Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Contagem regressiva
O Clube Náutico Almirante Barroso já deu início a contagem regressiva. Depois de mais uma grande vitória e uma atuação perfeita diante do Concórdia no sábado, quando venceu por 2 a 0 no Camilo Mussi, o alviverde caminha a passos largos para retornar à elite do futebol catarinense depois de décadas. É claro que ainda faltam três vitórias, mas a tabela e o futebol apresentados até agora mostram que o Barroso tem tudo para alcançar em breve o seu objetivo. Quem leu a coluna da última sexta-feira (muito elogiada pelos leitores, por sinal), entende porque o Barroso está em condição tão favorável na tabela: líder invicto com 27 pontos, sete a frente dos concorrentes mais próximos.
Marinheiro sofrendo
Quando a equipe de Mauro Ovelha começou a disputar a Série B do Catarinense, a partir da quinta rodada, o torcedor marcilista só tinha uma preocupação: a matemática para chegar ao acesso. Porém, com o baixo rendimento nas últimas três rodadas, a pontuação para subir deixou de ser o único problema do Marinheiro. A queda brusca de produção nas últimas três rodadas (dois empates e uma derrota) deixou o torcedor muito menos confiante. O Marcílio Dias sente muita falta do atacante Tony (ainda machucado) e não consegue mais encontrar o futebol das primeiras partidas. Contra o Barra, no último sábado, sofreu para empatar em 1 a 1 em uma partida fraca, sem inspiração por parte das duas equipes em Brusque. Mesmo com um a mais em campo, o rubro-anil não conseguiu virar e somar três pontos fundamentais na classificação.
Matemática
Faltam sete rodadas e o Marcílio Dias soma 14 pontos, na oitava colocação. O Marinheiro pode chegar ainda a 35 pontos, pontuação que provavelmente garante a segunda colocação geral e o acesso para a Série A. Porém, não há certeza de que o time do Marcílio Dias vai vencer os setes jogos que faltam com o futebol apresentado. A partida contra o Tubarão, no próximo sábado, será um termômetro das reais possibilidades do Marinheiro na Série B. Precisa vencer a todo custo a equipe do sul do Estado, que tem um ótimo elenco e vem embalada de uma vitória no clássico local. Um empate deixa o Marinheiro praticamente fora da briga.
Não tem jogo fácil
Esta é a segunda divisão mais disputada dos últimos tempos e todas as equipes estão dificultando ao máximo a vida dos seus adversários. Nesta última rodada, por exemplo, o Jaraguá foi a Mafra e empatou com o Operário em 2 a 2, enquanto o Juventus venceu o Porto, em casa, com gols aos 48 minutos do segundo tempo. Por um lado isso é positivo para o Marcílio Dias, já que o teto de pontuação para o acesso deve diminuir. Por outro lado, é sinal de que não terá jogo fácil e um empate ou derrota nestes sete duelos que faltam será algo difícil de evitar.