JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Foto da discórdia
(foto: divulgação)
A prisão do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), chamuscou a campanha da musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), que o citou como exemplo de gestão
Notícia bombástica foi a da prisão do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSD, na Operação Caronte, que investiga fraudes em serviços funerários. E precisa investigar mesmo. Esse tipo de serviço, que sempre foi de interesse público, passa por privatização em muitas citys do país, como São Paulo, purexemplo, que privatizou o serviço em 2023 e os preços dos enterros aumentaram 11 vezes.
Suspeitar de desembargadora?
Salvaro, em sua defesa, jogou a culpa de sua prisão no governador Little Jorginho Mello (PL), dizendo ter sido um “ato político”. Em defesa de Salvaro também houve quem levantasse suspeição sobre a desembargadora Cinthia Schaefer, do Tribunalão de Justiça da Santa & Bela Catarina. Para, né?
Como assim?
A desembargadora Cinthia Schaefer foi quem expediu o mandado de prisão contra Salvaro e outras nove pessoas, e teve quem levantasse suspeição sobre a decisão por conta de um possível convite de Jorginho à desembargadora para embarcar no seu governo. Sinceramente, não acredito que uma coisa tenha a ver com a outra. Mas, enfim...
Efeito colateral
O efeito colateral imediato nas eleições municipais foi, é claro, o de colar a foto de Salvaro em candidatos apoiados por ele. Que foi o que aconteceu na Dubai brasileira, onde circulou nas redes fotos da musa da confusão, Juliana Pavan, com o prefeito de Criciúma — a quem buscou como exemplo de boa governança no estado por ser do seu partido, o PSD, que é o partido também do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Eu, hein?
Bomba
Clésio Salvaro é referência em gestão e eficiência, disse a candidata a prefeita, a musa da confusão Juliana Pavan, no seu Instagram e à coluna e ao blog há exatos dois meses.
Apagou
A musa da confusão, Juliana Pavan, que havia postado vídeos em seu Instagram apagou as postagens com o prefeito engaiolado. Ficou com vergonha da sua referência? Já abandonou o Salvaro? Será que vai fazer uma visita de cortesia ao prefeito na cadeia? Ai ki dor!
Print
Para azar da bocuda Juliana Pavan, os linguarudos de plantão já tinham feito print da postagem e baixado o vídeo publicado pela candidata a prefeita de BC. Assim não phode! Mas, assim, não tem um político em Santa Catarina que pode esticar os dentes e sorrir, que não tenha em seu partido alguém que já não tenha sido preso nos últimos tempos. Isso vai da direita e da esquerda. E num é?
O mito da privatização
Aproveito a deixa para falar de um mito que foi trazido ao Brasil pelo governo FHC nos anos 1990 e que virou mote da direita brasileira e, pra falar a verdade, também da esquerda, que é o da privatização como solução para tudo. Não é! A empresa privada não tem nenhum compromisso, em tese, com o interesse social e pode ser corrupta também. Ela quer apenas ganhar dinheiro, ter lucro. E o resto, foda-se.
Quer exemplo?
A distribuição de energia elétrica da cidade de São Paulo foi privatizada para uma empresa italiana, a Enel. O resultado são apagões constantes na maior cidade do Brasil. Agora, o governador bexiguento Tarcísio de Freitas privatizou a Sabesp. Bolsonaro privatizou a Eletrobras.
Nada!
Sabe o que tudo isso vai melhorar para o brasileiro? Nada! Só vai aumentar tarifa. A BR 101 foi privatizada por Lula (PT) e olha a merda que está, e nós pagando pedágio já há mais de 15 anos pra enfrentar um trânsito travado, medonho, cagado, sem poder fazer nada. Ninguém merece!
O que é privatização?
Privatizar é pegar um bem ou serviço público que foi pago com nosso suado dinheirinho e vender para uma empresa particular que vai explorar esse serviço e lucrar trilhões. Sem garantia nenhuma de que o serviço vai ficar melhor, diga-se de passagem...
Pra terminar
Então, privatização como está sendo feita no Brasil é um crime contra o país, na humilde opinião desse socadinho escriba. Privatizar energia e educação vai contra a soberania nacional, ou não? Mas está se privatizando tudo, e a grande imprensa, que antigamente era uma voz potente contra se entregar o Brasil para os bandidos, ficou, de repente, muda. Abduzida pelo mercado financeiro. É pracabá...
Medida protetiva
Fofoqueiros de plantão confidenciaram a este socadinho escriba que um secretário do governo de uma city da região ameaçou e praticou violência contra uma mulher de sua família, gerando uma medida protetiva contra o abobrão, que está proibido de se aproximar da cunhada. Tá doido!
Pesquisas registradas
Devem ser divulgadas duas pesquisas para a corrida eleitoral da Maravilha do Atlântico neste fim de semana. A primeira, do renomado Instituto Mapa, foi contratada pela Rádio Camboriú, emissora pioneira na cobertura de eleições na praia alagada, ops, alargada. E a segunda por outro órgão de imprensa.
Pau pegou
O presidente da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, o esticado David LaBarrica (PRD), quase precisou cortar os microfones durante a bateção de boca entre os vereadores — o dublê de vampiro italiano Nilson Probst (MDB) e o lampadinha Anderson dos Santos (PL).
Pronto
Nilson, que havia pedido vista de um projeto sobre a revitalização do Marambaia, cientificou os colegas que o projeto já estava pronto para ser votado e que presidente esticado, digo, LaBarrica poderia colocar em votação assim que quisesse e apontou para os vereadores da base não alardearem que o projeto estava sendo “travado” pela oposição.
Tensão
O lampadinha, digo, Anderson, seguiu a fala de Nilson acusando o colega de propor dificuldades para vender facilidades. O vampiro anêmico, Nilson, não gostou da frase que foi dita por um juiz na época de uma operação que apurava pedidos de vista na casa e mostrou os dentes afiados.
Bate-boca
Com as falas de Anderson, Nilson começou um bate-boca sem fim, que se estendeu por todo o tema livre de Anderson e só se ouvia, ao fundo, o vampirão falando sobre a Cosip e subprefeitura da região Sul, na época em que Anderson comandava a pasta. A situação ficou tensa no plenário.
Protesto
Ainda durante a sessão da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, teve protesto da Associação dos Síndicos da Dubai Maravilha. Eles são contra o projeto do vereador Christiano dos Santos (PSD) que prevê uma multa aos síndicos, caso o condomínio não denuncie os casos de maus tratos aos animais.
Aprovado
Apesar do berreiro dos síndicos, o projeto foi aprovado em redação final com 11 votos favoráveis, dois votos contrários e três abstenções, e segue para sanção do prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL).
Pau pegando
A parte gostosa, digo, perigosa da campanha para ver quem senta na mais estofada cadeira do paço da Vila Operária parece que começou, e o primeiro alvo é o futebolista Níkolas Reis (PSD), que virou motivo de disputa pra ver quem é mais bolsonarista, quem tem mais aliados de centro e de esquerda, e por aí vai.
Memes
Memes, vídeos sem identificação de autoria, e setas pra lá e pra cá tentam apontar uma suposta relação da dupla Robison Coelho e Robin, digo Rubens Angioletti (PL, ambos), com o governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), mas usar o Níkolas, que todos sabem que nem mesmo dirige a palavra ao homi desde sua eleição para prefeito, há 12 anos, é infantil e não deve pegar ninguém.
Telhado de vidro
A bem da verdade é que esses ataques começaram pelos radicais de direita da campanha R&R, que não entendem nadicadenada e acabaram atrapalhando a campanha deles próprios, já que os adversários se apropriaram e aproveitaram para fazer um carnaval em pleno setembro. É tansidez que fala?
Segue o líder
Mas a verdade é que ninguém vai entregar nada de graça, e o próprio futebolista já fez vídeo sambando na pesquisa inicialmente publicada pelo candidato do MDB, o Carlos Chiodini, o popular Xoxodine (MDB), e ostentou que R&R estão na frente, mandando um “segue o líder”.
Ensaio
Vamos lá, caros leitores, isso ainda é morno, mas já dá a letra de que pra cada ação terá uma reação, e se é verdade que Robison lidera, o pau vai torar nas próximas semanas pra cima dos seus aliados. Como foi com Níkolas (tadinho!), será com outros. Por outro lado, a campanha do PL não deve deixar barato.
Duas campanhas
O que devemos ver, muito em breve, são duas campanhas (ops, já estamos assistindo de camarote). Uma é aquela cosalinda, bonitinha da TV, toda produzida, das caminhadas e das entrevistas, e a outra do jogo sujo nas redes sociais que pode ser bom, mas pode destruir reputações, inclusive dos candidatos. Deus nos salve e proteja!
O “X” do problema
Não tem onde você olhe que não se esteja falando sobre a suspensão no Brasil da rede social “X”, ex-Twitter, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes. Assunto virou polêmica, como tudo o que envolve o ministro odiado pela extrema direita e o bilionário arrogante Elon Musk. Mas não há, de fato, motivo para discordar da decisão de Moraes, referendada pelo STF.
Quer ver?
Suponha que peguem uma foto sua e editem usando inteligência artificial fazendo você, purexemplo, aparecer chutando um cachorro, estuprando uma velhinha, tocando fogo no parquinho ou vestindo uma camisa do Corinthians, sei lá. Qualquer coisa que coloque você numa situação vexatória ou ilegal. E que publiquem essa foto no X. A quem você vai recorrer para tirar a postagem de lá?
Sem lenço nem documento
A resposta é: você não pode recorrer a ninguém. Porque o X não tem representante legal no Brasil. Não tem escritório. Não tem endereço. Não tem porra nenhuma. O que Moraes quer, e o que a lei manda, é que essa rede, que é uma empresa que fatura grana alta com anúncios, e que não tem nenhum compromisso (no Brasil) com retirada de fakenews ou de discurso de ódio do ar, tenha um representante legal que se responsabilize pelo mal causado no X. Só isso.
Teste
Musk é conhecido pela riqueza e também arrogância, prepotência e interferência em outros países que não o dele. Se acha o cara. Nesse duelo que resolveu encarar com o ministro Moraes e o STF brasileiro, Musk testa a quantidade de idiotas que consegue para defendê-lo de uma ilegalidade e ir contra o próprio país e sua Suprema Corte. O resultado do teste está aí: arrebanhou idiotas pra caralho...
Comentários:
GILSON ALCANTARA PRATES
04/09/2024 19:09
Chora petista, tu não tens moral para falar do PL.
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.