Vivendo no caos
A manifestação da Intersindical dos Trabalhadores Portuários de Itajaí contra a Antaq, no fim da semana passada, demonstrou que a liderança dos trabalhadores portuários tá gostando de viver no caos. Parece que conflitar e usar a massa de manobra da mão-de-obra é o objetivo, e não resolver as coisas. Agora que a Antaq está certificando que as propostas sejam exequíveis, ainda não tá bom?
Gostam de ilusão
Aí quando veio o Décio Lima (PT) dizer que em 30 dias o porto teria navios, mesmo sem qualquer fundamento ou perspectiva palpável, a Intersindical bateu palmas e fez loas ao ex-deputado federal e atual presidente do Sebrae nacional. Parece que gostam mesmo de viver iludidos e quando alguém enfrenta o tema como tem que ser enfrentado, ficam querendo bater pra conseguir holofotes.
Propostas irreais
Quando foi aberto o envelope de uma empresa que ninguém sabe quem é, com uma proposta muito superior à capacidade operacional do Porto de Itajaí, estava clara mais uma ilusão neste pesado jogo para o arrendamento do nosso porto. Tá certa a Antaq que, aliás, lançou um edital exatamente como os trabalhadores portuários pediram, com prazo e movimentação mínima. E o Décio tá viajando?
Sem aventuras
O que a Antaq tem feito agora, na fase de habilitação, é cuidar justamente para não cometer nenhuma aventura, acreditando no que tá escrito, sem a comprovação de que pode ser executado. Depois de muitos aventureiros nesse cenário, alguns até apoiados pela liderança da Intersindical dos Trabalhadores, nada mais justo do que tomar todos os cuidados e precauções possíveis!
Quer vitrine
A raça de linguarudos garante que o presidente da Intersindical, o siachão do Ernando Correio, fica revoltado quando não é convidado para sentar à mesa de destaque, e, quando não consegue um espacinho na vitrine, usa seu povo e a instituição para se aparecer, como foi a cartinha desaforada pra Antaq. Desse jeito só consegue desafetos e vira motivo de piada pronta!
Dia D
O secretário de Saúde de BC, Omar Tomalih, pilotou pessoalmente o Dia D da Multivacinação, que foi no último sábado que passou e se repetirá no próximo sábado. Já na sexta-feira, Tomalih esteve no posto central da rua 1500, juntamente com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), divulgando o grande esforço nacional de vacinação voltado a crianças e adolescentes na Dubai Brasileira.
Outubro Rosa
O resultado do esforço na divulgação da campanha de multivacinação foi a grande procura nos postos, que também tiveram diversas ações voltadas às mulheres, já que no sábado ocorreu, também, o Dia D do Outubro Rosa. Com empenho e participação pessoal nas obras e ações voltadas à população, Tomalih imprime um elogiado ritmo na saúde de BC.
Agora vai?
Prevista, finalmente, via bastidores políticos, para essa semana, a chegada na leleia do projeto alternativo do governo estadual para aliviar o desconto de 14% na espinha dos servidores públicos aposentados e pensionistas que ganham abaixo do teto da Previdência.
Alternativa
A proposta que vem sendo esperada há tempos é uma alternativa ao projeto de lei em tramitação de autoria do deputado petista e opositor ao governo, Fabiano da Luz, que sugere a revogação total dos 14% de contribuição.
Novos critérios
Enquanto isso, consta que o projeto do governo Jorginho Mello definirá novos critérios para cobrança dos 14% dos inativos e pensionistas via um estudo do Instituto de Previdência do Estado, o Iprev. Prevê teto de isenção de 2 salários mínimos ainda em 2023, 2,5 salários em 2024 e 3 mínimos a partir de 2025.
Fundos
Também deverá haver a proposta de criação de dois fundos: o SC Futuro, de capitalização para todos os servidores admitidos a partir de janeiro de 2024; e o SC-Seguro, que incorporará patrimônio imobiliário para conter ou reduzir o déficit atual de 5 bilhões de reais anuais. Aliás, esse é o problema principal que está pegando, o déficit bilionário para equilibrar as contas.
Pressão total
Enquanto isso, o atual líder do governo na Alesc, o intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), vem sendo pressionado pelos dirigentes sindicais representantes dos vários setores do funcionalismo estadual no sentido de liberar a tramitação do projeto do Fabiano da Luz (PT), do qual pediu vistas no início de outubro, quando estava para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Tramitação democrática
Naatz alegou, além da necessidade de estudos dos detalhes constitucionais do teor da matéria, a questão do bom senso democrático em aguardar a chegada do projeto do governo para uma tramitação em conjunto, facilitando os debates.
Sem pressa
O bagrão do PL tem observado também que não adianta aprovar um projeto às pressas para fazer média política-popular e tentar resolver um problema, quando depois poderá ser criado outro, com eventual contestação judicial da matéria. Por outro lado, consta também que o governo Jorginho Mello (PL) poderá aproveitar a semana para enviar mais projetos, constituindo o envio de um pacotão.
Pacotão
O pacote de projeto incluirá medidas de apoio financeiro para amenizar as perdas de pessoas físicas e jurídicas com os efeitos destas últimas enchentes na Santa & Sofrida Catarina. Seria uma maneira de contrabalancear os humores políticos entre projetos espinhosos e de “bondades”. A conferir...
Ambulâncias
O Ministério da Saúde entregou cinco ambulâncias pra citys da Santa & Bela Catarina. Esta iniciativa representa uma renovação essencial na frota, beneficiando Criciúma, Içara, Itajaí, Joaçaba e Rio do Sul. Cada uma dessas ambulâncias representa um investimento de R$ 276 mil, totalizando R$ 1,38 milhão que será direcionado para garantir atendimento ágil e de qualidade.
Samu
Esta doação é fruto de um processo criterioso, realizado pelo Ministério da Saúde, visando fortalecer a implementação e manutenção do Samu, criado pelo presidente Lula (PT). Desde sua criação, o Samu tem sido uma força vital em nosso país, salvando inúmeras vidas em momentos de emergência.
Vidas salvas
Desde o seu início, quantas vidas foram salvas graças ao Samu? Milhares, talvez milhões. Cada uma delas é uma história de esperança e superação. Cada uma delas é um testemunho do valor incalculável deste serviço.
Eficiente
Que essas ambulâncias sejam instrumentos valiosos para a promoção da vida e da saúde em Santa Catarina! A população desses municípios poderá contar com um atendimento mais eficiente e rápido em casos de urgência e emergência aos municípios receptores e região vizinha.
Tudo junto...
A manifestação com relação ao Parque das Ilusões, digo, Central, na região da Quarta avenida na Dubai Brasileira, reuniu oposição e situação no berreiro contra a possibilidade de sua efetivação. O ex-menino pobre do bairro dos Municípios (Mumu), o dublê de novela mexicana e pré-candidato a prefeito Claudir Maciel (PSD), tava lá.
...& misturado
A minha musa vereadora e pré-candidata a prefeita, a entisicada Juliana Pavan (PSDB, por enquanto), também abriu as asas, digo, participou da manifestação. E, pasmem, o vereador governista, lampadinha, ops, Anderson dos Santos (Podemos), também deu as caras pra apoiar a manifestação.
Outra coisa
O ex-atucanado Leonel Pavan se filiou no PSD e é pré-candidato a prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, e a sua rebenta (Juliana) iria ou vai desembarcar no PSD com o objetivo de estar na disputa à principal cadeira dos altos da Dinamarca. Ou esse jogo já está sendo jogado com a chegada do Claudir, ou ele é carta fora do baralho. Ou nem isso e nem aquilo? Sei lá, entende?!