Não para
O homem da pesca, presidente do Sindipi, o Agoniado, ops, Agnaldo Hilton dos Santos, não para. Nesta semana ele esteve com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde rola o IFC Brasil, o maior evento de aquicultura do Brasil. O superintendente federal da pesca em SC, Delcy Batista, estava junto.
Visto pra ser lembrado
O foco do trabalho do Sindipi, lógico, é o peixe de água salgada. Mas Agnaldo, que de bobo não tem nada, sabe que só é lembrado quem é visto, e aproveitou a oportunidade pra estreitar ainda mais os laços com o ministro da Pesca, além de deputados e uma pá de autoridades do mundo pesqueiro e de fora dele.
Direto em Brasília
De Foz do Iguaçu, Agnaldo já embarcou em um voo direto a Brasília, onde acompanhou de perto e com olhar atento uma audiência pública sobre a pesca de arrasto no Senado. Nesta quinta-feira, ele participa de outra audiência, desta vez na Câmara, sobre pesca de cação.
Conquista da pesca
Nesta quarta, a Comissão de Agricultura da Câmara rejeitou o PL 347/22, que visava proibir a pesca de arrasto no Brasil. A comissão seguiu o parecer do relator, deputado Raimundo Costa (Pode-BA). Em agosto, Raimundo Costa recebeu a visita do presidente do Sindipi, que explicou a importância da pesca de arrasto para SC e, pelo visto, convenceu o deputado. Haja fôlego!
Aliança com o povo
O vice-presidente da piramidal pexêra, o galego Rubens Angioletti (PL), foi pra tribunal reclamar dos malacabados que falam que ele não tem alianças com o grupo. Na fala, o pré-candidato a prefeito disse que sua aliança é com o povo e que não quer ficar refém da velha política, que “está mandando há mais de 30 anos com os mesmos manipuladores e manipulados”. Até aí tudo bem.
Galego esquecido
O problema é que, quando o discurso é um, e a prática é outra, fica cada vez mais difícil de acreditar no que o galego fala. Se ele tá reclamando de uma política dominada pelas mesmas figuras há 30 anos, faltou dizer pro eleitor que, durante muitos desses anos, ele mamou gostoso nas tetas do poder público sendo conhecido como uma cria da República da Itaipava. Eitcha!
Se lambuzou
No seu próprio discurso, dizendo que o poder atrai e seduz, o galego poderia ter feito um reconhecimento de culpa, pois durante boa parte dos governos do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (Progressistas), além das gordas verbas de mídia, Rubens tocava cerimoniais da prefa e chegou até a viajar, com dinheiro público e tudo pago, pro exterior para ver a Volvo Ocean Race.
Isso Cê Não Conta
Teve gente que, olhando a fala do galego na tribuna, disse que ela estava parecendo aquela música famosa do Bruno e Marrone, cujo título é “Isso Cê Não Conta”. O povo pode até ter memória curta e embarcar em uns papos furados, mas graças à raça de disseminadores da discórdia, cuja memória anda melhor que a de elefante, tem gente que vai passar vergonha instantânea, no pix.
Construtora da Discórdia
Fontes da Costa Verde e Mar garantem que uma construtora de prédios chiquetosos tá passando por uma brigaçada danada entre seus proprietários, todos membros da mesma família que dá sobrenome à marca da empresa. Um pai e um filho se aliaram contra outro filho, que administra os negócios, mas estaria fazendo burrada atrás de burrada, além de crimes pra lá de escabrosos. Eitcha!
Clientela VIP
A empresa se orgulha em ter entre seus clientes um monte de VIPs com fama internacional, mas não estaria dando conta de aguentar os egos pra lá de inflados do irmão que ficou encarregado de tocar os negócios. Segundo a raça de linguarudos, a parte que estaria alijada do comando e tomando bola nas costas todo dia denunciou pra Receita Federal e pra Polícia Federal uma série de barbaridades. Vixe!
Todos no limbo
Do jeito que a coisa anda, logo pai, filho e o irmão bonzão devem enfrentar a dona justa, já que o sobrenome deles é o mesmo e, com o provável surgimento de investigações sobre lavagem de dinheiro e má administração da construtora, capaz de todos se queimarem e pagarem o pato. O poder e o dinheiro teriam subido pra cabeça do bonzão, que vai colocar a família no mato. Mas quando que não sobe, né?
Univali em festa
E a nossa universidade maior da city pexêra tem uma semanada de festa e comemorações alusivas aos 59 anos do ensino superior de Itajaí e 34 anos como universidade. O templo do saber quase sessentão merece nossos parabéns.
Programação
A programação está rica de atividades culturais, com diversas apresentações artísticas, culturais e musicais, com o festival de dança, peças de teatro, festival internacional de música e tantas outras atrações para a comunidade interna e externa.
Homenagens
E nesta sexta acontece a solenidade de comemoração dos aniversários e homenagens aos professores e funcionários com tempo de casa, mérito docente e pesquisadores destacados bolsistas de produtividade do CNPq. Como dizem nos corredores, é o reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, colocando em prática uma forte bandeira da gestão: a valorização das pessoas.
Destaque no ranking
E para presentear a instituição, o chiquetoso ranking internacional de qualidade, QS Latin America University Ranking, coloca a Univali mais uma vez no rol das principais universidades da América Latina, com destaque para a qualidade de ensino, produção científica, inovação e internacionalização. Parabéns para nossa Univali, orgulho de Itajaí e região. E que venham mais conquistas.
Prefeito Tiago
Prefeito Tiago Baltt, de Balneário Piçarras, esteve com seu grupo na mais envolvente Gororoba dos últimos anos. Desfilou com a bela esposa, Andressa, que também é presidente do MDB de Piçarras e será vice-presidente estadual do MDB Mulher.
Não para nunca!
O prefeito Tiago está em período de férias, mas não de descanso. Anda pra cima e pra baixo para que tudo continue bem. Na Amfri, dizem que o homem não descansa nunca. Não tem tempo para falar mal dos outros. É de boa vontade que se faz a boa política.
Conselho Tutelar
O clima esquenta na reta final das eleições do Conselho Tutelar na Maravilha do Atlântico. O Ministério Público está tendo um trabalhão em pegar os candidatos que burlam regras do pleito. Uma delas é demonstrar apoio político partidário em redes sociais. Os candidatos que irão representar a comunidade, Lico Passos e Ricardo Oliveira, o Dinho, são os principais alvos.
Impugnação
Nesta semana, o MP pediu a impugnação da candidatura do ex-cargo comissionado da Comunicação do governo Fabrício Oliveira (New-PL). Dinho Oliveira é acusado de usar a estrutura de governo com franco apoio de vereadores da base, do próprio alcaide, secretários municipais e até mesmo o comandante do 12º BPM, Rafael Vicente.
Documentado
O MP tem fotografias, postagens em redes sociais e até na imprensa da participação dos bagrões na campanha de Dinho Oliveira. Outros candidatos, Lico Passos e Cristiane Amorim, também entraram na roda dos pedidos de impugnação por conta de apoios de vereadores.
Proteção Comdica
Outra linha de ação do Ministério Público vai contra o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Cérebro, ops, João Passos, que estaria protegendo a candidatura de Dinho Oliveira.
Cargo
Passos é cargo comissionado da Secretaria de Exclusão, ops, Inclusão Social, comandada pela Christina Barichello, a Pink. O Cérebro, digo, João, é subordinado direto da secretária, que também está publicamente apoiando a campanha de Dinho Oliveira pro Conselho Tutelar.
Guerra Jurídica
O pleito tem tudo para acontecer sob forte guerra jurídica entre o Ministério Público e o jurídico dessas candidaturas. Rolou também um encaminhamento para a 9ª Promotoria, para investigar o envolvimento direto do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) e de secretários por conduta ímproba. A temperatura sobe a cada dia.
Sanfona ceifadora
O fato do diretor do Ceja, Nei Fernandes, da Dubai Brasileira, ter tocado sanfona na festa de aniversário do ex-tudo Leonel Pavan (PSD), em seu aniversário realizado no último dia 7 de setembro, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, lhe custou o emprego. Nei trabalha há seis anos no Ceja e Pavan exaltou que é um baita sanfoneiro, disco de ouro.
Ceifou
O vereador licenciado e secretário de Educação, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), não teria gostado, achando que o Nei não deveria estar ali, demonstrando seus dotes artístico-musicais, além de cuidar do ensino de adultos.
Rejeitou a ligação
O papo da ceifada da sanfona, digo, do barnabé, teria chegado ao ouvido do ex-atucanado Pavan, que tentou ligar para o Achutti. Em áudio (escute na coluna no DIARINHO.net), Pavan lamenta que o Quero-Quero tenha rejeitado sua ligação e diz, entre outras coisas, que iria ligar para o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL).
Perseguição
Pavan acusou Marcelo de o estar lhe perseguindo e disse que tem gravado Achutti choramingando que estavam querendo tirar recursos da creche Vianna de Carvalho e ele (Pavan) se colocou à disposição pra ajudar. “Você que é contra perseguição!”
Uma pá de gente esteve lá
Pavan lembrou ainda da presença de diversas figuras públicas da região, prefeitos, deputados estaduais e federais, incluindo cargos da prefa de Balneário Camboriú. Pavan fala em nomes que lhe mandaram parabéns, que não puderam estar presentes, como Mazoca, Rubens Spernau e o próprio prefeito Fabrício. Pavan falou que o deputado sapatinho Carlos Humberto (PL) ainda discursou no seu festerê.
Criticado
Aliás, o Quero-Quero tem recebido críticas de pares seus na casa do povo da praia alagada, ops, alargada, de que atende todo mundo bem político, promete ações e soluções, mas não resolve nada, descascam excelências excelentíssimas que até pouco tempo dividiam o palco, digo, o plenário da câmara de vereadores. É, de pedra pra vidraça... Escute os áudios na coluna no DIARINHO.net.
Invés de...
Tem vereador que soprou nos sensíveis zovidos do pançudinho escriba que, em vez de cuidar de unidades escolares, fica reformando o Clube das Mães com material que era pra ser reformada escola de educação. “O clube das mães, ele fez isso, mas tem uma grande aliada que é a secretária da Educação, Juli”, descasca o parlamentar. Ui! Fiquei até meio surdo depois dessa...
Sem noção
Quando se imagina que um político ou figura pública não vai conseguir se superar ao propor projetos bobos ou falas e defesas do nada ao lugar nenhum, o vereador Kaká Fernandes (Podemos) vira e mexe acaba por surpreender negativamente. Não sei se é a insana busca por likes ou apenas para jogar pra plateia de insanos. Assista o vídeo na coluna no DIARINHO.net.
Comissão de Ética
É de saber se os vereadores da casa do povo da praia alagada, ops, alargada, vão entrar no eterno corporativismo ou vão levar à comissão de ética o Kaká, que gravou vídeo chamando o ministro Luis Roberto Barroso, do STF, de cupincha de bandido e político ladrão. Um descalabro sem tamanho. Um ataque insano contra as instituições e seus representantes. Será que os edis vão se fechar em copas?
Jorginho com os dinossauros
O governador Jorginho Mello (PL) estará na Dubai brasileira no começo da noite desta quinta-feira. O mandatário-mor da Santa & Bela Catarina participa da inauguração do Aventura Jurássica, o primeiro e maior parque dos dinossauros do país. Com certeza, Jorginho terá a companhia de políticos dinossauros, além de outros répteis, digo, figuras, alguns venenosos e outros nem tanto...
Gororoba do JC
Pra fechar com chave de ouro a 15ª Gororoba do JC, o caderno chiquetoso do evento circula na próxima terça-feira, encartado no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Então, é ficar esperto e reservar o seu exemplar no seu ponto de venda preferido.