Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 11/11/2024 10:53
Itajaí perdeu no domingo um político marcante em sua história: João Omar Macagnan. Macagnan foi prefeito de Itajaí, deputado estadual, presidente de partido, secretário de Estado e foi um político da maior importância aqui em Itajaí, sempre com aquele jeito cordato e político que lhe era peculiar, sempre com muita inteligência e eficiência.
Recordar é viver
João foi prefeito de Itajaí de 1989 a 1992, Um excelente prefeito. Em 1996, Macagnan era o candidato a prefeito de Itajaí pelo PFL, com muito mais bagagem do que o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, que era o candidato pelo PP. Foi o gesto de aceitar ser vice de Bellini naquela eleição, quando tinha tudo para ser ele o cabeça de chapa, que permitiu a eleição de Jandir.
Acordo
O acordo era Jandir sair na cabeça de chapa para prefeito em 1996 e Macagnan ser cabeça de chapa em 2000. Em 1998, entretanto, veio o advento da reeleição (invenção do FHC). Jandir estava enrolado com a patuscada do terreno do Patuci (quem se alembra?). Mesmo assim, João Macagnan o apoiou de novo e Jandir veio para a reeleição.
Era Jandir
Foram gestos políticos de João Macagnan que permitiram ocorrer o que seria conhecido hoje em dia como a era Jandir. Em troca de todo apoio que deu a Jandir, foi deixado pra trás por Bellini e sua trupe na eleição de 2004, quando o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), se elegeu pela primeira vez, contando com a força do PT de então e o corpo mole do PP. Mas enfim...
Criador e criatura
João Macagnan foi mais um exemplo de criatura que se torna maior que seu criador, já que nasceu politicamente no berço político de Arnaldo Schmitt Júnior e fez a migração do grupo que criou a sua volta para o novo, representado na época pelo grupo em torno de Bellini. Assim como Arnaldo havia renovado em 1982 se tornando prefeito pelo MDB, depois de ser criado no PDS, sucessor da Arena (quem se lembra?)...
Enfim
MInhas sinceras condolências à família e aos amigos desse grande político brasileiro, João Omar Macagnan. Que deixou obras como a Contorno Sul, exemplo e muita história na política da nossa pequena Pátria, sempre com muita dignidade e, sem dúvida, grandeza de espírito.
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
👴🏻🏡 Asilo Dom Bosco, de Itajaí, atingiu capacidade máxima e não pode mais receber idosos. Há fila de ...