Torrando dinheiro público
O Portal da Transparência da Câmara dos Deputados não mente e demonstra quais os deputados federais da Santa & Calorenta Catarina que mais torraram o dinheiro do contribuinte, digo, da cota parlamentar, entre os meses de janeiro e novembro deste sagrado ano de 2023.
Quase cinquenta mil!
Os deputados têm à sua disposição o valor de mais de quarenta e cinco mil reais, um mês sim e outro também (além do gordo salário), pra bancar as passagens aéreas, locar carangas, gastos com telefone, gasolina, hospedagem e mais um catatau de possíveis despesas. É a chamada cota parlamentar.
Esquerda ou direita
O impressionante é que, apesar dos discursos, na hora de esbanjar a bendita cota de gastança, digo, parlamentar, não tem ideologia que se sustente. Tanto pro lado da direita, quanto da esquerda, tem quem torra os recursos e não dá o exemplo.
Daniel e Pedro
O maior gastador de todos os deputados federais catarinenses é o Daniel Freitas (PL), que, sem ficar corado, gastou 95,5% do valor a que tinha direito, ou seja, mais de 500 mil reais em 11 meses. Seguido de pertinho por Pedro Uczai (PT) que esbanjou, digo, torrou, algo em torno de 496 mil reais.
Trovão e Júlia
O deputado federal Zé Trovão (PL) não fica chorando trovoadas e tá em terceiro no pódio, com 486 mil, e por último entre os gastadores, a deputada da coroinha de flores, Julia Zanatta (PL), em quarto lugar com 432 mil reais da cota.
Não precisam torrar recursos
Por outro lado, não dá pra perder totalmente a esperança, porque tem os deputados federais mais econômicos e que não precisam torrar a verba, digo, cota parlamentar, pra que os resultados apareçam e se concretizem.
Econômicos
Em primeiro lugar entre os que menos usam da cota parlamentar, o Gilson Marques (Novo) tá liderando, com apenas 21% da verba parlamentar, o que dá algo em torno de 101 mil reais.
Econômicos 2
Em segundo, a Caroline de Toni (PL), com gastos no valor de 121 mil; Darci de Mattos (PSD), com 170 mil, e na quarta posição o deputado Rafael Pezenti (MDB), que neste período de 11 meses gastou 250 mil.
Não são exemplo
Lógico que não vou fazer demagogia. Os deputados federais têm uma cota parlamentar, garantida por lei e, digo, necessária. Não tem nada de ilegal nisso. O que tem é de imoral pra alguns que gostam de fazer discurso. Afinal, esses deputados gastadores, com falações hipócritas e aí sim demagógicos, criticando gastos de outras esferas, mas de exemplo não tem nada. E num é?
Vermelhinhos se reúnem
O Partido dos Trabalhadores da city pexêra fez sua última reunião do ano na noite deste domingo. O encontro aconteceu no auditório do sindicato dos empregados no comércio de Itajaí. A reunião ampliada do diretório contou com a presença de dezenas de militantes e de representantes do PCdoB (que compõe com o PT a Federação Brasil da Esperança) e do Psol, partidos da esquerda de Itajaí.
Nominata de vereadores
Na oportunidade, alguns pré-candidatos a vereador se apresentaram, entre eles a professora Cleo Comunello, o médico Plinio Silveira, o presidente do Centro de Direitos Humanos de Itajaí, Diego Lopes, a presidente do PCdoB, Sara Ternes e o servidor público do PCdoB, Matheus Guimarães.
Outros nomes
Além destes, o PT terá outros pré-candidatos que, com os do PCdoB e do PV (que também compõe a Federação Brasil da Esperança), estão apresentando nomes que juntos vão garantir a eleição de um a dois vereadores.
João Paulo pré-candidato a prefeito
A apresentação do pré-candidato a prefeito, o advogado, ex-presidente da OAB local e ex-candidato a prefeito em 2016 pelo Progressistas em aliança com o PT, João Paulo Bastos Tavares Gama, foi um dos destaques da reunião.
Oportunidade
Segundo Gerd Klotz, presidente do PT de Itajaí, João Paulo anteriormente havia se reunido com a executiva do partido e com o GTE (grupo de trabalho eleitoral) e agora surgiu a oportunidade de se apresentar ao diretório.
Lula vem aí
Outro item da pauta da reunião dos vermelhinhos foi a vinda do presidente Lula na segunda quinzena de janeiro a Itajaí, para assinar liberações de recursos e a manutenção da autoridade portuária do porto de Itajaí.
Obras do PAC
Segundo Gerd Klotz, “o presidente Lula vai aproveitar sua presença em Itajaí para anunciar as obras do PAC em nosso estado” e lembrou que “somente neste primeiro ano do seu governo o presidente Lula já destinou mais recursos para Santa Catarina do que os quatro anos de mandato do presidente anterior”, garantiu.
Porto de Itajaí volta a funcionar com governo Lula
Para o presidente do PT de Itajaí, Gerd Klotz, “o governo anterior fez muito mal para Itajaí, deixando o porto parado. Foi preciso o presidente Lula assumir para dar andamento ao destrave burocrático e definir nova empresa para operar o porto de Itajaí”, discursa Gerd.
Responsabilidade
“A responsabilidade pelo porto parado é do governo do inelegível e de seus aliados municipais, que nada fizeram pelo porto e foram coniventes com essa irresponsabilidade”, alfinetou Klotz. Oxalá aconteça!
Tiro no pé
O movimento de troca no comando da Polícia Militar de Balneário Camboriú em início de temporada foi considerado, por observadores de plantão da Dubai brasileira, um baita tiro no pé do governo do estado que, segundo se comenta, está por trás da mudança pra lá de inesperada e esquisita.
Troca-troca
O troca-troca repercutiu muito mal na capital catarinense do turismo, já acostumada a ser ferrada pelos governos estaduais. Seguindo o que já vem se tornando uma tradição, agora Jorginho substitui Moisés na missão de ferrar a Dubai brasileira.
Integração não?
Segundo se cochicha, o gesto de mudança se deu pelo fato do comandante que foi substituído ter cometido o pecado de estar afinado com o governo do pop star Fabrício Oliveira (PL) na gestão integrada de segurança de BC.
Será?
O movimento, segundo o zum-zum-zum na cidade, tem as digitais do deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), tido como a eminência parda por trás da cagada... Será?
Sim? Não?
Tendo ou não o dedo de Sapatinho, ops, CH, no caso, ficou evidente o apoio e a pressão que vem da Assembleia e, aparentemente, do governo Jorginho, em favor da autocandidatura de CH a prefeito. Candidatura esta que abre vaga na leleia para suplente do norte do estado, deixando nossa região chupando o dedo e sem representantes. Dinovo!
Governo fraco
O movimento é também sinal de um governo do estado fraco, refém da Alesc, que bota os pés pelas mãos em questões paroquianas e sisquece das importantes. Por que, afinal, o que é mais importante nessa conta?
Politicagem
Uma segurança efetiva e integrada no principal destino turístico da Santa & Bela Catarina? Ou um ato que cheira a politicagem com vistas a objetivos políticos escusos? Espaço fica aberto para manifestações.
Fiasco nas Piçarras?
A programação de aniversário de 60 anos de Piçarras foi bem fraquinha, segundo os fofoqueiros da prefa da ex-capital do jet ski. Com a programação lançada em cima da hora ficou muito espaço vazio no Centreventos da city, às margens da BR 101.
Domingo cancelado
A festa tava tão fraquinha que parte da programação de domingo foi cancelada pelo secretário de Turismo, João Sensi, que acabou passando recibo de incompetente, segundo as línguas afiadas das Piçarras. Que povo bocudo, meu Pai eterno! Raça lazarenta que não vai pro céu!
Sem sentido
Com o calorão que anda fazendo, por que a prefa das Piçarras não fez o evento na praia? Com certeza ia lotar mais, já que a beach tava socada a semana toda, e com tempo bom. O problema, segundo me sopraram, é a insistência do prefeito Tiago Baltt (MDB) em fazer as festas no Centreventos, que fica longe da praia. Fala aí: quem vai sair do bem bom do mar pra passar calor no Centreventos?
Viúvas
Puxas de plantão do outro lado da vala, em Navega City, dizem que esse papo de que o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), estaria junto com o ex-prefeito Bob Carlos (PSD) é de viúvas que sonham com o um retorno às tetas da prefa dengo-dengo.
Desespero
Afirmam que isso é desespero dos que querem retomar de qualquer jeito o poder e tentam desqualificar a atual administração do alcaide Liba que, no seu entender, nada de braçada no quesito de fazer com que Navega City ande pra frente.
Até dizer chega
Esse povo da prefa que anda grudado na sacaria do alcaide lasca ainda que enquanto viúvos e viúvas perdem tempo com chorumelas, a atual administração tem trabalhado até dizer chega, entregando obras públicas em várias regiões do município e revitalizando as principais ruas do centro dengo-dengo.
Milagre
Liba ainda não aprendeu a fazer a dança da chuva, ops, chover, mas construiu um reservatório capaz de acabar com o problema crônico da falta de água no verão (oremos e aguardemos!), e ainda instalou enormes caixas de água na região da Meia Praia. Os puxas debulham que quanto mais a popularidade do prefeito Top sobe, mais desesperados ficam os ex-bagrões que perderam a mamata.
Líquido precioso
O Semasa precisa ter um plano emergencial na questão do abastecimento do precioso líquido, principalmente nas partes altas da cidade. Que o diga o bairro de Cabeçudas, que vira e mexe fica sem água.
Culpou a Celesc
O povo tendo que se virar nos 30. E o cabedal de desculpas não tem fim. Numa hora turbidez, noutra estourou uma tubulação. Na semana passada, o Semasa culpou a Celesc, que teria trocado um poste na zona rural que desabou quando das chuvaradas medonhas e não teria avisado do desligamento de energia.
Queremos água!
Na verdade, o povo não quer saber se o pato é macho, quer ovo, digo, quer água nas torneiras, afinal se paga pelo precioso líquido que se consome e é um bem essencial... E com o prenúncio de um verão escaldante, sem água ninguém merece.
Não, né?!
Outra informação que pipoca é de que a água que abastece a Praia Brava, em Itajaí, não é fornecida pelo Semasa e sim pela Emasa de Balneário Camboriú. Cada coisa que a gente escuta... Não deve ser, né? Ou é?
Pracabá!
O que dizer de um suplente de vereador da região que andou assumindo o mandato tempos atrás, e que é da tchurma Deus, Pátria e Família, postando imagem todo posudo demonstrando que estaria trocando pneus no Paraguai? O que pode ser considerado crime de contrabando. Ou não? Ano que vem tem eleição, fiquem espertos...