JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Amin passa por cirurgia em Brasília
O senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) passou por cirurgia na coluna
João Paulo
Na maior correria do sul do mundo pra divulgação da Gororoba do Jotacê, fontes vermelhinhas sopram nos sensíveis zovidos do socadinho escriba a possibilidade de retorno às lides políticas do polido advogado João Paulo Tavares Bastos Gama.
E por que não?
Logicamente que fui consultar o Pai Atanásio, que anda mais atacado do que nunca, cada vez mais rabugento e mácriado. Contudo, o veio gosta que se enrosca de dar seus pitacos e orientações políticas e eleitorais. Metido a sabichão que só ele, até defendeu o retorno de Jedi, digo, João Paulo. “Jota, e por que não o João Paulo novamente candidato a prefeito?”.
Desformatado
Na narrativa do Pai Atanásio, a ideia seria um João Paulo livre, leve e solto, sem o formato que adotou quando foi candidato à sucessão do ex-homem dos galináceos, o ex-prefeito Jandir Bellini (Progressistas).
Vermelhinho
Naquela eleição, João Paulo teve que defender legados de uma era que chegou ao fim, além de se portar como moço da moral e dos bons costumes. Pra cair como uma luva na sua teoria do além, o metido do Pai Atanásio disse que o destino do ex-presidente da OAB seria o Partido dos Trabalhadores.
Suavizar a imagem
Aparando as possíveis arestas da sua teoria, Pai Atanásio alembrou que o João Paulo e o ex-deputado federal e atual presidente do Sebrae Nacional, o Décio Lima (PT), são amigões e parceiros das antigas no movimento estudantil e candidaturas eleitorais e da OAB. Além disso, sabedores de que a esquerda rotulada não tem muito espaço por aqui, João Paulo pode suavizar a imagem do PT.
Novo
O Jeferson Espindula, Jorge Otero e o Dante Gervásio, do partido Novo, visitaram o socadinho escriba e reiteraram que votam no JC e estarão na Gororoba. O trio reafirmou que o Novo terá uma nominata no ano que vem.
Aqui ó:
Inclusive, quem quer se filiar no Novo pexêro e ser uma liderança precisa passar por um processo de seleção e formação de candidatos pra eleição do ano que vem. É só se Inscrever no Jornada 2022: jornada2024.novo.org.br
Coluna
O senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) passou por um procedimento cirúrgico na coluna na tarde da última terça-feira, em Brasília. Ele se recupera bem.
Tudo bem
Amin publicou uma mensagem nas suas redes sociais: “Realizei um procedimento cirúrgico na coluna na tarde de ontem, em Brasília, e graças a Deus me recupero bem. Obrigado a todos pela torcida e pelas orações”. O socadinho escriba faz votos de saúde!
Proibir
A deputada federal Daniela Reinehr (PL) protocolou o projeto de lei nº 4309/2023 para proibir a reconstituição de leite em pó importado por pessoa jurídica para venda como leite fluido no território nacional.
Impactos
A parlamentar protocolou, também, indicação ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para que o governo federal adote medidas para minimizar os impactos causados pela importação desenfreada aos produtores leiteiros nacionais.
Um milhão
No texto, fica proibida a reconstituição de leite em pó importado por pessoa jurídica para venda como leite fluído no território nacional. A empresa que infringir a lei fica sujeita à penalidade, como multa no valor de até R$ 1 milhão por infração e suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento.
Excepcional
O projeto define, ainda, que o Ministério da Agricultura e Pecuária somente poderá autorizar a reconstituição do leite em pó por pessoa jurídica em caráter excepcional, se comprovada a situação de desabastecimento efetivo do produto no mercado nacional. E isso por tempo determinado, priorizando a reidratação do leite nacional.
Terceiro maior
O Brasil é o 3º maior produtor de leite do mundo. Por ano, o setor nacional produz 34 bilhões de litros de leite. São mais de 1 milhão de propriedades produtoras, presentes em 98% dos municípios brasileiros, sendo que as pequenas e médias propriedades empregam quase 4 milhões de pessoas.
No Oeste
A Santa & Bela Catarina tem uma produção anual de 2,9 bilhões de litros de leite, com 70% dos criadores localizados na região Oeste; são 80 mil produtores responsáveis por 7,4 milhões de litros por dia.
Legislação precária
Mesmo assim, embora o Brasil tenha uma capacidade ímpar de produzir leite, a legislação é bastante precária, por diversos motivos, a exemplo de burocracias desnecessárias e facilitações tributárias que tornam a concorrência ainda mais desleal.
Informação
“Não podemos esquecer também que o Código de Defesa do Consumidor é um ponto importante a se considerar. Ele prevê que os consumidores têm o direito à informação clara e adequada sobre os produtos que consomem”, lembra a deputada.
Equivalência
“Solicitamos ao ministério a adoção de medidas para que os consumidores tenham acesso a produtos com origem e composição claramente identificáveis, tornando obrigatória a rotulagem impressa na embalagem do produto como “leite reidratado” e que seja fornecido subsídio econômico ao produtor nacional, com a redução de carga tributária, para permitir que haja uma equivalência com o preço”, defende.
70 mil toneladas
No primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil importou quase 70 mil toneladas de leite, creme de leite e laticínios (exceto manteiga e queijo), conforme dados da ComexStat. O volume é mais do que o triplo em relacão ao mesmo período de 2022.
Importou
Só da Argentina, o Brasil importou 34,6 mil toneladas, mais do que as 12,6 mil toneladas no mesmo período de 2022. Já o Uruguai, aumentou em mais de cinco vezes a sua exportação para o país – de 5,8 mil para 28,7 mil.