Falsificação rendendo
O caso da assessora do vereador Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), que teria supostamente falsificado documentos pra ser ressarcida de valores na piramidal casa do povo, continua rendendo nos bastidores da política pexêra.
Comportamentos distintos
Primeiro, porque o comportamento do jovem edil, que adora apontar o dedo pros outros, gritar, acusar e até ofender, mesmo sem provas, tem sido completamente diferente com sua assessora. Agora, Osmar pede calma, cautela, diz que é preciso averiguar a situação. O popular dois pesos e duas medidas.
Mais falsificações
Como se não bastasse a investigação em cima de sua assessora, dizem nos bastidores que existe uma baita investigação em curso de outras supostas falsificações, bem mais cabreiras, essas envolvendo diretamente o próprio Osmar e a empresa pra qual o comunicador trabalha, tanto na rádio quanto na televisão.
Órgãos públicos
O caso estaria sendo analisado com total sigilo pelas autoridades competentes, mas, ao que tudo indica, é grande a (suposta) possibilidade do vereador ou da empresa em que ele trabalha terem passado notas fiscais frias pra comprovar inserções publicitárias de órgãos públicos. Ai, ai, ai, que dor!
Grave
Diferente de Osmar, que ofende e sentencia as pessoas sem provas, não vou aqui acusar o vereador ou até mesmo a rádio e TV em que ele manda e desmanda. Mas, se os fatos realmente se concretizarem, é algo grave, que pode acabar com emissoras que se intitulam “educativas” e botar uma pá de cal na carreira política do jovem sensacionalista, ou melhor, do jovem vereador.
Licença ambiental
Em contato com este socadinho escriba, o diretor da Emasa da Dubai Brasileira, Douglas Costa Beber, explicou que a empresa recebeu na semana que passou, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), a licença ambiental de instalação para o conserto da lagoa de aeração da estação de tratamento de esgoto (ETE). Bizolhe no Blog do JC, pra entender DIARINHO.net/blog/5.
100%
Douglas garante que o processo de contratação pra lagoa de aeração está bem adiantado. Uma vez que volte à operação, a eficiência do tratamento do esgoto de Balneário Camboriú vai voltar a patamares próximos dos 100%.
CPI politiqueira
Sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vereadores da oposição estão tentando fazer na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, na opinião de Douglas, trata-se de uma ação meramente de cunho político.
MP
Douglas afirma que todo o processo por que passa a estação de tratamento, desde que deu o problema na lagoa de aeração no final do ano passado, está sendo acompanhado pelo Ministério Público através de TAC já firmado pelo IMA e por comitê formado pela sociedade civil organizada, com ampla divulgação.
Obras e ações melhoram a ETE
Douglas explica que diversas obras e ações, que vão da construção quase finalizada de um novo decantador para a ETE, melhorias no tratamento preliminar, manutenções constantes e a construção que está sendo licenciada de novos tanques de tratamento, que vão ampliar significativamente a capacidade de operação da ETE, estão sendo implementados.
Esgoto
Com o aumento da capacidade de tratamento da nojeirada, digo, do esgoto, na estação da Dubai Brasileira que está em andamento, até mesmo o esgoto da vizinha, a capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, poderá ser tratado.
Camboriú
E que, quando vir a ser instalado e com o aumento da capacidade, o esgoto de Camboriú poderá ser tratado na nova ETE, ampliada e modernizada, trazendo um padrão de primeiro mundo ao tratamento de efluentes das duas cidades, com vida nova ao rio Camboriú. Ou seja, todos serão beneficiados. Oxalá aconteça!
Érico, o retorno
O todo poderoso secretário da Fazenda, Érico Laurentino, retornou ao batente nesta segunda-feira depois de passar por um procedimento no coração e um longo período de recuperação. Os puxas dizem que a mexida no pulsante deixou Érico um menino e pronto pra enfrentar os 14 meses finais do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Austeridade
Na ausência de Érico, o primeiro-ministro, o secretário de governo Jean Sestrem, que acumulou interinamente a Secretaria da Fazenda, articulou junto ao governo várias medidas para equilibrar as contas públicas e fechar 2023 ao modo Érico Laurentino de agir. Ainda na semana passada, um ofício do prefeito barbudinho a todos os secretários foi enviado determinando cortes profundos em despesas de toda ordem.
Responsabilidade
Itajaí, gostem ou não, é uma cidade que busca incessantemente entregar serviços de qualidade para a população. Hoje, só em Itajaí, estima-se quase 300 mil habitantes e, na saúde, mais de 600 mil pacientes. Essa conta não fecha e, com a queda de arrecadação, cortes são necessários para que a saúde financeira e as pessoas que mais precisam não sofram.
Mão de ferro
A volta de Érico é no momento que a cidade mais precisa de alguém com pulso firme, experiência e respeitabilidade. É preciso se reorganizar dentro de uma nova realidade nacional, que exige escolhas difíceis e providências amargas. Prefeituras do país inteiro sofrem com a queda vertiginosa de repasses federais e estaduais, criando uma crise político-administrativa pelo Brasil afora. A coluna deseja saúde, sorte e sucesso.
Chá de bebê
Na Secretaria do Idoso da Dubai Maravilha, o titular da pasta, o pagodeiro e dublê de vereador Arlindo Cruz, anda preocupado com a questão do empréstimo do local pra realização de um chá de bebê. Seria interessante o bagrão esclarecer quem pediu e quem autorizou, pois o assunto já teria chegado na mesa do promotor destemido Jean Forest.
Não pode ser verdade!
O espaço segue aberto para os devidos esclarecimentos do tal chá de bebê na Secretaria do Idoso. Segundo os perdigueiros da coluna que se espalham do pontal norte ao pontal sul, teria sido uma solicitação de uma excelência excelentíssima da casa do povo da praia alagada, digo, alargada. Chá de bebê, na Secretaria do Idoso, liberado, e foi um vereador que pediu? Ah, mentira!
Força do poder...
O ex-tudo Leonel Pavan (PSD), que se declara pré-candidato a prefeito de Camboriú, agora voltou a ser comentarista político na sua emissora de TV na Dubai Brasileira. O deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), que também não afirma, mas é pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, também virou comentarista político na rádio Menina.
...e dinheiro...
O atual prefeito de BC, o pop star Fabrício Oliveira (PL), pra quem não se alembra, também já esteve na rádio Menina comentando direito do consumidor no passado. Pavan também tinha virado comentarista em 2016. Normal, podem ficar até 30 de junho de 2024, depois têm que sair. Interessante é que isso só acontece em ano pré ou eleitoral... Seria o poder e o dinheiro pra divulgar o nome?
Vaca foi pro brejo
Se o prefeito do outro lado da vala, em Navega City, Liba Top, ops, Fronza (PSD), iniciou a obra de reurbanização da avenida Juvenal Mafra pensando na reeleição do ano que vem, dizem as más línguas que a vaca foi pro brejo e atolou.
Esboroou
Isso porque, além das denúncias que tramitam no Ministério Público por irregularidades nos serviços de drenagem, agora, com as fortes chuvas, uma boa parte do novo asfalto cedeu na Meia Praia e Gravatá.
Entrando pelo tubo...
Linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) dizem que o estudo técnico encomendado pelo MP, que atestou a ineficiência do sistema de drenagem com a tubulação de diâmetro menor que o projetado, já começou a mostrar as catastróficas previsões. Resta esperar para ver o que mais vem pela frente... Ai, Jisus!
Centro da hipocrisia
Um turbilhão se apresentou durante a inauguração do Centro de Inovação, na manhã de segunda-feira. O local, depois de longos anos, finalmente ficou pronto e o governador Jorginho Mello (PL), prefeitos da região, deputados, vereadores e abobrões deram as caras pra sair na foto no dia nacional do riso, comemorado nesta segunda-feira. Foi lindo!
Na lama
As otoridades, bagrões de ocasião e puxas de plantão não sujaram os pés porque foram em chiquetosas carangas, mas o início da rodovia que fizeram é na lama e, depois de passar o prédio, quem vai na direção do canil municipal tem que ter fé em Deus e um 4x4 pra se sujeitar e enfrentar mais lama e a buraqueira. Só Jesus na causa!
Surpreendida
A Juliethe Nitz (PL) gravou um vídeo em que diz que foi surpreendida com o retorno do vereador titular do cargo na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, Cristiano José dos Santos, que ocupava o cargo de secretário de Relações Institucionais.
Fulo
Os desocupados da vida alheia contam que Cristiano teria ficado fulo por conta de que o vereador Victor Forte (PL) ganhou afagos do governo e até o direito de abraçar a causa animal, bandeira desde sempre de Cristiano. Um vídeo do vereador com o prefeito rei do rock, Fabrício Oliveira, e uma viatura de castração da prefa teria sido a gota d’água pra azedar o caldo que já estava ruim.
Fiel ao prefeito
A ex-vereadora (ainda consta no site do legislativo) Juliethe Nitz agradece ao prefeito Fabrício e afirma que está ao seu lado. O Cristiano já esteve em polêmica quando o Partido Liberal queria forçar a sua candidatura à presidência do legislativo contra o candidato do governo dos altos da Dinamarca.
Insustentável
O retorno de Cristiano e as falas de Juliethe podem demonstrar não apenas o racha no Partido Liberal, fazendo com que ela deixe a sigla e o partido comece a votar contra o prefeito. A grande verdade é que está insustentável o cabo de guerra entre os apoiadores do prefeito rei do rock e o deputado sapatinho.