Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 14/12/2025 00:15
Cocada I
A Cocada vai acabar? Um ponto de encontro histórico de Itajaí é a conhecida Cocada. A reunião de pessoas nos cafés no entorno da Igreja Imaculada Conceição – Praça Vidal Ramos – remonta aos primórdios do processo de urbanização de Itajaí e a construção do Edifício Olímpio no cruzamento das ruas Hercílio Luz com Lauro Müller. Nos últimos anos a Cocada tinha como ponto a Lanchonete da Bety. Ela foi vendida e o atual proprietário acabou fechando as portas agora no mês de novembro de 2025, deixando seus clientes a ver navios ...
Cocada II
Agora, sem um ponto de referência para tomar o tradicional cafezinho matinal os cocadeiros correm o risco de assistirem o fechamento total desse ponto histórico da cidade. A menos que façam exatamente o que muitos fizeram um século antes: simplesmente sentar nos bancos da Praça Vidal Ramos para conversar. A Cocada vai acabar?
Espelho I
O comportamento antidemocrático de um leitor apresenta várias características bem fáceis de serem detectadas. Na minha avaliação, a mais interessante é a tendência ao espelhamento. O leitor exige que haja uma semelhança entre o que pensa e o que escreve o seu blogueiro ou colunista. Se ele é bolsonarista quer ler somente coisas boas sobre o bolsonarismo; se é lulista quer ler somente coisas boas sobre o lulismo.
Espelho II
São pessoas que nunca sentiram o prazer de ler um texto que as contraria e, portanto, as instiga a pensar de forma mais complexa. Na minha opinião, essas pessoas não deveriam ler o meu blog, mas fazerem o seu próprio blog. Afinal, o que querem é justamente ver no meu blog o que pensam e não o que eu penso. Tudo ficaria resolvido se elas escrevessem o que pensam sem exigir que isso seja feito por mim. Agora, ler o meu blog e querer que eu seja espelho ... aí, já é demais.
Espelho III
Outros, tentam me enquadrar dentro de uma régua única. Por exemplo, que escrevo de forma crítica para receber dinheiro. Ora, bolas, carambolas ... essa régua não me serve, porque tudo que faço na Internet não recebe patrocínio de absolutamente ninguém. Itajai de Antigamente, Itajaipedia, Blog do Magru, magru.com.br ... é tudo com acesso livre e gratuito. Podia muito bem monetizar endereços de sucesso, como é o caso do ‘Itajaí de Antigamente’ que tem quase 50 mil seguidores fixos. Não quero. Não vou fazer. Sou leitor de Tolstói, Henry Thoreau, Sidarta e Spinoza... e é com eles que penso.
Parabéns
Meus parabéns de hoje vão para Fátima Vanzuita, um baluarte da cultura papa-siri.
Agenda
Dia 15 – segunda-feira, 9 horas – coletiva de imprensa para apresentar a programação do Festival réveillon Itajaí 2026. Gabinete do Prefeito.
Dia 16 – terça-feira, 9 horas – coletiva de imprensa para prestação de contas da administração municipal 2025 – Átrio da Prefeitura.
Dia 18 – lançamento do livro ‘De pai para filho’ de Jair Bondicz. Casa da Cultura Dide Brandão, 19 horas.
Onde fica?
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí insiste em mandar material indicando a localização da Prefeitura como sendo Rua Alberto Werner número 100, Bairro Vila Operária – Itajaí – Santa Catarina. Acontece, podem ler as placas ao redor do prédio, que a Prefeitura está localizada em terras do meu sagrado Bairro São João. Ou a Prefeitura refaz todas as placas ou respeita o próprio serviço que apresenta aos seus usuários.
Perigoso
A Guarda Municipal de Itajaí deveria estar mais atenta para a circulação de motonetas e veículos elétricos entre o público que está participando da festividade de Natal no Largo da Matriz. A gurizada está ameaçando a integridade física das famílias, principalmente as crianças que, nesta época do ano, estão brincando naquela área.
Refazer
Não sei se a Prefeitura chegou a fazer um projeto de instalação de todos os brinquedos e palcos que fazem parte das atividades previstas para o Natal Luz 2025 no Largo da Matriz. Acontece que as famílias estão tendo muita dificuldade para transitar entre o lado leste e o lado oeste da Praça Governador Irineu Bornhausen. Muitos arriscam passar pelo lado da rua entre os carros ou por cima dos canteiros. O projeto deveria prever um corredor bem visível para as pessoas passarem de um lado para o outro sem maiores problemas.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 1.700,00
R$ 6.000,00
Publicado 12/12/2025 18:42