Na internet, influencers e mentores anunciam fórmulas mágicas, mas claramente não entregarão o que prometem. E meus concorrentes? Será que a grama do vizinho é mais verde? Ou será que ele também está sofrendo com os impostos “comendo à mesa”?
O segredo para economizar tem duas palavras: Planejamento Tributário. Não se assuste, o nome parece pomposo, mas este serviço está disponível para pessoas físicas ou empresas de qualquer porte.
Primeiro, te darei exemplos sobre o que não é Planejamento Tributário: abrir outro CNPJ para dividir créditos em mais de uma empresa, receber PIX direto na conta do sócio, omitir e sonegar parte do faturamento. Essas são condutas ilegais que te darão problemas. Grandes problemas.
O Planejamento Tributário é feito por advogado especialista em Direito Tributário, que verifica se a empresa está utilizando das melhores ferramentas ou enquadramentos para aliviar a carga tributária.
Nesta análise, o advogado confere se o regime tributário eleito é o mais vantajoso e se há benefícios e isenções legais que possam ser aproveitados.
A folha de pagamento dos funcionários, a retirada de pro labore para os sócios e a margem de lucro também são fatores a serem considerados.
Todos esses dados são úteis ao Planejamento Tributário e resultam na produção de um parecer contendo as soluções disponíveis para economizar com segurança.
Nas próximas colunas, te contarei sobre as estratégias que são utilizadas pelo McDonald´s e que podem ser copiadas por restaurantes, padarias, lanchonetes e outros para gerar redução dos impostos.
As pessoas físicas também podem se beneficiar de Planejamento Tributário. Como saber se você se beneficiaria? Você vai vender ou comprar um imóvel? Você paga Imposto de Renda? Você tem patrimônio e herdeiros? Para todos esses casos, há soluções tributárias capazes de gerar economia no preço dos impostos.
Quanto custa um planejamento, você me pergunta. A resposta é simples: provavelmente menos do que você economizará em impostos. E, de quebra, talvez você acabe com a sua grama mais verde que a do vizinho.