Direito à paisagem
Daqui a pouco vão dizer que sou do contra, o que não é verdade. Só faço ponderações sobre o que penso, sem a pretensão de ser o dono da verdade. No caso da capa do DIARINHO desta sexta-feira sobre a liberação de prédios de até 7 andares na Ministro Victor Konder, a popular Beira Rio, me faz coçar o cocuruto devastado pelo tempo.
Paredão
Sou um entusiasta da construção civil, uma das molas propulsoras do desenvolvimento. Mas transformar em um paredão de prédios a avenida Ministro Victor Konder e a Lauro Muller, para atender interesses privados de meia dúzia, não seria uma baita de uma sacanagem?
Olha pra vizinha
Basta ver o exemplo da Dubai brasileira. O paredão de prédios na beira da praia alagada, ops, alargada, vende o que? Apartamentos? Também, mas, principalmente, a paisagem privatizada. Tanto que, na segunda quadra o metro quadrado sai por um determinado valor e na frente ao mar, sai por 10 vezes mais.
Plano Diretor...
No caso de Itajaí, na Beira Rio, o atual plano Diretor, permite, apenas dois andares. Fora o prédio gigantesco do Nino da Femepe que aprovou com um secretário sacana que era dono de uma construtora, mas aprovaram a obra em um dia e voltou a valer dois andares no dia seguinte. Coisas de Itajaí. No chiquetoso bairro de Cabeçudas, é dois andares, mas estão construindo um com mais de nove? Ah os conselhos aprovam...
Apagou o zero...
Cabeçudas, aliás, tem uma história curiosa. Quando a nossa eterna biruta de aeroporto, Tito Arruda, era vereador, projeto ou plano Diretor (algo assim) que se apresentou na época no legislativo, abriu-se a possibilidade de construírem até 20 andares (já imaginaram a loucura?). Tito, não concordando, pediu vistas e ao pegar o papéli, digo, documento, apagou o zero do 20, ficando apenas o 2.
Só dois
O Tito não contou pra ninguém, a passada de borracha que fez e, quando devolveu o projeto e foi à votação, aprovaram apenas dois andares dos 20 que pretendiam. A grande verdade é que o Plano Diretor norteia, mas, sempre arrumam um jeitinho de passar por cima pra atender um grupo econômico ou político. Se forem procurar o documento nos arquivos da piramidal vai estar lá, com o zero apagadinho. Obrigado, Tito.
Não acredito!
Na Beira Rio, purexemplo, vai ter restaurante, térreo que pode ter quase que dois andares, ou seja, praticamente oito andares tapando a vista e fazendo sombra na maior avenida de lazer de Itajaí. Enquanto isso, tem muita, mas, muitas casas que estavam em construção na cidade que estão brecadas porque teriam descumprido o plano Diretor. Segundo a raça da língua estirada, prédios sendo tocados ao arrepio do que preceitua o Plano Diretor. Fim de governo do Volnei é agonizante no setor de Urbanismo. Aliás, esse setor tem a cara do secretário das camisas engraçadinhas. Aquele, o imexível, o Lamim.
Já tem vereador
O deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), já tem o seu pré-candidato a vereador chaveirinho. O escolhido não é o filho 04 do ex-presidente Bolsonaro, Renan Bolsonaro, e sim o seu assessor direto na leleia, Edson Fortes.
Ciumeira
O rapaz tem conseguido até emendas para instituições de Balneário Camboriú, com deputados federais do PL e anda publicando tudo na rede social. Fontes do PL assopram que isso vem causando um desconforto no partido, principalmente, com os vereadores Cristiano Santos e o dançarino de Tik-tok, Victor Forte.
Apoio
Além das emendas, o chaveirinho do deputado Carlos Humberto vem causando mal-estar e dando pilha na briga entre o sapatinho e o prefeito pop-star, Fabrício Oliveira (New-PL), nas redes sociais. O rapaz postou uma foto do deputado com o senador Jorge Seif e soltou: “Nosso time tá gigante para 2024; toda a bancada estadual e federal junto com Carlos Humberto”. Eitcha!
Só pra alembrar
Os perdigueiros de plantão me lembraram que o rei do rock foi o coordenador da campanha de Seif, mas como o possível candidato do pop star para a cadeira mais estofada dos altos da Dinamarca será o vereador David La Traira, ops La Barrica (Patriota), Seif não medirá esforços no apoio ao Carlos Humberto. E seja o que Deus quiser!
Pegorini no Novo
Bagrões do partido NOVO da city pexêra se encontram com o ex-vereador Fernando Pegorini (PSD) para aderir à sigla. Na conversa avançaram na possibilidade do entisicado participar como possível candidato a vereador e até ser o candidato majoritário da sigla. Hummmm...
Escola do legislativo
A Câmara de Vereadores da Dubai brasileira instituiu em 2018 a Escola do Legislativo. A ideia era oferecer suporte técnico pra atividades da casa do povo, vereadores, servidores. Acontece que no ano passado, foram realizados 34 cursos voltados aos vereadores, servidores e à população em geral. Destes, 33 cursos foram sem custo e todos com acesso gratuito ao povão.
Acontecia
Cursos com uma gama de temáticas que foram de educação, saúde, cidade inteligente, etc. Fora palestras e parceria com a Univali, a Universidade de São Paulo, além de câmaras de vereadores de várias regiões do país, como Curitiba e São Paulo, só pra citar algumas.
Das duas uma?
E parcerias com universidades e organismos internacionais no Uruguai, Espanha, entre outros. Estamos terminando o ano e neste 2023, não fizeram um bendito curso, nadicada de nada. Os linguarudos de plantão (oh, raça danada!), lascam que das duas uma, ou é preguiça ou incompetência...
FS com FO
Na semana que se encerra, o deputado federal Fabio Schiochet e presidente estadual do União Brasil, a convite do prefeito pop star Fabrício de Oliveira (New-PL), esteve nos altos da Dinamarca, em seu gabinete, para uma reunião com o alcaide e o vereador lampadinha, Anderson Santos (Podemos).
Pega dois vereadores
O prefeito rei do rock, Fabrício Oliveira, ofereceu ao Fábio, a possibilidade de filiar dois vereadores: o lampadinha, Anderson Santos e o Alessandro Teco (Republicanos), no União Brasil e prometeu fazer uma força pra eleger três vereadores no União Brasil.
Fala com o Claudir!
O prefeito Fabrício recebeu do deputado Fábio a resposta de que qualquer tratativa sobre as eleições do União Brasil em Balneário Camboriú, devem ser feitas com o presidente municipal da sigla, ex-vereador e pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, o dublê de novela mexicana, Claudir Maciel.
Schiochet
Em uma convenção que reuniu as principais lideranças do União Brasil do estado, realizada na última quinta-feira, foi definido que o deputado federal Fábio Schiochet será o presidente nos próximos quatro anos.