Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Resumo das palestras do Simpósio de Segurança do Navegador Amador


Publicado 16/10/2021 21:26

Mais um dia de muito aprendizado e troca de experiências no XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista.

Um dos maiores encontros sobre o segmento no País reservou o sábado (16) para palestras com especialistas em navegação.

Autoridades da Marinha do Brasil, velejadores e instrutores exploraram diversos temas como Tribunal Marítimo e expedições, como a do paulista Beto Pandiani. As palestras foram abertas pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Diretor Geral de Navegação e logo seguida foi feita a abertura oficial pelo Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa.

Na véspera, os participantes fizeram as atividades práticas no chamado Dia de Mar. O Simpósio de Segurança do Navegador Amador é realizado pelo YCI, em parceria com Marinha do Brasil e Soamar-SP, além do apoio da Prefeitura de Ilhabela e a organização da Full Time Eventos e Turismo.

''Temos a honra de receber nada mais nada menos que seis Almirantes, cada um com uma apresentação dedicada com a sua área de especialização e certamente já contribuíram e vão contribuir para a melhor formação de nossos capitães, mestres e arrais que amanhã se submeterão às provas, como eu costumo a dizer, a cereja do bolo desse simpósio", comentou o Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa.

"O participante pode vir aqui, aprender e sair com a sua carteira de habilitação em mãos, tudo muito rápido, ele presta sua prova aqui, no mesmo dia fica sabendo o resultado e já sai com a carteira em mãos''.

Abrindo mais uma palestra o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos falou seguido pelo Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira - Diretor de Portos e Costas, que palestrou sobre "A Importância do Simpósio".

"Os conhecimentos que foram adquiridos aqui contribuem muito para que as pessoas saiam melhor preparadas para se fazerem ao mar. O importante é que segurança é uma cultura e a cultura a gente constrói no dia-a-dia'", contou o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira.

"Parabéns à organização do evento, nós da diretoria estamos muito satisfeitos com a parceria. As vidas que serão salvas serão o nossos principais ativos!''

Márcio Dottori, engenheiro naval, fundador do Minuto Náutico, fez uma palestra voltada para os métodos de preparação para travessias, seja em regatas ou lazer. O objetivo da atividade foi, segundo o especialista, transmitir as experiências dele para que outras pessoas não precisem trilhar o mesmo caminho difícil que passou.

''O que pode e o que não pode fazer, o que deve e o que não deve fazer. Esse é o nosso objetivo, auxiliar novos navegadores sobre o conhecimento e a segurança", comentou Márcio Dottori.

O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Presidente do Tribunal Marítimo, também foi um dos palestrantes, assim como a Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes, Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas, que palestrou sobre os Aspectos Práticos da Normam 03.

O também instrutor do Dia de Mar, Marco Ferrari, falou sobre "Sobrevivência no Mar" em uma palestra cheia de demonstrações e participação do público presente.

O Primeiro Tenente Kenzo Kikuchi falou sobre a Autoridade Marítima e a Segurança do Tráfego Aquaviário.

Presenças de Autoridades 

O evento contou com a presença de autoridades do mundo náutico, incluindo da CBVela, a Confederação Brasileira de Vela, representado pelo seu Presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro. O líder da CBVela chegou ao País na semana após visita técnica à sede da vela em Marselha, onde serão realizadas as regatas de Paris 2024.

Marco Aurélio reforçou que o Brasil é o país do mar e a ideia é atrair cada vez mais pessoas para navegar ou fazer atividades na nossa costa. ''Para que elas venham é preciso ter segurança, então simpósios desse tipo são fundamentais para criar uma massa crítica que vai levar para todos os praticantes uma mensagem de que o mar é seguro. A gente que às vezes adota condutas inseguras. Então o ideal é aprender a curtir essa força da natureza fantástica que é o mar, de uma maneira responsável''.

!Parabéns ao Yacht Club de Ilhabela por ter feito essa iniciativa, à Marinha do Brasil, que dispensa comentários pela parceria, pela guarda das nossas costas, por tentar sempre manter o ambiente agradável para que nós possamos praticar nossos esportes, velejar e andar de barco. E a todos os participantes, porque está todo mundo se dedicando a ser profissional e fazer um esporte náutico mais saudável", concluiu Marco Aurélio.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, também fez parte do dia de palestras e falou da importância do município em receber mais um evento voltado ao mundo náutico. Logo depois Mário Simonsen, Presidente Soamar-SP, fez suas considerações.

Para fechar o dia, o velejador Beto Pandiani fez a palestra sobre "Uma experiência coletiva". O escritor é um dos velejadores brasileiros mais reconhecidos mundialmente.

No "Dia de Mar" realizado nesta sexta-feira (15), os participantes puderam aprender e trocar experiências com instrutores e representantes da Marinha do Brasil, que conduziram as ações de dentro das quatro embarcações disponibilizadas para a ação.

No domingo (17/10), acontecerão as provas para Arrais, Mestre e Capitão. É pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação de Capitão devem possuir a licença de Mestre Amador.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

16/10 - SIMPÓSIO
- Palavra da Marinha do Brasil Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar - Diretor Geral de Navegação.
- Abertura Oficial Alex Costa - Comodoro do Yacht Club de Ilhabela
- Fala Prefeito de Ilhabela - Toninho Colucci.
- Mario Simonsen - Presidente Soamar-SP
- Almir Garnier Santos - Comandante da Marinha Almirante de Esquadra
-A Importância do Simpósio Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira - Diretor de Portos e Costas.
- Coffee break
-Navegando com Segurança / Preparação Travessias Marcio Dottori - Engenheiro naval, fundador do Minuto Náutico
- Tribunal Marítimo e a Segurança da Navegação Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho - Presidente do Tribunal Marítimo.
- Aspectos Práticos da Normam 03 -Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes - Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas.
- Almoço
- Sobrevivência no Mar Marco Ferrari
- Primeiro Tenente Kenzo Kikuchi
- Coffee break
-O sucesso é uma experiência coletiva Beto Pandiani - Velejador de renome mundial, Escritor e Palestrante
- Encerramento – Confraternização

17/10 - PROVAS
8h às 12h30 - Provas para Amadores

Confira a programação completa

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

----

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Achutti mira à assembleia

JotaCê

Achutti mira à assembleia

Kruschewsky na CPMI

Coluna Esplanada

Kruschewsky na CPMI

SC reforça parceria com a Argentina

Coluna Acontece SC

SC reforça parceria com a Argentina

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Charge do Dia

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata




Blogs

Pegou fogo

Blog do JC

Pegou fogo

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Blog do Magru

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

VersoLuz

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.