Já tem projeto
Leitores que botaram os bagos dos zóios na coluna de quinta-feira estranharam a informação de que o tal do empréstimo internacional que a Amfri deseja fazer prevê que se torre 40 milhões de reais só em projetos para rabiscar no papel um túnel entre Itajaí e Navegantes. Gente que já passou pela prefa e conhece do assunto garante que os projetos já existem, mas o intere$$e é contratar projetos novos.
Já é Lei
Os linguarudos alembram que o projeto existente foi feito por um professor da Universidade Federal da Santa & Bela Catarina que também projetou o túnel do Morro do Boi, na BR 101. Além de ignorarem o projeto, também existiria lei nos municípios de Itajaí e Navegantes para a construção do túnel. Tudo solenemente ignorado pelos lobistas das empresas de projetos, ops, pelo povo que quer desenvolver a região.
Estranho
Esses linguarudos acham muito curioso que a city anda quietinha com o assunto. Parece que se fala mais de túnel na Dubai Brasileira do que em Itajaí ou Navega. E, pra piorar, o povo do governo não sabe nadicadenada sobre a pendurada no prego, digo, empréstimo. Fica difícil de aceitar tanto dindim, em dólar, pra algo que não é de conhecimento nem da prefa, imagina do povão que vai pagar a fumada lá na frente.
Compra de votos?
Pra feder, digo, piorar de vez o negócio, anda pipocando nos bastidores políticos a informação de que um vereador teria negociado seu voto a favor do projeto em troca de propaganda institucional da Amfri em seu programa de rádio. Se for verdade mesmo o que esse povo anda dizendo, é caso pra cassação do vereador, que paga de moralista e honesto, mas age como alguém que tem preço tabelado, de mídia.
Guri da Amfri?
A negociação entre o vereador e a Amfri, segundo os linguarudos, era pra ter ficado na surdina, mas acabou vazando pela boca dos próprios envolvidos na negociação. Fico coçando meu cocuruto e imaginando se o edil, que tanto gosta de mostrar ser um cara transparente e conectado com o povão, teria coragem de explicar que negociou seu voto por propaganda, mesmo sem conhecer detalhes do financiamento.
Terrorismo
O líder do governo na casa do povo da Dubai brasileira, Gelson Merísio, ops, Rodrigues (Cidadania), em contato com o socadinho escriba, afirma que, na verdade, disse que os seus colegas de parlamento, os vereadores Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo) e a minha musa, a bocuda Juliana Pavan (PSDB, por enquanto), estão fazendo terrorismo na cabeça dos moradores da Quarta Avenida.
Ideia do prefeito
Gelson afirma que tem escritório na Quarta Avenida e que em momento algum chamou os moradores de terroristas. Disse que apenas colocou seu posicionamento sobre uma “ideia” do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) que não tem nem projeto e nem nada. Gelson acentua que muitas coisas aconteceram na cidade fruto de ideias. Mas tem cada ideia, né, Gelson?! Assista o vídeo na coluna no DIARINHO.net
Surtou
Por escrevinhar sobre o Parque das Ilusões, digo, Central, essa semana, em reunião com organizadores da manifestação da 4ª Avenida, no gabinete do prefeito rei do rock, o clima ferveu, tudo por conta do vereador e dublê de vampiro italiano Nilson Probst (MDB), que não gostou de ter escutado de uma moradora o questionamento da presença de vereadores.
Tá calminho?
Ao ouvir isso, Nilson teria endoidado e fez um griteiro medonho, saindo da sala esbravejando com meio mundo. Um corre-corre dali, acalma daqui, água com açúcar, com gás pra ver se a excelência excelentíssima se acalmava.
Rango do Observatório
Presidente do Observatório Social da city pexêra, Ricardo Collyer, e o presidente emérito, Paulo Sabatke Filho, visitaram o pançudinho escriba. A dupla veio convidar e divulgar o almoço da entidade que acontece neste sábado, no Lions Clube Itajaí, na rua Professora Clotilde Ramos Chaves, 110. O povo lá vai cobrar só a maionese por 65 reais, e junto vai um baita, digo, suculento, churrasco de igreja.
Quinze anos
Segundo o chefão do Observatório Social, Ricardo, o intuito é comemorar os 15 anos da entidade, reconhecer os mantenedores, além de usar os recursos obtidos pra custear as despesas. Outra informação trazida à baila na visita é de que estão estudando lançar um site com notícias das entidades parceiras: ACI, CDL, Sindicont, lojas maçônicas Estrela Mística, entre outras.
Vazando radiação
Situação séria andou acontecendo no Centro Integrado de Saúde (CIS) do antigo Vassourão, digo São Vicente, em Itajaí. O aparelho de raio-x estaria vazando radiação e, com isso, foi preciso isolar e lacrar o equipamento e área, com severas providências. Caso sério!
Sobrecarregar
Além de ser um caso sério e que precisa ser esclarecido, com certeza vai sobrar lá pra Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cordeiros. Que eu saiba, são os dois locais de saúde municipal com raio-x. Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa...
Não morre de amores
A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), bateu um fio para o articulista. A galega afirma que não morre de amores pela Amfri e foi a primeira a pedir vista lá atrás, e que ainda tá esperando prestação de contas da última regata, e lascou que tá correndo no Tribunal de Contas bronca de outra edição da regatona, onde gente da Amfri e até jornalistas vão se incomodar e ter que devolver valores. Ui!
Não quer brecar
A galega brabona, bocuda e bonitona, diz que não quer que o projeto não aconteça por atraso do legislativo de Itajaí, sendo que as Câmaras de Vereadores de Navegantes e de Balneário Camboriú já deram o ok. Acentua que sempre foi favorável aos pedidos de vista de seus colegas vereadores quando tem dúvidas sobre a matéria em pauta, mas lembra que já tiveram tempo pra analisar isso de sobra.
Vai longe
Anna também fala que, após o aval da câmara, ainda vai passar pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que é quem vai dizer se tem interesse ou não. Anna fala que é projeto pra 10 anos e que, se tivesse vontade política de todos, nem precisava da Amfri.
CPI dos aluguéis
A vereadora birrenta, digo, Anna, falou também sobre a CPI das casas alugadas pelo município, revelando que já tem as assinaturas e o aval jurídico da piramidal pros detalhes de escolhas de membros etc, pra que seja instalada.
Mansão da Neusa, ops...
Anna fala que é um absurdo que a secretária Neusa Giraldi, da Assistência Social, tenha assinado tal contrato e que o tema não passa nem pelo prefeito Volnei e nem pelo vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré...
Mandou
Anna contou que foi lá na mansão da Neusa, digo, da Assistência Social, e que o local não comporta os servidores da pasta e viu “in loco” a dificuldade das pessoas que necessitam fazer o cadastro do Bolsa Família. Diz que a secretária alegou que falta pessoal, mas mandou cinco cargos comissionados fazerem um curso em Recife pra passear e tirar selfie. Ui...
Humilhação total
A parlamentar diz que a Neusa não permite que os servidores façam os cadastros do povo que necessita do auxílio do Bolsa Família nos computadores, e sim em fichas de papel, o que torna moroso o processo, e que, por conta de que a secretaria não mandou fazer novos cartões, muitos tem que pegar o cartão na secretaria, comprar o que necessita e devolver o cartão. Peloamordedeus!
Óleo e água
Os bocudos de plantão querem saber mesmo como vai ficar a relação do prefeito Liba Top, ops, Fronza, com o ex-prefeito Bob Carlos, dentro do partido. O que rola nos bastidores é que um é óleo e outro é água. Não se misturam...
Escanteado
Bob Carlos, apesar de ser cargo do deputado estadual Napoleão Bernardes, é só isso mesmo que ele é, já que vai ficar escanteado com a chegada do adversário Liba Fronza, e também seu chefe de gabinete, Ademir Foguinho Campestrini, como presidente do PSD local.
Revoada
Dizem por aí que, apesar de ser cargo do Napoleão, Bob está pensando em uma revoada pra se ver longe do Liba. Os linguarudos de plantão lascam que isso seria uma ótima para o grupo do atual alcaide que não quer estar ligado de jeito nenhum ao ex-prefeito que tem broncas cabeludas. Arreda, raça de infelizes!
PCdoB
Em conferência realizada no último dia 25 de outubro, os militantes do Partido Comunista pexêro, o PCdoB, debateram sobre seu projeto político para as eleições de 2024, que tem como prioridade reconquistar a cadeira na piramidal casa do povo.
Sara e Matheus
O intuito do partido da foice e do martelo é que, com uma cadeira no legislativo, o mandato possa ser porta-voz das pautas defendidas pela sigla, assim como fortalecer a sigla na região, sendo aprovada as pré-candidaturas da bela Sara Ternes e Matheus Guimarães.
Contribuir
Além da aprovação das intenções para 2024, o PCdoB também está reconduzindo Sara Ternes à presidência pelos próximos dois anos. Em contato com o socadinho escriba, Sara reforça que “o PCdoB faz parte da Federação Brasil da Esperança, junto com Partido dos Trabalhadores, e quer contribuir para a construção de um projeto majoritário avançado, justo e inclusivo para a nossa cidade.”