Liba
O socadinho escriba conversou com o prefeito do outro lado da vala, Liba Top, ops, Fronza (PSD), e o secretário de Comunicação, Aldo Decker e sua equipe. O alcaide ficou por longo tempo batendo papo com o articulista.
Castilho
Questionado sobre se é ou não pré-candidato à reeleição ao cargo de prefeito, Liba revelou que só vai se manifestar em agosto deste ano, mas que o nome que defende à sucessão é do Osmari de Castilho, diretor-superintendente da Portonave. Liba afirma que Castilho tem um projeto de vida de contribuir com a cidade de Navegantes.
Não tem apego
O prefeito Liba diz que não tem apego ao cargo e ao poder, mas lógico que se sente realizado em ter sido eleito e dar sua parcela de contribuição com o desenvolvimento de Navegantes. E que conversa com os poderosos, empresários e lideranças, mas que gosta também de sentar pra escutar o povo humilde da cidade e citou um cidadão que o colunista conhece bem.
Será que encara?
É de se pensar se o Castilho vai encarar esse desafio, porque é sempre lembrado pra estar na disputa. Sob o seu comando, a Portonave é um dos gigantes não apenas no Brasil, mas no mundo, e tem feito um papel social importante na cidade. Aliás, Castilho estreia hoje defendendo as cores do Camboza (time) na 39ª edição do campeonato de Futebol de Areia de Navega City.
Gaeco em BV
A quarta-feira amanheceu fervendo com a chegada do Gaeco na prefa de Barra Velha, cumprindo 22 mandados de busca e nove de prisão. Entre os detidos, o prefeito Douglas da Costa (PL) e dois secretários. O de sempre: servidores públicos e empresários bolinando com licitações. Deu no que deu, cadeia pra todo mundo. Leia matéria completa no DIARINHO.net e na edição impressa.
PL reagindo
Os movimentos políticos visando a disputa para o paço da Vila Operária, na semana que passou, fizeram com o que governador Jorginho Mello (PL) chamasse os pré-candidatos da sigla pra uma conversa de alinhamento durante a chuvosa tarde de quarta-feira. Além de Robison Coelho e Rubens Angioletti, os deputados da city Jorge Goetten e Ana Campagnolo também marcaram presença.
Melhores condições
A conclusão é de que, unidos e com o apoio da “maioria da oposição”, a sigla tem as melhores condições para vencer as eleições. Na leitura do cenário, por “maioria da oposição”, entende-se o PSDB da minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB), o trio de partidos do todo-poderoso Fabinho Rezes (Republicanos e PRD) e do Jorge Negão (Avante), e o Progressistas do taliano Tarcísio Zanelatto.
Prensa
Na conversa, o governador teria questionado se o projeto dos pré-candidatos era partidário ou individual, dando uma prensa nos dois, cobrando uma posição de apoio mútuo ao escolhido. Tanto Robison quanto Rubens teriam afirmado que independentemente da escolha estariam de cabeça no projeto do PL pra 2024. Essa é de acreditar só vendo, né?
Contem comigo
As informações de que o PL começa a se movimentar pra finalmente decidir o seu candidato teriam chegado nos ouvidos do todo-poderoso da piramidal, que garantiu apoio ao projeto do Little Jorge, seja ele Robison ou Rubens, mas avisou que a decisão é pra ontem. Será que o homem está doido pra começar a trabalhar e pedir votos? Calma, Fabinho!
Passando a mão na cabeça
Os linguarudos de plantão caceteiam que a situação anda complicada no Recursos Humanos da prefa pexêra. E que tem funcionário público efetivo que anda passando a mão na cabeça e protegendo quem não merece.
Cara de paisagem
A raça da língua solta (arreda, seus infelizes!) conta que teriam obrigado servidor efetivo a reescrever um pedido desesperado de exoneração, pois ficaria fácil identificar uma pessoa que estaria promovendo assédio moral e envolveria a Secretaria de Saúde. Os faladores dizem que todo mundo sabe, mas faz cara de nem te ligo. Qui coisa, meu povo!
Deu o que falar
Deu o que falar na Dubai brasileira a foto que circulou do prefeito pop star Fabrício Oliveira e do ex-prefeito galego Rubens Spernau ao lado do presidente do PL nacional, Valdemar Costa Neto, em reunião em Brasília esta semana. A foto foi entendida como unção de Spernau com o preferido do rei do rock para sua sucessão.
Rastilho de pólvora
O assunto correu feito rastilho de pólvora entre os partidos que formam a coligação governamental da Dubai brasileira, provocando todo tipo de reação. Foi entendida, também, como um recadão ao deputado mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto, de que ninguém se autoescolhe candidato a p** nenhuma. Ou num é? O assunto promete render.
Pousou
O comentário dos linguarudos de plantão é que o PSDB da Dubai Maravilha se vendeu para o governo por um cargo. O presidente interno dos tucanos, Gilson Luiz da Silva Menzel, foi nomeado ouvidor na secretaria de Controle Governamental e Transparência Pública, cargo que tem proventos de R$ 8100.
Bater de asas
Com esse pouso no ninho do governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), os emplumados do partido ficaram com as asas em polvorosa e deve acontecer uma debandada rumo ao PSD, partido do ex-tudo Leonel Pavan, que é pré-candidato a prefeito de Camboriú, e da sua rebenta, a vereadora intisicada Juliana Pavan, que é pré-candidata a prefeita na Maravilha do Atlântico.
Pedindo o boné
O chefão da Emasa, Douglas Costa Beber, deve conversar com o prefeito Fabrício Oliveira ainda esta semana para acertar os detalhes de sua saída do comando da autarquia. Douglas chefia a Emasa desde 2018, período de obras importantes que garantiram a segurança hídrica da Dubai brasileira por seis viradas de ano consecutivas.
Confirmada
Douglas conversou com o prefeito Fabrício e efetivou sua saída da Emasa nesta quarta-feira e nesta quinta não está mais no comando da autarquia. Os corredores dos altos da Dinamarca sinalizam de que quem deve assumir interinamente o posto é o chefe de Gabinete, Dagostin.
Saúde
Douglas vai dar um tempo para cuidar de problemas de saúde. Ele fez, inclusive, cirurgia na coluna recentemente, mas o cuidado com si próprio foi postergado devido à urgência de obras emergenciais na estação de tratamento de esgoto, que foram entregues agora, e estabelecem níveis de eficiência no tratamento a patamares superiores aos 90%.
Deu banho
Na gestão de Costa Beber também avançou para mais de 98% a cobertura da rede de esgoto na cidade, que se tornou a mais saneada do estado. Além disso, o programa Se Liga na Rede foi ampliado, e lacres foram feitos em ligações irregulares, melhorando substancialmente as condições de rios da cidade, como o Marambaia.
Obra para 30 anos
Não esquecendo a importante obra de construção do novo emissário de esgoto que ampliou a captação da rede dos bairros Pioneiros, parte do centro e Nações, modernizando e ampliando o sistema, e acabando com vazamentos de esgotos nesses locais em períodos de muita demanda. Além de obras de limpeza e desassoreamento de rios da Dubai.
Parque inundável
Também andou bem o projeto do parque inundável do rio Camboriú, que vinha lá de trás, devagarinho, quase parando, mas que na gestão de Douglas teve a licença ambiental prévia concedida pelo IMA, e agora a questão é de captação de recursos para a construção dessa obra vital para as duas cidades.
Fazendo o que o mestre mandou
Claro que a liderança e o ordenamento de todas essas obras foram feitas sob a batuta do prefeito pop star Fabrício Oliveira, mas Douglas soube gerir o dia a dia e fazer andar todas essas conquistas importantes.
Dificuldades
Os bocudos irão dizer que houve dificuldades, e houve, mas o legado principal de Douglas é que ele soube reconhecer essas dificuldades e, com competência e trabalho, dar a volta por cima. Então, saúde a ele!
Vai acabar em tragédia
A negligência da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) vai acabar provocando uma tragédia nas filas que se formam na balsinha da Barra do Rio e também na do ferry-boat no centro da cidade. É um tal de fura-fila e de brigaçada que não acaba. Denúncias já foram feitas aos montes e a Codetran não faz nada. Na última denúncia, alegou falta de tinta branca pra pintar faixas na rua. Pqp...
Pau pegando
Na balsa da Barra do Rio, onde é flagrante e já foi denunciado várias vezes, a desorganização das filas que não respeitam estacionamentos, entradas de garagens e nem a própria rua, uma discussão de dois motoristas quase terminou em tragédia nesta quarta-feira, sendo que um dos motoristas tentou acertar o outro com o próprio carro. Uma quase tragédia. Tudo isso a menos de 500 metros da sede da Codetran.
Até quando?
Não sou advogado de nenhum dos dois envolvidos na confusão, e nem de nenhum dos envolvidos nas dezenas de brigas que ocorreram, ocorrem e, se não for feito nada, continuarão a ocorrer por conta dessa situação. O que sei é que o município pode e deve ser acionado na dona justa. Afinal, é o responsável pela organização da cidade. Abre o olho, prefeito! Estão sabotando o seu governo!
Pela hora da morte
Continua caríssimo guardar a caranga nos estacionamentos da Dubai Maravilha. Valores exorbitantes que são cobrados como se todos fossem abonados e/ou turistas. O que também não é correto, porque quando se explora muitas vezes o turista não estaciona mais no local. Parece que é cada um por si...
De ocasião?
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, do PSD, ferrenho bolsonarista, visitou o prefeito de Bombinhas, o Paulinho Bagual, (que era um defensor ferrenho e aliado do ex-governador bombeiro Carlos Moisés/Republicanos). João Rodrigues estava na companhia do ex-procurador Odair Tramontin, da galega Blumenau, que é do partido Novo. Tramontin foi candidato a prefeito em 2020 e a governador em 2022.
Era puro...
Já o prefeito de Bombinhas se filiou ao PSD, que fechou com o Novo no estado. O Novo sempre foi cheio de nove horas, anunciava que não se coligaria com nenhum partido, hoje já tá agarradinho com o centrão na Santa & Bela Catarina.
Maior
O governador little Jorginho Mello (PL), frente às catástrofes climáticas que têm acometido a Santa & Sofrida Catarina, aumentou em 25% o orçamento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil neste sagrado ano de 2024. O orçamento é de quase R$ 127 milhões pra investimentos em obras.
Dragagem e barragem
Os bons da boca do governo estadual afiançam que os valores serão investidos em dragagem dos rios e novas barragens, pra garantir eficiência contra as enchentes que vira e mexe castigam os catarinenses, e que os valores serão espirrados, digo, gastos, entre janeiro e dezembro deste ano.
Alfinetaram
O povo do governo do estado ainda aproveitou pra alfinetar emendas parlamentares que foram vetadas pelo governador, porque ferem as leis de Diretrizes Orçamentárias. Segundo os sabichões, as emendas seriam “inócuas e ilegais”. Contudo, as emendas destinariam R$ 58 milhões pra ações na região. Complicado...
Na curva da vida
O vereador da mariscolândia, Duda Bueno (Cidadania), aprovou um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para tratar do povo que tá na margem da vida, morando nas ruas de Penha.
Todo mundo lá
A audiência será realizada na próxima terça-feira (30), às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Penha, ocasião em que serão convidados representantes da segurança pública, da prefa, poder judiciário e representantes da sociedade civil.
Zero meia ou zero apenas?
Apoiadores do senador Jorge Seif, o zero meia (PL), andam fulos da vida. Tudo porque Seif só sabe puxar a sacaria do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu mandato não tem apresentado nada de bom em termos de resultados pro estado. “Só fala mito, mito, mito e nada mais”, lascou um eleitor arrependido. Eitcha!