JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ex na rota de colisão
Beijinho no ombro? A minha musa da terceira idade e secretária da Exclusão, ops, Inclusão Social de BC, Christina Barichello (PL), ficou fula com a nomeação do seu ex-marido, o ex-candidato a prefeito e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSB), pra participar da transição ao lado da Ju Pavan (PSD)
Puxas
A tchurma que puxa a sacaria da dupla RR do Partido Liberal – o prefeito eleito Robison Coelho e seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti –, mas que sabe conviver com as críticas, acionou esse socadinho escriba para dizer: “Pera aí JC, não é bem assim, vai ter renovação, sim”.
Taliano
Os brothers do Robison e Robin, digo, Rubens, defendem a escolha do taliano narigudo Tarcísio Zanelatto (PP) para a secretaria de Obras, afirmando que lá está o principal problema da city pexêra, segundo o povão, ou seja, ruas esburacadas e obras que não terminam nunca.
Experiência
Segundo esses, Obras é a secretaria que mais precisa de alguém com “expertise”, que entenda do riscado, e que já provou que sabe fazer. Além disso, dizem eles, os tempos são outros e o próprio Zanelatto sabe que vai ter que mudar o modus operandi, senão os servidores efetivos carcam.
Mudou
Os puxas, digo, amigos da dupla RR, garantem ainda que Robison Coelho não tem nada a ver com o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ou o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), e que a cidade vai ver um novo jeito de o prefeito se comunicar, muito mais sincero, verdadeiro e espontâneo, exatamente como foi na entrevista para o nosso DIARINHO de todos os dias. Será?
Renovação
Por fim, a tchurma garante que vai ter muita renovação, mas sobretudo ocupação de espaços pela geração dos próprios Robison e Rubens, pessoas capacitadas que nunca tiveram uma chance no Executivo, mas vão provar que sabem fazer.
Quem?
Esse colunista pançudo foi obrigado a perguntar quem. Dentre os nomes citados estão o de André Sandri (sem partido), do futebolista Níkolas Reis (PSD), por enquanto, e da minha musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), o que, aliás, já foi adiantado aqui pela coluna e desmentido pela própria galega, mas desconversam quando pergunto sobre outros prováveis.
Enxugar
A galera que circula lá pela transição no chiquetoso hotel Sandri, jura ainda que vai haver um baita de um enxugamento na máquina pública, e logo a cidade deverá saber quantas secretarias vão pro pau e quantas vão ficar, além, é claro, de cargos de segundo e terceiro escalão que não serão ocupados. Isso gera uma dor de barriga em quem sonha em assentar os glúteos em uma cadeira, digo, um cargo na prefa.
Pois bem
Quem lê sabe que esse pançudinho escriba não faz juízo de valor, apenas provoca o tumulto e o transtorno, mas para o bem da coletividade, de modo que se for por aí mesmo a cidade deve ganhar com novos nomes à frente de pastas importantes e com a redução de cargos, mas olha lá prefeito, é hora de escolher direitinho.
Cara a cara
Finalmente, a minha ex-musa da confusão, a prefeitona eleita dos bairros, Juliana Pavan (PSD) e o prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), encontraram-se pra formalizar o começo da transição.
Poucos amigos
O encontro teria sido extremamente rápido e contou com a participação do chefe de gabinete, Julimar Dagostin e do secretário de Planejamento, o ex-prefeito galego Rubens Spernau. Tudo formal e com cara de poucos amigos.
Pirica facilitou
Aliás, justiça seja feita, quando o pop star Fabrício Oliveira ganhou a eleição, o homem pássaro, então prefeito Edson Piriquito (MDB), sem lei e nem nada que regesse uma transição, recebeu o eleito e abriu as portas pra todo tipo de informação. Agora...
Nem oi
A prefeitona nos bairros, a ex-musa da confusão Juliana Pavan, e a minha musa da terceira idade, a secretária da Inclusão, a pink Christina Barichello, almoçaram na churrascaria do Alemão na ensolarada sexta-feira. Nem bom dia, nem boa tarde, nem um oi rolou entre as duas. Eitcha!
Ficou fula
A Christina Pink Barichello teria ficado fula da vida com a nomeação do seu ex, digo, do ex-vereador, ex-candidato a prefeito e dublê de novela mexicana nas horas vagas, Claudir Maciel (PSB), para compor a equipe da prefeita eleita Juliana Pavan. Vários memes surgiram nos grupos de zapzap, da época em que Christina e Claudir eram só sorrisos e amores.
Traição
Muito foi falado em “traição” na Dubai brasileira durante as eleições, e agora se continua falando por conta da traição do vereador governista Trairanderson Santos, o lampadinha (PL), ao votar a favor do prosseguimento da CPI eleitoreira da Emasa. Eleitoreira porque feita para desgastar o governo do pop star Fabrício Oliveira (PL) antes da eleição e, agora, para fazê-lo sangrar.
Politicagem
Essa CPI é uma amostra de como fazer politicagem. Uma CPI promovida por uma oposição que não tinha outro assunto ou agenda além de falar mal do problema que ocorreu na estação de tratamento de esgoto da Emasa, e que foi – está sendo – investigado pelo Ministério Público desde o início. A trairagem de Anderson foi mais um episódio dessa CPI lamentável.
Facada nas costelas
Bocas de lata da Dubai brasileira dizem que deve ter doído nas costas do pop star das bochechas rosadas a facada de Trairanderson. Afinal, foi Fabrício quem trouxe o traíra para o PL e deu à sua candidatura a vereador todo o apoio necessário para a sua reeleição. Foi pago com a facada. Que acredito que não será a primeira.
Daqui pra frente...
Os observadores de BC dizem ser praticamente certo que o preço do voto de Trairanderson pelo não arquivamento da CPI da Emasa é espaço no governo da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD). Agora só está ficando difícil saber é espaço onde, já que o que tem de gente e partidos pendurados no governo da minha ex-musa da confusão não está escrito. A conferir.
Medo do futuro
Sobre desgastar Fabrício o máximo possível, esse vai ser o nome do jogo daqui pra frente. Então o pop star que se prepare, porque daqui pra frente só pra trás. Mas também, bem feito pro Fabrício que ficou soberbo e chutou todo o seu grupo, se achando a última bolacha do pacote e que podia, feito Lula, eleger um poste que era a Dilma. Mas Dilma era ministra e do grupo. Já o candidato do pop era um pastor desconhecido...
Quatro anos
As contas que os recém-eleitos fazem, pelo que me contam, é a seguinte: se o pop star quase elegeu um poste sem luz, daqui a quatro anos se ele for candidato a prefeito vai incomodar. Sim ou não?
Pra terminar
Então, pra terminar, a tendência é a trairagem e a politicagem só aumentarem lá pros lados da Dubai brasileira. Mas o resultado da politicagem quase nunca é bom. É ouro de enganar tolo. Caras pensam que estão enganando todo mundo, mas ninguém é tão burro assim.
Trair e coçar
Estão é se enganando. Assim como o prefeito das bochechas rosadas foi traído, a Juliana também pode ser, lá na frente, daqui a quatro ou oito anos... Me diz aí, quem trai um vai trair o outro... Quem pode confiar em alguém assim?
Exemplo
Vejam, por exemplo, o Mané, ops, André Meirinho (PP) e o Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), que só falam mal e inventaram merda o tempo todo em relação à Emasa, e não conseguem parar de falar disso porque não têm outro assunto. Tiveram votações medíocres como candidatos a prefeito. Mané fez 3094 votos, Esgotado, 6110. Ou seja, se acabaram em nada. Ou num é? Ou estou errado?
Qui beleza!
A vereadora Andrea do Pedro Paulo (MDB) não logrou se reeleger na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Mas, mesmo assim, ganhou um curso em Curitiba, que com o valor e as diárias vai custar mais de quatro mil. Uma vergonha que mesmo faltando poucos mais de 60 dias pro fim do mandato concedam tal coisa.
Quadrinhos
Faz alguns anos que o articulista fala de tal coisa. Tem gabinete de excelência excelentíssima na região que as paredes são cheias de tais cursos, uma afronta ao cidadão que paga a conta disso tudo. E o pior é que não muda nada, parece algo cíclico. Lamentavelmente.
Esquemas pra se beneficiar?
Corre buxixo de que daqui a pouco rola investigação pra saber tudo direitinho de um político que estava em uma cidade e agora foi pra outra. Evidências demonstram que direcionou recursos e obras pra beneficiar seus interesses econômicos na ligação entre as duas citys.
Piu-piu em cima
A montagem do secretariado pelo prefeito eleito de Camboriú, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), caminha a passos largos. Contudo, a secretaria de Saúde ainda é uma incógnita. Quem tá passando o pente fino nos currículos é o coordenador de campanha que também é médico, o dr. Roberto D’ávila, o piu-piu.
Operação
A coisa ainda rende em Camboriú e, nesta sexta-feira, o Gaeco deflagrou uma operação que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, crimes previstos na lei de parcelamento do solo urbano, crimes ambientais e de associação criminosa envolvendo servidores e ex-servidores da Fundação do Meio Ambiente da terra do mármore e do ex-do tiro ao vereador, Camboriú (Fucam).
Sigilo
Teve mandado de busca e apreensão na Fundação Municipal do Meio Ambiente de Camboriú e na residência e local de trabalho de um dos investigados. O gabinete do vereador Claudinei Loos (MDB) também recebeu a visita do Gaeco. A investigação é sigilosa, e a primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2023. Que coisa, meu povo!
Bomba?
Há quem garanta que nos próximos dias vai rolar uma operação em uma city da região e que a coisa vai ser feia. Pelo sim, pelo não, há quem esteja com as barbas de molho...
Blog do JC
Além da coluna JotaCê no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o leitor pode acompanhar o socadinho escriba, no Blog do JC, no DIARINHO.net, e se quiser entrar em contato o zapzap é (47) 98842-9084.