JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Novo comando no Legislativo de Navegantes
O vereador Lorival Kemper (PP) foi escolhido pra presidir a casa do povo de Navega City em 2024
Tosco e fora da lei
O quase ex-vereador de instântanea passagem pela piramidal casa do povo, Victor Nascimento (PL), é um transgressor contumaz. Há alguns anos, na caruda, pegou a única ambulância de Camboriú disponível para lhe transportar durante uma prova em concurso público. Victor foi punido administrativamente e o fato virou notícia nacional.
Passaram pano
Agora, como suplente do vereador Miacho Otto Quintino (sem partido), assumiu a cadeira no legislativo e voltou a transgredir. Victor usou o uniforme do Samu, em vez do terno e gravata, o que é proibido pelo regimento interno, além de encher a porta do gabinete com politicagem, o que também é proibido. Mas passaram a mão na cabeça dele na Câmara de Vereadores que ali o pessoal gosta que se enrosca de ter prática bem diferente do discurso....
Culpa do Otto!
Na verdade, quem fez a sacanagem de dar espaço pro Zé Ruela foi o Otto que se vendeu, digo, se bandeou pro governo e saiu de fininho. O Victor em tese não seria mais seu suplente, já tinha saído do Republicanos, e o vereador titular que também deixou a sigla oportunizou essa passagem infeliz pelo poder legislativo da cidade. Ainda bem que ano que vem tem eleição...
Aplaudiu porrada em mendido
Na única sessão desta semana, Victor usou a tribuna pra elogiar o “trabalho” de policiais militares que, ao arrepio da lei e do comando, teriam “conduzido” moradores de rua e catadores de recicláveis, a pé, de madrugada pra fora de Itajaí – e há relatos de pancadaria e agressões no caminho. Esses moradores foram “catados” em vários pontos da cidade onde estavam dormindo. Câmeras nos uniformes já, pra preservar a sociedade e também os bons policiais desse tipo fora da lei.
Milicianos
O vereador Victor falou que as instituições falharam e a PM foi lá e fez. Parece que Victor não tem respeito pela lei, hierarquia, comando e fica fazendo discurso de semeador do caos. Estes policiais militares agiram por conta própria ou por ordem de algum graduado da gloriosa Polícia Militar, que não foi o comandante da PM de Itajaí, o tenente-coronel Ciro Adriano da Silva? Agiram como milicianos a mando de quem?
Apuração rigorosa
A Polícia Militar colocou com todas as letras que os policiais agiram de forma clandestina e o governador Jorginho Mello (PL) já ordenou uma apuração rigorosa. Tal situação coloca em risco de degringolar se todos os fatos não forem devidamente esclarecidos. É preciso punição exemplar e não simplesmente transferir os trogloditas para outras cidades. Quem age com violência e não respeita hierarquia vai repetir o mau serviço onde for...
Não se duvida
Se tal não acontecer, com a quebra de hierarquia, cada policial vai fazer o que bem entender e a probabilidade de que tal volte a acontecer, talvez não tão escancarado, mas com carros descaracterizados e policiais não uniformizados, não é de se duvidar.
Vão jogar areia...
Volto a escrever que a Polícia Militar tem uma história de quase 170 anos de bons serviços, por isso precisa extirpar as ervas daninhas. E, outra coisa, espero que não envolva mais gente, porque se escarafunchar..., mas, aparentemente, segundo os perdigueiros da coluna, numa bendita reunião fechada noite adentro, na última segunda-feira, o papo é que vão jogar areia em cima...
Enfrentar
Agora, não estou aqui pra fazer demagogia. O caso dos moradores de rua precisa ser enfrentado com seriedade e políticas públicas. Essas pessoas precisam de acolhimento pelos órgãos competentes. E, sejamos sinceros, todo mundo quer que se resolva, mas ninguém quer na frente de sua casa. Não vou fazer discurso hipócrita...
Não podemos nos omitir
Mas por isso que pagamos impostos, que os governos municipal, estadual e federal têm estruturas e milhares de cargos, além de ONGs e instituições que também recebem recursos públicos. As ações precisam ser mais efetivas e menos politiqueiras e assistencialistas por parte de todos.
Jogar o problema
Lógico que tem sérios problemas com muitos desse povo que vive nas ruas à margem da sociedade, a drogadição, o alcoolismo (saúde pública!), e até criminosos, mas estes precisam ser tratados na esfera de segurança e judicial. Não se pode pegar as pessoas, colocar em uma fila de madrugada e dar porrada até eles deixarem a cidade se arrastando até a cidade vizinha.
Tudo junto & misturado
O ex-presidente da OAB local e ex-candidato a prefeito em 2016, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, pré-candidato a prefeito, se reuniu com a ex-vice-prefeita Eliane Rebelo, o dirigente partidário do Psol, Alex Stein, e o presidente do PT pexêro, o carequinha Gerd Klotz.
Carimbar a filiação
Na conversa, foram definidas algumas estratégias, entre elas a possível data de filiação de João Paulo ao PT, com a presença de Décio Lima, presidente estadual do PT e do Sebrae nacional, e da deputada federal Ana Paula Lima, além de autoridades do governo Lula.
Escutar de pertinho
O grupo dos quatro (João, Eliane, Alex e Gerd) definiu o agendamento de uma série de reuniões comunitárias para ouvir as demandas da população de Itajaí.
Absurdo
Este escriba pançudinho, colunista do jornal mais lido no sul do mundo, considerou absurda a tese de que o deputado sapatinho rei das diárias, ops, Carlos Humberto (PL), poderia estar por trás da importação forçada de moradores de rua da city pexêra para a Dubai Maravilha. Continuo achando que é um descalabro impingir isso ao CH.
“Se alembrou”
Mas essa raça de linguarudos não sisquece de nada, e lembrou o pançudinho, e inclusive mandaram as matérias que saíram no DIARINHO em 2013 e 2017, e pude me “alembrar” que não é a primeira vez que a região se depara com tal situação vexatória. A novidade, claro, foi a escolta da PM.
Matéria
Em suas brilhantes páginas, logo ali no dia 27/12/17 o então promotor Rosan da Rocha, que agora curte a sua aposentadoria, já denunciava a prática de levar mendigos de Balneário Camboriú para a capital manezinha, e antes disso, em 2013, já havia denúncias também. Assim não phode!
Coincidência?
E aqui vem o detalhe que não passou despercebido pelos linguarudos (arreda, raça de lazarentos!). Quem era o responsável pelo resgate social, tanto em 2013, quanto em 2017, e acusado de suposta prática? Ele mesmo, Luiz Maraschin, o Galo. Que hoje nada mais é do que assessor parlamentar do deputado rei das diárias, ops, Carlos Humberto. Ai qui dor!
4 conto/mês
Os linguarudos ainda dizem que Maraschin ganha mais de 4 mil reais por mês no gabinete do Sapatinho, ops, Carlos Humberto, para supostamente fazer “contato em entidades civil e comunitária e reunião com lideranças” todos os dias do mês, conforme relatório no portal da transparência. Esse relatório parece que é só pra cumprir tabela, pois todos os dias do mês está preenchido com a mesma coisa. Credo!
Blog do JC
Além da coluna Jotacê, que o leitor acompanha um dia sim e outro também, pode bizolhar também o Blog do JC no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Espia lá no diarinho.net/blog/5. E, se quiser manter contato com o socadinho escriba, é só bater um fio ou mandar mensagens no zapzap: (47) 98842-9084
No mando de campo
O vereador Lorival Kempner (PP) foi eleito presidente da casa do povo do outro lado da vala, em Navega City, pra comandar o legislativo em 2024. Não houve nenhuma outra chapa sem ser a dele. Lorival contou inclusive com o voto da oposição, do Paulinho Meia Praia (MDB) e Jonas de Souza (PL).
Sei lá, chateado!
Os bocudos de plantão lascam que o vereador Andrew Laurentino (PSD) não deu as caras na sessão. E os comentários do corredor é que ele estaria chateado por não fazer parte da mesa. Os bocudos lascam que o Andrew nem deveria ficar brabinho pois mal aparece na câmara. Que gente faladeira, meu Pai eterno!
Demagogo
Quem será o vereador de plantão da região, defensor da família e dos bons costumes, que gosta de gargantear que é bom mocinho, mas separou da esposa grávida porque estava com a amante em um cargo público? Quando a agora ex-patroa foi ganhar o filho, nem pra ir na maternidade conhecer a criança. E fala por aí que defende a família... De quem será?
Mesma barda
E o seguidor desse vereador de plantão da região, que foi assumir a presidência da juventude do partido da excelência excelentíssima, e foi mandado embora do emprego que tinha justamente por conta de que apresentou um atestado falso, alegando que tava dodói, e foi na solenidade de sua própria posse. Há quem diga que o tal vereador tem a mesma barda no seu cargo público... Sério?!