Artigos
Por Artigos -
Hospital de Camboriú: o ato e os fatos
Sensacional, sob todos os aspectos, a reabertura solene do HCC Edwirges Bernardes. Notava-se no semblante dos presentes toda a emoção.
Vamos ao ato.
Apesar da chuva intermitente, o local estava pleno de pessoas: autoridades políticas, militares e eclesiásticas, funcionários e comunidade.
Para chegar-se ao 29 de setembro último, foram barreiras e peripécias a serem ultrapassadas pelo gestor municipal Dr. Élcio Kuhnen e toda sua equipe de governo.
O prefeito, médico que é, desfilou toda sua alegria num emocionante discurso, onde, com humildade, “dissecou” sua trajetória de aluno universitário e, principalmente, o porque queria aquela reabertura de hospital, para contemplar ao cidadão de Camboriú e região, suprindo uma grande lacuna nas cirurgias eletivas através do SUS e para conseguir minimizar as dolorosas listas de espera em várias especialidades.
A emoção também nos tomou de perto. Ainda mais que sempre nos aportamos ao Dr. Élcio, que ele era igual a nosso pai na época moderna. Dr. Carlos Moritz e nosso “camarada” fizeram e ele continua fazendo a medicina do BEM.
Os fatos.
Havia até então, bom número de pessoas e até entidade, remando contra a maré. Contra a reabertura. Talvez, muito mais ranço político, do que contemplar a cidade de Camboriú e oportunizar em nosso hospital, cirurgias à população, notadamente aos mais carentes.
Graças a dedicação do prefeito e sua assessoria e contando com a inquestionável compreensão e bom senso da Promotoria Pública, da Justiça, enfim, houve consenso ao pleito e o fato tornou-se viável.
Uma realidade.
Nos faz lembrar ainda, que cirurgiões e anestesistas, vão receber do hospital, através do SUS, por produção, por trabalho específico nas salas de cirurgias.
Temos consciência que a verba específica para tal, vem e sempre virá para o pagamento dos médicos que atuam nos procedimentos.
Basta usar o simples dever da transparência...
Vai daí, que não há necessidade lá na frente, de profissionais da saúde reclamarem seus proventos relativos ao trabalho efetuado.
Temos conhecimento dos princípios éticos, do caráter do prefeito, o que nos faz antever que a lisura será uma regra geral no manuseio das verbas públicas.
Alguns não queriam, mas a grande maioria vai bater palmas e usufruir de nosso hospital, evitando corre pra lá, corre pra cá, ou esperando na interminável fila de espera, fazendo com que o problema de saúde comunitária diminua.
Era o anseio da maioria de nossa população.
Foi promessa de campanha eleitoral?
Foi sim.
Com todos os problemas sobrepujados, o Hospital Cirúrgico Camboriú Edwirges Bernardes está “OPERANDO”.
Promessa cumprida Dr. Élcio.
De fato, parabéns pelo ato.