Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Entrevista com Álvaro Provesi
Na última semana, no programa Show de Bola da Rádio Univali FM, entrevistei Álvaro Provesi, um dos grandes responsáveis pelo crescimento do esporte em Itajaí. Álvaro foi o primeiro presidente da FMEL desde que Jandir Bellini reassumiu a prefeitura em 2009, e desde então, sempre esteve trabalhando junto da equipe da Fundação e participando ativamente dos resultados que o município alcançou em nível estadual e nacional.
Legado e fim do ciclo na FMEL
Acabo muito contente e satisfeito. Quando entrei aqui (na FMEL) em 2009, encontrei só parede e dois computadores deletados. Hoje estamos deixando 15 computadores, todos os arquivos de competições e eventos que a gente fez, carros, campeonatos de verão já com tabela, regulamento, tudo pronto. Só não vamos montar a arena, que vai ficar para a próxima gestão, para não tumultuar a praia neste final de ano. Pegamos do zero e estamos deixando Itajaí bicampeã dos Jogos Abertos, terceira colocada nos Joguinhos Abertos, terceira colocada na Olesc, na base. Eu vejo que agora é só não errar muita e dar continuidade no trabalho. É claro que tem muito o que fazer ainda, toda a base, cada vez mais, precisa de apoio. Temos mais de 50 escolinhas pela cidade, mais de 40 academias ao ar livre. Inauguramos neste ano uma academia exclusiva para atletas da FMEL, com equipamentos novos, com investimentos do Governo Federal, sem custo para o município. Vejo que minha contribuição, com toda a equipe da Fundação, somou muito nessa passagem de oito anos que tivemos aqui.
Evolução em números
Nos primeiros anos, Itajaí precisou ser reconstruída depois daquelas enchentes, então nos Jogos Abertos, em 2009, ficamos como sexto colocados e em 2010 em oitavo. Em 2011 fomos para sexto. Nos anos de 2012 e 2013 fomos vice-campeões, sendo que em 2013 perdemos para Blumenau no último dia, na casa deles. No ano de 2014 a gente sediou os Jogos Abertos. Acho que depois da Volvo Ocean Race, foi o segundo grande evento esportivo que Itajaí recebeu, fomos campeões e projetamos Itajaí para todo o Estado como uma cidade maravilhosa. Em 2015, em Joaçaba, fomos campeões de novo e íamos ser campeões de novo neste ano. Eu tinha uma projeção de 90 a 105 pontos, infelizmente, por força maior, pelo vendaval que passou por Tubarão, não houve os jogos. Na Olesc, que são atletas até 16 anos, a gente oscilava entre o sétimo e o quarto lugar, e neste ano fomos terceiro lugar, com 12 pontos de diferença para o segundo lugar (Blumenau). Tenho uma projeção para o ano que vem ser vice, e daqui dois anos, em 2019, ser campeão. Nos Joguinhos e Parajasc os resultados e o crescimento também foram parecidos. Isso são números que estão à disposição na Fesporte. Ninguém pode contestar os nossos resultados.
Futuro
Desejo sucesso a essa nova equipe e me coloco à disposição. Sou profissional efetivo de Itajaí há 25 anos, e retorno para a secretaria de Educação com muita alegria para ministrar aulas de Educação Física.