Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Futuro de Xepa decidido hoje


Futuro de Xepa decidido hoje
Fotos: Divulgação

Clima de Fla-Flu entre PL e PSD na capital manezinha. Nesta quinta-feira, o futuro do prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), vai ser decidido em um clima pesado no Tribunalão Eleitoral da Santa & Calorenta Catarina

Xepa na mira

Está previsto para esta quinta-feira o julgamento do recurso do prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), contra a decisão da dona Justa eleitoral que cassou sua chapa nas eleições de 2024. A decisão de primeiro grau foi tomada em uma ação promovida pelo PSD, e apesar da sentença ter afastado cinco das seis irregularidades apontadas, reconheceu o abuso de poder econômico ligado a uma associação que Xepa fazia parte.

Tensão

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Xepa na mira

Está previsto para esta quinta-feira o julgamento do recurso do prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), contra a decisão da dona Justa eleitoral que cassou sua chapa nas eleições de 2024. A decisão de primeiro grau foi tomada em uma ação promovida pelo PSD, e apesar da sentença ter afastado cinco das seis irregularidades apontadas, reconheceu o abuso de poder econômico ligado a uma associação que Xepa fazia parte.

Tensão

O julgamento no TRE-SC está envolto em clima de tensão. Com os ânimos exaltados entre PSD e PL, que protagonizam os debates sobre a eleição para o governo do estado este ano, é inevitável que o resultado do julgamento promova um clima de Fla-Flu pelos lados da capital e que as pressões de tudo quanto é lado tentem prever os rumos do julgamento. Haja coração!

Mangas arregaçadas

O ex-candidato a prefeito pelo PSD de Itapema em 2024, Clóvis Júnior, estaria de mangas arregaçadas confiante na confirmação da cassação do Xepa e montando equipes para uma eventual eleição suplementar e, ansioso que só ele, até para um possível mandato tampão. Calma, homem!

Duelo

De todos os perrengues das eleições municipais de 2024 que subiram para o TRE-SC julgar, o caso de Itapema tem sido considerado o mais emblemático e de repercussão. Não à toa, as equipes jurídicas de lado a lado são compostas por advogados de renome, com passagens pelo próprio plenário do TRE-SC na vaga de juristas.

Filipe Mello e Rodrigo Fernandes

Na retaguarda do prefeito Xepa está a dupla de confiança do governador Jorginho Mello (PL), formada pelo seu filho Filipe Mello, que acompanha a causa desde o início, e pelo itajaiense Rodrigo Fernandes, ex-juiz do TRE-SC e advogado pessoal do mandachuva da Santa & Bela, que passou a integrar a equipe para atuação no Tribunalão.

Marcelo Peregrino

Pelos lados do PSD a aposta é no advogado Marcelo Peregrino, que também já integrou a composição de juízes do TRE-SC. Ganhe quem ganhar, a expectativa é de um julgamento apertado e com boas teses para os dois lados já que, embora o trabalho social de Xepa possa ter sido feito durante o período eleitoral, era uma prática sua de muitos anos seguidos. Já estou com a pipoca e o guaraná prontos pro show!

Novo

O presidente do Novo pexêro, Jorge Otero, e o agora ex-secretário de Administração Jefferson Espindula, fizeram uma visita de cortesia ao socadinho escriba. O Jefferson comentou sobre o pedido de exoneração que fez ao prefeito Robison Coelho (PL).

Dever cumprido

Segundo o ex-abobrão, por conta de compromissos com atividades empresariais que toca com a sua família, pediu ao alcaide pra deixar o comando da importante pasta. O Jefferson diz que sai com o sentimento de dever cumprido e muito por conta do apoio do prefeito e da equipe da secretaria, extremamente competente e focada.

Nada decidido

O sorridente presidente do Novo, o Jorge Otero, ao ser questionado pelo pançudinho escriba sobre uma possível candidatura da sigla à Assembleia Legislativa ou Câmara Federal, conta que estão conversando sobre isso, mas não existe uma decisão formalizada.

Importante percentual

O Otero não falou para este temente ao Altíssimo o porquê de o partido que comanda o Novo ter importantes espaços na estrutura administrativa, apesar de não ter uma única excelência excelentíssima na piramidal casa do povo. O abelhudo aqui soltou os perdigueiros, que assopram que a sigla teve um importante percentual na eleição que lhe gabaritou os espaços. Hummmmm...

O JC fez uma visita ao reitor e vice-reitor da Univali, Valdir Cechinel e Rogério Corrêa
O JC fez uma visita ao reitor e vice-reitor da Univali, Valdir Cechinel e Rogério Corrêa

 

Troca-troca

Com a saída do Jefferson da Administração, quem assumiu o cargo foi o Maurício da Silva Correia que respondia pela diretoria-executiva de projetos e obras, na secretaria de Obras. E, pra ocupar este cargo ao lado do secretário taliano Tarcizio Zanelato, o nome é Flavio Farias, o Flavinho – que deixa o cargo de diretor de saneamento do Semasa.

Univali

O socadinho escriba deu um rasante na nossa universidade maior, a Univali, onde conversou com o reitor Valdir Cechinel e o vice-reitor Rogério Correia, que assume a reitoria em fevereiro deste ano. Pude acompanhar as obras que vêm sendo tocadas em ritmo acelerado.

Nos píncaros da lua

A Univali está realizando uma grande obra de revitalização no campus de Itajaí, substituindo os antigos blocos B1 e B2 por dois novos prédios de cinco andares cada. O projeto, com investimento de R$ 45 milhões e conclusão prevista para novembro de 2026, focará em áreas de convivência, salas de aula e modernização.

Música

Cheguei na hora em que o vice-reitor, o avaiano Rogério, afinava uma de suas guitarras no final do expediente que neste mês vai até às 14h. O futuro reitor, assim como o atual Cechinel, é apaixonado por música e tirava da guitarra um Led Zeppelin. Uau!

Caixa-preta de BC

O secretário de Planejamento e pai do deputado Sapatinho, Carlos Humberto Silva, o Biden de BC, transformou o Plano Diretor da Dubai brasileira numa espécie de caixa-preta urbanística. Muito discurso técnico, muito slide bonito, mas zero clareza sobre quem escreveu o quê, quem pediu o quê e, principalmente, a serviço de quem estão as emendas.

Plano ou pacote?

Do jeito que foi apresentado não parece plano, parece pacote fechado de emendas, pronto e acabado, sem debate real e sem explicação minimamente compreensível pra população. Transparência passou longe. O cidadão só ficou sabendo depois que já estava tudo encaminhado.

Participação de fachada

Audiência pública, segundo o secretário, teve. Mas participação popular de verdade? Só no PowerPoint. Porque quando o morador pergunta de onde surgiram certas mudanças, a resposta é sempre vaga, técnica demais e convenientemente incompleta.

Emendas fantasmas

Além do próprio Plano Diretor, outro grande mistério são as emendas. Quem sugeriu? Quem redigiu? Qual setor foi beneficiado? O secretário fala, fala, fala… e não responde o principal. Emenda sem autoria é igual cheque sem assinatura: ninguém assume, mas alguém vai lucrar.

O presidente do Novo pexêro, Jorge Otero, e o ex-secretário de Administração da prefa, Jefferson Espindula, fizeram uma visita de cortesia ao JC
O presidente do Novo pexêro, Jorge Otero, e o ex-secretário de Administração da prefa, Jefferson Espindula, fizeram uma visita de cortesia ao JC

 

Planejamento ou jogo de interesses?

Quando o planejamento urbano vira um processo fechado, discutido nos escritórios da cidade e inacessível, deixa de ser política pública e vira instrumento de bastidor. E o construtor e secretário Carlos Humberto Silva, até agora, mais parece gerente de planilha do que servidor público obrigado a prestar contas.

Maquiar interesses?

Alguém tem que avisar que ele (Carlos Humberto Pai) não está nas suas construtoras e não faz o que quer. Os linguarudos de plantão lascam que planejar sem transparência é só maquiar interesse privado com linguagem técnica. Arreda, raça de infelizes, vocês não vão pro céu!

Mudanças

São esperadas pra esta semana que está na borda de encerrar mudanças no primeiro escalão da prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD). Fontes palacianas garantem que a prefeita vai mexer no BC Trânsito e Educação.

Arrancando o couro da turma

O povo anda chiando aqui pras bandas de Itajaí. Matéria do DIARINHO nosso de cada dia registrou o susto do pessoal com a taxa de lixo cobrada na cidade, que subiu no caminhão de lixo. Mas não foi só isso. Me sussurram nos sensíveis ouvidos que também o IPTU deu um pulo gigantesco... “Tá salgado, salgado” é o que me assopram.

Como assim?

Assim. Sem explicação? Sem aviso? De repente, as despesas do cidadão itajaiense, que já não são poucas, vão lá pra cima? Logo na cidade mais rica do estado. Dou uma dica aqui para o vice-prefeito, papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL): faz aí um filminho explicando por que dobrou a taxa de lixo e o IPTU. Se tiver explicação vai que dói menos no lombo, digo, bolso.

Frase do dia:
“Um homem mau queimará sua própria nação até o chão, só para governar sobre as cinzas”
Sun Tzu

Barulho era na Dubai brasileira

O que se falava no começo do ano é que onde o pau pegaria seria na Dubai brasileira. Porque lá a prefeita espevitada, Ju Pavan (PSD), atualizou a planta genérica da cidade, deu ampla divulgação, a matéria foi votada na câmara e tal. E o aumento foi dividido ao longo de anos, acho que oito ou 12. Vai que tem explicação. que cada caso é um caso e eu é que sou bocudo...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você é do time cardápio impresso ou digital?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

SETE ANOS

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

PROJETO BARRADO

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus



Colunistas

Futuro de Xepa decidido hoje

JotaCê

Futuro de Xepa decidido hoje

João Rodrigues acena à União Progressista e quer Amin ao Senado

Coluna Acontece SC

João Rodrigues acena à União Progressista e quer Amin ao Senado

Entre Itajaí e Navegantes

Clique diário

Entre Itajaí e Navegantes

Aumento na taxa de lixo em Itajaí

Charge do Dia

Aumento na taxa de lixo em Itajaí

Como o setor de serviços pode economizar impostos

De Olho no Fisco

Como o setor de serviços pode economizar impostos




Blogs

Regata Verão 2026 neste fim de semana do Pindá em Ilhabela (SP)

A bordo do esporte

Regata Verão 2026 neste fim de semana do Pindá em Ilhabela (SP)

Imunidade em foco: por que o verdadeiro problema não é o vírus, mas o organismo enfraquecido

Espaço Saúde

Imunidade em foco: por que o verdadeiro problema não é o vírus, mas o organismo enfraquecido

Subiu a régua

Blog do JC

Subiu a régua

Pinga — quando a palavra também escorre

VersoLuz

Pinga — quando a palavra também escorre






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.