan, fizeram dezenas de vídeos falando mal da praia mais badalada do Brasil e até uma CPI foi aberta pra dar mais holofote pra grande invenção.
A era da pós-verdade
A Emasa, à época, explicava a cada nova matéria que saía quando a balneabilidade estava ruim (porque quando estava boa não saía nada), que um conjunto de fatores é responsável pela balneabilidade e, entre eles, a chuva é o mais determinante. Prova disso, a balneabilidade da praia Central estar hoje quase totalmente positiva com uma eficiência de tratamento de esgoto baixíssima. É porque essa semana não choveu.
A grande mentira
Então, essa foi uma das grandes mentiras contadas na eleição do ano passado, a criação de uma narrativa apocalíptica com fins eleitoreiros. Que é o que cola nas mídias sociais, mas que muito jornalismo comeu também. Tanto que passadas as eleições, não se falou mais nadicadenada no assunto. Em praticamente lugar nenhum. Prova de que havia uma grande combinação.
Os eleitos
E os próceres dos cavaleiros do apocalipse estão todos empregados na prefeitura hoje. Em cargos “baita” na Comunicação porque, afinal, deram um show em comunicação, contando lorotas. E a ética? Esquece isso, gente, vivemos a era da pós-verdade. É tudo mentira. Mas todo mundo acredita, desde que seja horrível e bem contada.
Foi um sucesso!
O evento em comemoração aos 15 anos da TV Câmara Itajaí foi um grande sucesso! O espaço preparado para a cerimônia ficou pequeno diante do público presente, que lotou o local para acompanhar as homenagens e visitar a exposição que conta a trajetória da emissora.
Resgate histórico
A mostra reúne um catatau de fotos, equipamentos e um verdadeiro resgate histórico dos programas que marcaram essa jornada, consolidando a TV Câmara como um espaço essencial para o debate político e cidadão.
Homenagens e reconhecimento
A cerimônia reuniu os ex-presidentes do Legislativo dos últimos 15 anos, o topetudo Osvaldo Gern, Paulinho Amândio e Marcelo Werner, que receberam do atual presidente, Fernando Pegorini (PL), uma placa comemorativa pelos serviços prestados à TV Câmara.
Abelardo
O desassossegado Luiz Carlos Pissetti também foi homenageado, mas não pôde comparecer por motivos pessoais. O evento também contou com ex-diretores e apresentadores da emissora, incluindo uma homenagem especial ao radialista Dario Silva e ao saudoso Carlo Antônio Vicenti. Já os servidores da TV Câmara foram representados na homenagem pelo técnico de áudio e vídeo Abelardo Luiz dos Santos.
Marco histórico
Apesar de completar 15 anos, a TV Câmara Itajaí ainda não tinha uma lei regulamentando sua atuação. Essa conquista, há muito aguardada pelos profissionais da emissora, foi viabilizada pela diretora Soraya Bogarim, pelo secretário de Comunicação Marlon Neves e pelo o presidente Fernando Pegorini, que pautou o projeto de resolução aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira, logo após a cerimônia comemorativa.
Olhar para o futuro
A TV Câmara Itajaí já é o segundo maior canal legislativo em número de inscritos na Santa & calorenta Catarina e opera 24h pelo canal 14 da Claro. Com a expectativa de se tornar canal aberto, a equipe já trabalha em novos programas e formatos previstos para o segundo semestre, ampliando o alcance da comunicação legislativa.
Fazer a diferença
A jornalista Soraya, que já passou pelas prefas de Itajaí e Balneário Camboriú, além de ter atuado na assessoria da minha ex-musa BBB, Anna Carolina, mostrou que chegou para fazer a diferença no canal de TV da piramidal casa do povo.
Frase do dia:
“O machismo é o medo dos homens das mulheres sem medo”
Eduardo Galeano
Não brinca em serviço!
Em menos de dois meses, articulou uma campanha institucional, um evento comemorativo e uma exposição itinerante – sem contar as mudanças que já começaram a dar uma nova cara à programação da TV Câmara. Trabalho que não para!