Publicado 29/01/2026 10:11
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 5 de fevereiro, às 10h, o julgamento do pedido de cassação do senador catarinense Jorge Seif Jr. (PL), o zero-meia.
Abuso de poder
Seif é acusado de abuso de poder econômico por, supostamente, ter se beneficiado do apoio do empresário Luciano Hang, o véio da Havan, e de Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista.
E se cair?
No Tribunalão Regional Eleitoral da Santa & Calorenta Catarina, Seif conseguiu se livrar da encrenca. Mas, se no TSE a sorte não ajudar? Este socadinho escriba ouviu sabichões do mundo jurídico que apontam para a possibilidade de eleição suplementar para definir quem assume a cadeira no Senado, caso a cassação seja confirmada.
Colombo no meio do caminho
Até que essa eleição aconteça, pode rolar uma solução provisória. Há uma discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre quem deve assumir: o suplente ou o segundo mais votado. Nesse cenário, o ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD) pode acabar ocupando a vaga temporariamente. Decisão que, claro, ainda depende da dona Justa.
Um problema que resolve outro
Politicamente, a eventual cassação de Seif vira um problema para o governador Jorginho Mello (PL). Mas, curiosamente, resolve outro. Lembra da confusão dentro do PL por causa da disputa ao Senado? Uma das vagas já estaria reservada para Carlos Bolsonaro, sobrando apenas uma para acomodar Caroline de Toni (PL) ou o turco-careca Esperidião Amin (PP).
Três cadeiras, menos aperto
Nas eleições regulares, Santa Catarina precisa eleger dois senadores. Jorginho estava numa sinuca de bico: três nomes fortes para apenas duas vagas.
Desata
Se Seif for cassado e houver eleição suplementar, o nó desata. De Toni, Amin e Carlos Bolsonaro poderiam disputar essa cadeira extra em 2026.
Um problema, resolve outro
O detalhe é que quem assumir o lugar de Seif não leva mandato cheio: serão quatro anos, não oito. Na política, às vezes, um problema resolve outro. Mesmo que venha por decisão judicial.
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 1.800.000,00
R$ 9.500,00
Publicado 28/01/2026 18:05