Bocudo
Sem papas na língua, o bocudo do deputado estadual Ivan Naatz (PL) passou pela choupana garantindo que vota no Jotacê e vai estar presente com a sua tchurma na Gororoba. No rasante, não poupou palavras e debulhou sobre os destinos do PL na city pexêra e na Dubai brasileira. Muita gente diz que a sigla está dividida e analisando os cenários, mas pra ele as candidaturas estão postas.
Sapatinho lá
Pra Dubai brasileira, o deputado entisicado Ivan Naatz debulhou que o melhor candidato que o partido pode ter é seu colega de leleia, o mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL).
Que me perdoe?
“Com a força de um mandato, mesmo que façam mundos e fundos pra tentar tirar a candidatura do ex-vice-prefeito do páreo, no fim, o partido não vai ter opção melhor”, aposta Naatz, completando. “Que me perdoe o Fabrício, mas em Balneário nosso candidato deve ser o Carlos Humberto”.
Conversê
Oiá, com quase um ano para as convenções rolarem, conhecendo os bastidores políticos e como a roda gira fora da cena, este pançudinho acredita que muita discórdia e desconstrução ainda serão plantadas na Dubai brasileira.
Robison aqui
Já pra Itajaí, Naatz debulhou que tem tudo pro ex-vereador Robison Coelho (PL) representar a sigla na disputa pelo Paço da Vila Operária em 2024. O bocudo reconhece que o galego Rubens Angioletti (PL) é o preferido da deputada Ana Campagnolo (PL), mas alembrou que a bancada dos liberais na leleia tem 11 deputados e que a construção precisa ser conjunta. Pelo menos aqui, a guerra parece menor.
Bom trabalho
O deputado afiançou que o bom trabalho de Robison no governo do estado e sua habilidade para o diálogo devem cacifá-lo como candidato, pregando que o partido marche unido independente de quem for o escolhido. A missão de azeitar a máquina partidária quando se tem muita gente querendo não é fácil, sempre tem os desencontros, mas Itajaí parece mais suave de se resolver.
Vem pra Gororoba, você, também!
Quem pensa que tá longe, se engana, a Gororoba do JC, com a eleição do pançudinho escriba pra presidente, caminha a passos largos e o apoio e presença tem se intensificado. Neste sábado e domingo tem plantão no comitê de campanha, ops, choupana, das 8h às 12h e no domingo no mesmo horário. Vai ficar de fora? Informações no (47) 98842-9084 (zapzap).
Voto e emprego...
Já tem gente pedindo votos nas ruas da city pexêra pra futuro candidato em troca de emprego. Tem eleitor dizendo que se apoiar tal nome de futuro pré-candidato à excelência excelentíssima, com a garantia de voto da patroa, filho, sobrinho, neto, enteado, sogra e amante, não será esquecido e terá uma teta pra mamar, digo, carguinho. Pracabá!
Associação Madre Teresa
A Associação Madre Teresa, entidade filantrópica que tem como objetivo manter e promover melhorias no Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, assim como o acolhimento de seus pacientes, foi homenageada pela Assembleia Legislativa. O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) entregou ao presidente da entidade, Mauricio José Gom, uma Moção de Aplauso aprovada pelo parlamento.
Trabalho voluntário
O ato ocorreu no Espaço Cultural Cruz e Sousa, na Alesc, durante a abertura da exposição que celebra os 10 anos de fundação da entidade. Dr. Vicente, proponente da moção, destacou o trabalho voluntário realizado pela associação, que já intermediou o repasse de R$ 5 milhões para o Hospital Marieta, viabilizando investimentos na infraestrutura e nos serviços de atendimento aos pacientes.
Causa importante
“Feliz a cidade que tem uma entidade como a Associação Madre Teresa, que conta com uma direção comprometida executando um trabalho de credibilidade, transparência e de doação a uma causa tão importante que é o atendimento da saúde da população. É um exemplo da força do voluntariado.”
Mais de 700 mil habitantes
O Hospital Marieta Konder Bornhausen presta atendimento a uma região com mais de 700 mil habitantes, que engloba todos os municípios da região da Foz do Rio Itajaí. São 72 mil atendimentos anualmente, sendo 92% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Complexo hospitalar
Uma das metas da Associação Madre Teresa é a conclusão das obras de ampliação do hospital, com a construção do Complexo Madre Teresa, que se arrasta desde 2012. A nova torre de 15 andares deve ser concluída no próximo ano. Isso tornará o Hospital Marieta Konder Bornhausen o maior de Santa Catarina, com 624 leitos.
Voluntários
Importante ressaltar a presença silenciosa de muitos voluntários, que arregaçam a manga da camisa em prol da Associação Madre Teresa, o Artur de Jesus, sua esposa Rosangela, o Bilula, entre outros, trabalham silenciosamente em prol de ajudar o hospital e, por conseguinte, os pacientes.
Apoio
O aniversário de 10 anos da Associação Madre Teresa, no novo complexo do hospital Marieta, e a Irmã Sandra Pedrinha Zanotto falou em seu discurso sobre a importância de se manter acesa a chama da compaixão, da ajuda e da solidariedade. “Com o apoio de várias pessoas, daremos passos ainda maiores”.
Entrelaçar de mãos
Da área da saúde e político, representando o governador Jorginho Mello, Dado Cherem disse em discurso que, quando atuava na Secretaria de Estado da Saúde, conheceu todos os hospitais de Santa Catarina. “E somente com o apoio e parceria da sociedade civil organizada e empresariado local é possível dar uma estrutura melhor às unidades. Esse entrelaçar de mãos é fundamental”, afirmou.
Recém-abertas
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, em Brasólia, aprovou nesta semana um projeto que estabelece descontos nas alíquotas do Simples Nacional no caso de micro e pequenas empresas recém-abertas. O objetivo é incentivar os novos empreendedores e também a formalização das empresas.
Favorável
O texto teve como relator o deputado federal Jorge Goetten (PL). Favorável à aprovação, o deputado apontou que somente 40% das empresas criadas no Brasil sobrevivem aos primeiros anos de vida, ou seja…
Emprego e renda
“As dificuldades enfrentadas são muito maiores no início, principalmente na questão financeira. É importante que sejam dados todos os incentivos possíveis pra que elas consigam enfrentar essa fase e não fechem as portas, assim gerando empregos e renda”.
Depois de dois anos
Além disso, novos pedidos pelos mesmos proprietários só poderão ser feitos depois de dois anos, no caso de ramos distintos, ou quatro anos para o mesmo segmento. O projeto segue para análise de outras comissões da casa do povo federal, antes da votação em plenário. O autor da proposta original é o deputado Duda Ramos (MDB/RR).
Prompe
Goetten tem sido destaque no cenário nacional quanto ao incentivo para as pequenas empresas. No último mês, também foi escolhido como relator do projeto que cria o Prompe (Programa Minha Primeira Empresa). O projeto quer incentivar, por meio de cursos e linhas de créditos, os empreendedores que estão iniciando suas atividades.
Solzão
Foi aprovada na semana que passou, por unanimidade dos deputados na leleia, a indicação 0905/2023, de autoria do deputado Miotto, dirigida à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. “Sugerimos ao governo do estado que priorize em todas as novas construções de prédios públicos a utilização de sistema de captação de energia solar”, defendeu.
Energia solar
“Inclusive, em agosto de 2019, apresentamos um Projeto de Lei com este intuito, mas de acordo com o Regimento Interno da Alesc, esta não é uma incumbência legislativa e sim do poder executivo”, recorda o deputado.
Importância
O parlamentar conclui destacando que a relevância da sugestão voltou a ser abordada no dia 16 de agosto, durante reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, que é presidida por Miotto. O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, participou e lhe foi apresentada a importância da utilização de sistema de captação de energia solar.