Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Anna pode voltar à câmara


Anna pode voltar à câmara
Foto: Divulgação

A minha musa BBB, Dom Quichata Anna Carolina, deu ultimato pro Turismo virar fundação, caso contrário carca divolta pra piramidal. Eitcha!

Santa inocência

Depois que a coluna falou sobre um escândalo na piramidal pexêra, envolvendo a assinatura de declarações falsas por parte de um assessor da ex-vereadora visceral Dulce Amaral (PL), teve gente que ousou defender o rapaz, dizendo que ele assinou os papéis sem saber direito o que estava fazendo. Bispei com as fontes e descobri que de santo o espertinho não tem nada.

Sabia bem

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Santa inocência

Depois que a coluna falou sobre um escândalo na piramidal pexêra, envolvendo a assinatura de declarações falsas por parte de um assessor da ex-vereadora visceral Dulce Amaral (PL), teve gente que ousou defender o rapaz, dizendo que ele assinou os papéis sem saber direito o que estava fazendo. Bispei com as fontes e descobri que de santo o espertinho não tem nada.

Sabia bem

O problema é que a desculpa da inocência não cola, porque o rapaz é advogado e qualquer acadêmico de primeiro período sabe que não pode acumular cargo efetivo com cargo comissionado, quanto mais assinar declaração falsa. Se o pobre do cidadão leigo já é penalizado quando assina algo, sem chance de dizer que não entendia do assunto, imagina o advogado sabichão que se aproveitou da situação?

Boquinha de siri

Tem conselheiro da previdência municipal incomodado com a situação, já que os bagrões do executivo e do legislativo andam com boquinha de siri e não falam nada a respeito. Mesmo sendo caso de polícia e de investigação do Ministério Público, o dotô espertinho conseguiu um arrego pra deixar o cargo efetivo e continuar puxando a sacaria da visceral no conforto do IPI.

Quase 10 anos

Esse é o prêmio pra quem fraudou declarações. Em vez de ficar passando calor numa unidade de ensino caindo aos pedaços, o puxa-saco tá numa sala em que o ar-condicionado é bem geladinho e o pior, cuidando de bilhões investidos pela previdência municipal. Pra quem acha que é pouca coisa, foram quase 10 anos mamando em duas tetas, totalmente fora da lei.

O presidente da piramidal casa do povo, entisicado Fernando Pegorini (PL), participou do “Diz aí!” do DIARINHO, sendo entrevistado pela jornalista Fran Marcon e o cientista político Sérgio Saturnino
O presidente da piramidal casa do povo, entisicado Fernando Pegorini (PL), participou do “Diz aí!” do DIARINHO, sendo entrevistado pela jornalista Fran Marcon e o cientista político Sérgio Saturnino (Foto: Fabrício Pitella)

 

Educação

O prefeito da city pexêra, Robison Coelho (PL), pretende iniciar no segundo semestre deste ano a primeira escola em tempo integral no Santa Regina, construída de forma modular, o que faria com que o educandário ficasse pronto em até 120 dias. Os recursos viriam do governo do estado, em parceria com o município. 

Projetos

A coluna já havia comentado desse desejo do prefeito de investir em educação, pilar básico em qualquer sociedade. Além dessa escola em tempo integral, outros projetos têm sido gestados, de escolas infantis, e mais uma praça com quadra esportiva.

Calor medonho

O calor tá insuportável e, com isso, o consumo do precioso líquido vai às alturas. Infelizmente, o governo anterior retirou dos seus cofres mais de 100 milhões de reais, que deveriam ter sido investidos em estações de tratamento de água e reservação do precioso líquido.

Tratamento e reservação

Com isso, Itajaí e Navegantes pagam a conta. Na visita que fiz ao chefão Celso Hugo Praun, da autarquia de água & esgoto, o Salmasa, ops, Semasa, ele me disse que o prefeito Robison sinalizou que ainda este ano teremos uma nova estação de tratamento de água e também a importante reservação.

Vai ser diferente

A promessa e compromisso é que no final deste ano e começo de 2026 não enfrentaremos as dificuldades que são sentidas em alguns locais da cidade nesse verão medonho, com baixa pressão por conta do alto consumo. Pra que não falte água é preciso o consumo consciente de todos. 

Voltando pra ficar?

A toda-poderosa das fundações municipais, a minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB) teria dado um soco na mesa e ameaçado voltar pra piramidal pexêra e apavorar na oposição ao governo da dupla RR. O ultimato pra cima do prefeito Robison Coelho (PL) estaria relacionado à enrolação do alcaide em oficializar a subordinação da secretaria de Turismo para debaixo das suas asas.

Ensaboado

Coelho teria dado a palavra pra galega de que cometeria a loucura de diminuir a importância do Turismo da city pexêra e submeter seu comando à superintendência dos Cabidões, ops, das Fundações. Não precisava ter prometido isso pra galega, nem estava no acordo da eleição de 2024, mas aquele jeitinho de empurrar com a barriga tá deixando a minha ex-musa furiosa.

Retrocesso

Anna, como toda política que se preze, quer holofotes para si e acumular ainda mais poder. Mas deveria colocar a mão na consciência de que em lugar nenhum do mundo que se valorize o turismo como fonte de renda, ele é diminuído para a aba de outras secretarias. Seria um retrocesso gigante, fadando a city pexêra a viver da exploração do turismo de olarias e fotos de vento.

Elevou a régua

Sem contar que a régua do Turismo em Itajaí foi elevada aos píncaros da lua com a passagem de destaque do Evandro Neiva pela pasta. Cabacice do prefeito, que pela braveza da Anna deve mesmo ter feito a promessa pra galega, e agora se tocou que não faz sentido nenhum evoluir com essa ideia de jerico.

Soco na mesa!

Vai chegar uma hora que o prefeito vai ter que dar uma de louco e mostrar que quem manda é ele. Do jeito que está, vereadores montam em cima dele, conservadores mandam, desmandam e vetam ações. Ou tira alguém pra Cristo, mandando todo mundo embora e fazendo o que a boa gestão recomenda ou vai ficar cada vez mais refém dessas pressões que só servem pra satisfazer egos.

Fechou restaurante

O secretário de Assistência Social da prefa da capital manezinha, Bruno Souza, fechou o restaurante popular que foi aberto em 2022. O fechamento do local que oportunizava alimentação para pessoas carentes, de baixa renda e moradores de rua, inclusive estudantes, com café da manhã, almoço e jantar, foi no último sábado, 22 de fevereiro.

Prefa de Floripa

O fechamento já vinha sendo sinalizado pela prefeitura de Florianópolis. A Defensoria Pública da Santa & calorenta Catarina entrou com uma ação civil pública, com o intuito de reabrir o único equipamento público de segurança alimentar da cidade.

Insuficiente

A Defensoria Pública questiona a falta de transparência e planejamento na decisão da prefa de Floripa, e que a medida paliativa do município, de que a Passarela da Cidadania atenda com o fornecimento de alimentação para o povo carente e em situação de rua, é insuficiente.

Secretário defendeu

O secretário de Assistência Social de Floripa, Bruno Souza, defendeu na mídia o fechamento do local, declarando que funcionários eram agredidos por usuários de drogas e que a Defensoria Pública quer a manutenção do caos, ressaltando que a prefeitura quer atender as famílias. Ué, fechando o restaurante que fornecia alimentação?!

Ano de campanha

Convenhamos, avisar a entidade gestora com três meses de antecedência sem um motivo plausível e defender seu fechamento, sendo que funciona há dois anos, é vergonhoso. Parece que é a tal história: foi aberto em ano de campanha eleitoral e agora não precisa mais para angariar votos. Quem sabe reabrem em 2028, hein?

Quase...

A city pexêra já esteve na iminência de ter o seu restaurante popular. Quem encabeçou esse desejo e projeto foi o então vereador e presidente estadual do Solidariedade, Osvaldo da Mancha Branca Mafra.

Nada de PF

Alguém se alembra? Isso foi no governo do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), e ficaria ali na José Pereira Liberato, nas proximidades da secretaria de Obras, no São João. O ex-prefeito Jandir Bellini ficou tentado, contudo o restaurante não vingou pra oferecer um PF (prato feito) para os desvalidos que estão na curva da vida.

Repercussão

Na semana parlamentar pré-carnavalesca, na Alesc, não faltaram os comentários de bastidores sobre a repercussão do vídeo feito pela deputada estadual Ana Campagnolo (PL) dando nos dedos da ex-colunista política Dagmara Spautz, que agora é secretária de Comunicação da Dubai city.

Campeã em diárias

Lá atrás, Dagmara havia criticado Campagnolo por ser campeã em diárias ganhas por conta de inúmeras viagens, e agora a deputada reagiu com força, apontando também gastos da jornalista com diárias da prefa de BC – para viajar a Brasília, na semana passada, acompanhando agenda da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD).

Jogo de cintura

Comentários no geral deram conta de que a atual secretária de Comunicação terá que demonstrar, neste momento, muito jogo de cintura política e de relacionamento, já que é normal que quem passe “para o outro lado do balcão” acabe virando, como se diz no jargão político, de pedra à vidraça. Faz parte do jogo e tem que aguentar o tranco, comentaram os olheiros de plantão.

O fator MDB

A entrada do MDB no governo Jorginho Mello (PL) que deve ser selada após o carnaval, na próxima quarta-feira de cinzas, 5 de março, também foi tema de comentários nos bastidores políticos da Leléia nesta semana.

Inteiro ou não?

A aposta, como sempre, é se de fato o partido virá por inteiro, tanto para participar do apoio à gestão estadual como para apoiar a reeleição em 2026, já que são conhecidas as muitas tendências e segmentos regionais dentro MDB velho de guerra...

Deputado Ivan Naatz (PL) e Paulinha da Silva (Pode), presidente e vice da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Leléia. Na paz, por enquanto...
Deputado Ivan Naatz (PL) e Paulinha da Silva (Pode), presidente e vice da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Leléia. Na paz, por enquanto... (Foto: Divulgação)

 

Primeira reunião 

E a comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, que continua neste ano sob a presidência do entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), também atual líder do governo na Alesc, fez nesta semana a sua primeira reunião ordinária da legislatura 2025.

Paz, por enquanto...

A novidade ficou por conta de que Naatz tem agora, como sua vice-presidente na Comissão, a deputada bonitona Paulinha (Pode), com quem frequentemente vivia às turras, até o ano passado, por conta de rivalidades políticas internas e enfrentamentos relacionados à TPA de Bombinhas. O clima no momento aparenta ser de paz e tranquilidade entre ambos. Ao menos por enquanto...

Enrascada

O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), se meteu numa enrascada, digo, presepada com o Camboriú Futebol Clube, por conta de ter acusado a diretoria do clube de ter sido vendida pra iniciativa privada.

Pula-pula respondeu

O presidente do clube, o Renato Pula-pula, ops, Cruz, respondeu que na diretora do Cambura havia membros da própria equipe de governo, da fundação de Esportes e que Pavan ou estava enganado ou não informado sobre os destinos do clube.

Não era R$100 mil

A prefa de Camboriú chegou a emitir nota pública onde afirmou que o Cambura recebia 100 mil reais, um mês sim e outro também, da prefa da capital catarinense do mármore, e ex do tiro ao vereador. A assessoria teve a humildade de voltar atrás e divulgar o valor correto de 10 mil por mês.

Frase do dia:
“É tudo uma questão de equilíbrio. Surtar e depois fingir que nada aconteceu”.
Pai Atanásio

Pedia cortesias...

Ou o Pavan está equivocado ou sendo muito mal informado por seus assessores. Se o estádio Robertão não for liberado para o Cambura, o time corre o risco de ter que procurar outras praças, digo, outros campos pra jogar. Renato Cruz chegou a dizer que Pavan sempre frequentava os jogos na city praiana e que sempre pedia, ops, recebia cortesias de ingressos para as partidas. Eitcha!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

usuario

juarez rezende araujo

28/02/2025 10:14

Este prefeito de floripa devia ser preso.Corrupto vagabundo sem vergonha foi ele que inspirou aquela música do ULTAJE A RIGOR É TUDO FILHA DA PUTA!

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Quem é o dono do barco premiado?

JotaCê

Quem é o dono do barco premiado?

Time ABF Vaccaro

Jackie Rosa

Time ABF Vaccaro

Green no Black Friday

Charge do Dia

Green no Black Friday

A vida brota, a notícia pulsa

Clique diário

A vida brota, a notícia pulsa

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro

Casos e ocasos

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro




Blogs

O Casarão Heusi é de Itajaí

Blog do Magru

O Casarão Heusi é de Itajaí

Rubens Campagnolo

Blog do JC

Rubens Campagnolo

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

VersoLuz

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil

A bordo do esporte

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.