Artigos
Por Artigos -
A indignação seletiva e o nem um, nem outro
Fora Jandir e sua corja;
PPilantras;
Cadeia pros ladrões da Dupla Face e das Paradas Obrigatórias;
Estamos com vocês, Gaeco e juíza Sônia Moroso;
ACII, expulsa os empresários ladrões;
Apesar de Itajaí estar afundada numa lama de corrupções, com prisões e denúncias feitas pelo ministério Público contra grandes empresários, vereadores, secretários e diretores da prefeitura, domingo não vi sequer um cartaz, uma faixa, um coro ou uma palavra de ordem que se referisse a essa situação.
Também não vi qualquer referência a Eduardo Cunha (sabe, aquele né, que fez remessas já comprovadas de dinheiro para o exterior sem qualquer declaração, que comanda a Câmara dos Deputados e faz oposição ao governo federal).
Procurei e não encontrei críticas e revoltas contra os envolvidos na operação Zelotes que, estimam os procuradores federais, são responsáveis por um rombo de algo perto de R$ 19 bilhões. Tudo em sonegação.
Não vi:
RBS devolve os R$ 500 milhões sonegados;
Cunha, vai pra cadeia;
Fernando Henrique pega de volta as empresas que vendeu pros gringos
E por aí vai.
A manifestação do dia 13 não foi contra a corrupção. As camisetas Fora Dilma, Fora PT e Cadeia Lula, já padronizadas e usadas em todo país, as musiquinhas, as palavras de ordem, o controle dos microfones, mostram que a ação tática tinha apenas um alvo: o atual governo federal.
É como se a indignação das pessoas fosse seletiva. É como se a INDIGNAÇÃO das pessoas fosse SELETIVA (tá repetido propositalmente). É algo assim: Só o PT não pode fazer corrupção; todo o resto pode.
Antes que lá venham me dizer: seu petralha, tá tentando justificar o roubo e até xingamentos, já adianto que, desde 2008, estou fora do partido. Nas duas eleições de Dilma fui de Plínio de Arruda Sampaio e de Luciana Genro (do PSol) no primeiro turno. Também já fiz manifestação quando o Lula esteve em Itajaí e acabei indo detido junto com o Pedro Silva e o Moacir da Costa. Ah! E ainda ajudei a produzir as provas que denunciaram um pequena esquema de corrupção no governo Volnei Morastoni e me posicionei contra a verticalização da Praia Brava.
Não que muita gente não tenha ido à manifestação porque esteja cansada em relação à essa coisa abominável que é se aproveitar da coisa pública e lucrar ilegalmente. Mas, se o foi com esse objetivo mais amplo, acabou engolido pelo objetivo maior, que foi atacar a corrupção e os possível esquemas que vêm apenas de um grupo. Ou seja, mesmo que do fundo do coração estivesse exercendo seu direito republicano e democrático de ir protestar contra o que não acha correto, virou, sem querer, parte da grande massa manobrada e que praticou a INDIGNAÇÃO SELETIVA.
Nem branco nem preto; nem quem manteve os esquemas atuais (sim, os escândalos da Petrobras datam de 1996), nem quem fez os esquemas antigos.
Quero outra República. Quero a República de quem vai pra rua bem informado, sem preconceitos, e sem ser usado.
E, apesar de querer outra democracia, não vou ajudar a derrubar esta e colaborar para que algo pior volte ao poder.
P.s: Ah! Vale frisar o seguinte: as frases do início da postagem são um exercício de imaginação, mera ficção pra poder ajudar o leitor a comparar. Eu, de cá, aprovo as denúncias, mas não concordo com esse tipo de agressão verbal. Elas foram usadas como figuras de contribuição, digamos, literária...