59 anos hoje
Balneário Camboriú aniversaria hoje, quase uma sessentona, e com muita coisa a comemorar. A cidade vive um momento único de expressão nacional e internacional. O leitor das linhas pode bizolhar na edição impressa do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, e no DIARINHO.net, um baita caderno, na verdade uma revista chiquetosa, feita pela equipe que mostra a pujança da nossa querida Dubai brasileira. Bacana de ver.
Nos píncaros da lua
O alargamento da praia Central fez bem para a cidade, mas não foi só isso. As pessoas de fora que visitam a Dubai brasileira têm a impressão de estar em outro país, pelo menos é o que dizem... Isso não é pouco.
Muito lá
BC é muito “atração”, muito “cidade turística”, muito “assombro”, com seus prédios gigantes, sua praia alagada, digo, alargada, ruas e avenidas impecáveis, tudo funcionando como um relógio, limpo, brilhando, jardins, praças, praias, carrões... Muito Dubai...
E muito cá
Mas, se olhar de perto, BC é uma cidade com a identidade daqui, também, da pesca, do arrastão, dos bairros, da tradição, das esquinas, das padarias, dos pontos de encontro de um povo que se vê e que participa da cidade. No meio de tantos sotaques, é o sotaque catarinense, litorâneo, raiz, que dita, no fundo, o discurso dessa cidade única. E é bom que seja assim.
Centro da Amfri
Um amigo me diz que a nossa próspera região da Amfri pode ser vista como uma cidade só, uma cidade enorme. Nessa grande cidade chamada Amfri que ele vê, Balneário Camboriú é o centro, é a vitrine para onde todo mundo está olhando, e é essa sua liderança natural que impulsiona todas as outras cidades da região, com suas características próprias, sua diversidade, mas dividindo a luz desse farol BC. Vai que é isso...
Parabéns
Então, fica os parabéns da coluna à nossa Dubai brasileira, Maravilha do Atlântico Sul, BC, Balneário Camboriú, de tantas denominações, e também de tantas expressões de sucesso. Uma cidade, sob muitos aspectos, exemplar para outras cidades e para o Brasil que dá certo.
Cidade pop star
E esse parabéns vai, também, sem sombra de dúvidas, para o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), que é a cara de BC, que transformou e deu novo impulso à cidade em dois governos marcados por obras imensas que pareciam impossíveis de serem feitas. Fabrício provou que quando se persevera o impossível é possível. Isso ninguém tira dele. Então, estão todos de parabéns. Cheers!
Entrando no jogo
Não é de hoje que o governo do estado, mesmo sem atuação administrativa direta sobre o Porto de Itajaí, tem se colocado à disposição para auxiliar a city na retomada de movimentação de cargas e navios no lado de cá do rio Itajaí-Açu.
Inúmeras
A equipe de sabichões da Secretaria de Portos da Santa & Bela Catarina e o próprio governador Jorginho Mello (PL) já se reuniram inúmeras vezes com técnicos e autoridades na busca de um caminho para o terminal da city pexêra.
Entrando no jogo 2
E, na terça-feira, aproveitando a ida para Brasília para tratar do embarque de frangos para o Japão, o manda-chuva da Santa e Bela se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), justamente pra falar do Porto de Itajaí. Jorginho externou sua preocupação com Itajaí e os impactos da queda de arrecadação pra city e para todo estado, com o cais vazio há mais de sete meses.
Invenção
Em entrevista após o encontro, o governador criticou a proposta de desviar navios do Porto de Santos para Itajaí, trazida pelo ex-deputado federal Décio Lima (PT) em entrevista coletiva onde sobraram fotos e sorrisos. Jorginho afirmou que é uma invenção impossível de acontecer, mas reforçou que o ministro está comprometido com uma solução de verdade.
Portos de sucesso
Hoje, Santa Catarina administra dois portos que têm colhido bons resultados, alavancando a economia das cidades onde se encontram. Com o sucesso da administração portuária em São Francisco do Sul e Imbituba, que operam em grande parte carga geral, a retomada do Porto público de Itajaí, especializado em cargas conteinerizadas, acaba sendo estratégica para a logística catarinense.
Alfinetada
Jorginho, ao se manifestar diante das câmeras em vídeo com o ministro veiculado pela Agência Catarinense de Notícias, deu uma alfinetada na situação, choramingando que está demorando demais a retomada da movimentação no Porto de Itajaí e que alguns compromissos tratados não estão sendo honrados. O que intriga agora é saber quem não tá cumprindo sua parte e jogando contra nosso porto.
Não conheço...
No programa TVBE entrevista da última terça-feira, que está sob comando do entisicado apresentador Fernando Pegorini, foi entrevistado o atual presidente do PSD de Itajaí, o desconhecido Everton Veiga, tanto é que o próprio Pegorini, que é filiado no PSD, disse no programa que não o conhecia... É mole?
Quem?
No entorno da política pexêra, todos sabem que o PSD foi tomado pelo grupo que é liderado pelo encapetado Fábio Rezes, o Fabinho, atual secretário de Comunicação da piramidal, e nesta quarta-feira se confirmou que o atual presidente só está ali de fantoche, pois, ao que parecia, nem sabia todos os nomes que são ligados à atual executiva.
Não tem
Quando instado pelas declarações que o ex-vereador Níkolas Reis deu na Rádio Univali a respeito do PSD regional, o presidente fantoche, ops, afirmou que, apesar do ex-vereador Níkolas Reis fazer parte da executiva como vogal, não teria autorização para falar em nome do partido, somente ele como presidente. Hummm...
Alfinetou
Pegorini alfinetou se houve conversa prévia com o antigo presidente do PSD pexêro, Omar Bernardino, o Baga, para tratar sobre a nova executiva, e o novo chefão disse que ainda não, e ainda não havia conversado com o Baga até o presente momento, e que independentemente o nome dele estava na executiva.
Falta diálogo
Nos bastidores, há quem diga que o ex-presidente Baga estaria fulo da vida. Primeiro, porque não foi consultado sobre a mudança de partido; segundo, porque não consultaram se queria ficar como membro. Enfim, o PSD demonstra que não tem respeito algum pelos seus pares, e o que mais falta é diálogo.
Sancho
Ainda em entrevista, o fantoche, digo, presidente que não é conhecido e não conhece ninguém, o Veiga, deixou claro que o pré-candidato a prefeito do PSD pexêro é o Sancho Pança Osmar Teixeira (Solidariedade, por enquanto). Pode isso, Arnaldo?
Sai pra lá
Ainda, apesar das declarações afirmando pré-candidatura majoritária do Sancho-pança ao PSD pexêro, quando provocado pelo Pegorini sobre a possível pré-candidatura do atual presidente da piramidal, Marcelo Werner, no PSD, Veiga respondeu que era bem-vindo, mas que acreditava que o caminho do Marcelo seria o Republicanos....
Traído
Nos bastidores da política peixeira, o todo-poderoso encapetado Fábio Rezes tem prometido mundos e fundos pra alguns vereadores, porém vai ter vereador traído no final dessa história. Fabinho estaria levando os vereadores Adriano Klawa e Beto Cunha para o Republicanos.
Não vai?
Klawa e Beto iriam pra sigla pra serem candidatos a vereador, mas quer levar o atual presidente do legislativo Marcelo Werner para o Republicanos e vendendo para os dois vereadores que Marcelo não será candidato a vereador. Será que será?
Fortalecido
De outro lado, o que parece ser evidente é que o Sancho Pança Osmar Teixeira vai ser enganado (ou tá tudo combinado?) com o fortalecimento do atual presidente do legislativo para ser vice do Partido Liberal papa-siri.
Salva e deixa o outro ao leu...
Percebe-se, nos bastidores, que Fabinho só está arrumando a nominata do Republicanos com muita dificuldade porque perdeu os mais de 150 cargos no governo do Barbudinho. Nos parece que o único interesse de Fabinho no PSD é salvar a vereadora bela do Selmo, Chris Stuart (PSC), sem se preocupar com o Miacho Otto Luiz Quintino (sem partido), que deu uma miada na sua popularidade. Oh, dor!
Tito
O arquiteto, ex-vereador, ex-secretário de Obras, entre outras pastas em Itajaí, com um grande legado de realizações na city pexêra, Tito Arruda, nossa eterna biruta de aeroporto, teria sofrido uma queda em uma obra, foi encaminhado ao hospital, e estaria se recuperando em casa. Um dos convivas da Cocada no centrão pexêro.
Saúde!
Nunca escondi de ninguém minha admiração pela inteligência, memória e conhecimento de fatos da história política de Itajaí que o Tito tem. É uma pessoa que vale a pena escutar, porque sabe, e muito, e é humilde e querido. Saúde, Tito!
Zanatta e Lula em Bruxelas
O vereador vermelhinho da Dubai brasileira, Eduardo Zanatta (PT), se encontrou com o presidente Lula em Bruxelas. Ambos estiveram participando da cúpula Celac-União Europeia. Zanatta foi o único vereador brasileiro convidado para estar com os bagrões e debater o acordo Mercosul-União Europeia.
Fortalecimento da América Latina
O vereador Zanatta divulgou que é preciso fortalecer a América Latina e o Brasil, e que “devemos construir um continente forte, que se desenvolva em suas potencialidades, e que o Brasil esteja na liderança em áreas estratégicas como clima, meio ambiente, combate ao desmatamento e transição energética, além do acordo Mercosul-União Europeia estar pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na agenda ONU 2030”.
Novo manda-chuva
Fábio Emitério Silva assume no próximo mês a presidência do diretório do PSD em Piçarras. Candidato a prefeito nas eleições de 2020, o empresário do setor de combustíveis tem a missão de reformular o partido e iniciar as articulações político-partidárias voltadas às eleições do próximo ano. Ele se coloca como pré-candidato a prefeito.
O único?
Nas eleições de 2020, Fábio foi candidato a prefeito em Balneário Piçarras, somando 41,90% dos votos válidos, atrás de Tiago Baltt (MDB), que conquistou 47,74%. Os linguarudos da ex-capital nacional do jet-sky afirmam que Fábio é o único capaz de bater de frente com o prefeitão da cidade.
Baita evento
O PSD prepara um baita evento para formalizar a posse de Fábio na presidência e também estimular as filiações. Fábio inclusive já vem conversando com lideranças de outros partidos, buscando consolidar o projeto. O Progressistas, por exemplo, – cada vez mais menos Pinguim – é um desses partidos...