Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 13/11/2025 00:05
Visita
Jules Soto recebeu uma comitiva de Itajaí nas dependências do Museu Oceanográfico da Univali na tarde desta quarta-feira, 12 de novembro. Na pauta da reunião a conclusão da obra da Praça Almirante Tamandaré e questões pendentes sobre futuros museus no Município de Itajaí. Presentes no encontro: Sandra Vanzuita (Fundação Genésio Miranda Lins), Edison d’Ávila e Magru Floriano (AAMHAPI).
Tudo certo I
A Prefeitura de Itajaí já está com as chaves em mãos do Casarão Heusi, ali na rua XV de Novembro. Faltam apenas alguns documentos a serem assinados para a Prefeitura começar a arrumar o local que deverá receber o Conservatório de Música Carlinhos Niehues e, provavelmente, a Fundação Cultural. Um casarão a mais preservados em Itajaí. Nossa história agradece.
Tudo certo II
Por falar em preservação do patrimônio arquitetônico preservado, o prédio majestoso do antigo Banco Inco, ali na rua Hercílio Luz, não corre qualquer risco de ir ao chão para dar lugar a um edifício, conforme se especula pela cidade. Acontece que o projeto para construção do edifício deu entrada na Prefeitura depois da antiga sede do Banco Inco ter entrado em uma lista pública de prédios a serem tombados como patrimônio histórico. Então, terá de ser feito um acordo entre a incorporadora dona do terreno e a Prefeitura – juntos com os órgãos envolvidos na preservação de patrimônio – para ver quais partes do prédio não podem ser mexidas.
Tudo certo II
Atualmente, além da sede do Banco Inco, temos diversos prédios em processo de tombamento histórico. Entre estes temos a Casa Bruno Malburg – confluência da rua José Bonifácio Malburg com Cônego Thomas Fontes; ‘Casa das Freiras’ da Rua Brusque – ao lado da Millium; Sociedade Guarani – rua Hercílio Luz com Sete de Setembro. Deveriam entrar nesta lista: Posto de Saúde – rua Rubens de Almeida com avenida Marcos Konder e Caixa d’água – rua João Bauer; casas de César Ramos e Família Bauer – rua Samuel Heusi; Hotel Marambaia Cabeçudas, Hotel Villarim, Edifício Olímpio, Casa Agostinho Alves Ramos ...
Publicidade
A Câmara de Vereadores aprovou projeto de origem do Poder Executivo permitindo contratos entre a Prefeitura e empresas privadas para nomear eventos, espaços e equipamentos públicos. No mundo publicitário essa prática é conhecida pelo nome de ‘Naming Rights’. Com a lei a Prefeitura poderá nomear a Marejada como Marejada Brahma 2026 e assim por diante.
Troféu Simeão I
Entre as muitas falas que ouvi na cerimônia de entrega do Troféu Simeão, nesta terça, no Teatro Municipal, destaquei a seguinte: “Nós somos a História que a História não está querendo contar.” É uma fala emblemática que desmascara o negacionismo sobre a prática do racismo em nossa comunidade. Demonstra a importância de todos se engajarem no programa institucional ‘Itajaí sem racismo’. Parabéns a todos os envolvidos.
Troféu Simeão II
Também considerei muito importante a participação da diretoria do Clube Náutico Marcílio Dias no evento para destacar a figura do marinheiro Marcílio Dias como um herói nacional negro. A figura do herói pode ser emblemática nessa luta histórica contra o racismo em nossa comunidade. Agora, eu não entendi a ausência da Marinha de Guerra na cerimônia, já que a instituição tem instalações em Itajaí e Marcílio Dias era marinheiro e não jogador de futebol.
Fogo I
O governador Jorginho Mello parece gostar de brincar com fogo. Nos últimos tempos ele mexeu com material político altamente inflamável: secessão. A turma da ultradireita ficou eufórica quando a mídia falou no mantra do movimento ‘Sul é o meu país’ sugerindo passar uma régua no mapa do Brasil abaixo de São Paulo. Depois, foi ao Rio de Janeiro ajudar a consolidar um pacto de governadores de direita na área de segurança pública, contrariando os interesses de unidade nacional neste delicado setor. Agora, mais enfático, Jorginho apresentou um ‘Passaporte catarina’ sugerindo estar pronto para abrir a caixa de Pandora para os migrantes menos favorecidos.
Fogo II
Quem conhece um mínimo sobre a História do Brasil tem inúmeros exemplos para mostrar à extrema-direita de que a secessão acaba em guerra civil e, no final, com a derrocada total dos separatistas. A única perda de território que o Brasil sofreu em sua história foi a Província da Cisplatina, mas, convenhamos, em circunstâncias históricas, culturais e geográficas completamente favoráveis à secessão, começando pela língua. Foram forças externas que determinaram a criação do Uruguai e não vontade política da população e suas elites.
Fogo III
No Congresso e nas reuniões dos governadores de direita tentam minar a unidade nacional com um pacto de segurança mútua entre alguns estados da federação, para não precisar contar com as forças nacionais no combate à criminalidade. A instituição mais atingida é a Polícia Federal. Todo o combate ao crime organizado ficaria sob comando dos governadores ... fica como o diabo gosta.
Tá certo
Quem diria, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), não emprestou o autódromo da cidade para a realização de um show com o rapper Kanye West, alegando que ele promove apologia a ideias racistas, nazistas e gordofóbicas. O mais interessante disso tudo é que Kanye é negro. Pelo visto ele só quer mesmo é causar polêmica e, claro, ganhar milhões. Seu cachê no Brasil está estimado em 27 milhões de reais. Isso que é polêmica boa ... afinal, um negro que diz ter orgulho de ser nazista não deixa de ser um suicida.
Seminário
Parabéns ao vereador Cristiano Fischer diretamente envolvido na realização do Seminário Regional de Fibromialgia SC – Edição de Itajaí, na Câmara de Vereadores. O evento reuniu profissionais da saúde, entidades e pacientes visando ampliar o debate sobre a doença e maneiras de propiciar mais qualidade de vida às pessoas portadoras de Fibromialgia. Envolvidos no evento: ALESC – através do deputado Maurício Peixer; associação Ação em Saúde, gabinete do vereador Cristiano Klaus Fischer.
Pequenas obras
O sistema viário de Itajaí, como no restante do país, virou um caos por completo, por conta da falência do transporte coletivo público e da melhora acentuada do poder aquisitivo da população, possibilitando a compra de motos e carros. As ruas continuam as mesmas enquanto a quantidade de veículos não para de crescer. Nesse sentido, passa a ser de fundamental importância algumas pequenas obras. Foram os casos, por exemplo, das ligações: Alfredo Trompowski com Uruguai; Alberto Werner com Brusque; Umbelino de Brito com Abrahão João Francisco (Contorno Sul); Herculano Corrêa com Avenida Marcos Konder.
Pequenas obras II
Agora, a Prefeitura está abrindo um pequeno trecho para ligar a rua Antônio Ayres dos Santos até a Avenida Adolfo Konder. Novas avenidas ficam cada vez mais difíceis de serem construídas, mas essas pequenas ligações possibilitam, pelo menos, que o trânsito flua com mais naturalidade.
Coisa linda
Merece destaque a realização da I Olimpíada Interna da APAE de Itajaí tendo como local a pista de atletismo, nesta terça-feira, dia 11 de novembro. O evento contou com o apoio da FMEL – Fundação Municipal de Esporte e Lazer - diretoria de Paradesporto. Foram 115 educandos envolvidos, mais 35 profissionais da educação especial, 3 funcionários e 30 acadêmicos do Curso de Educação Física da Univali. Um evento para ficar na história da educação especial em Santa Catarina.
Aniversário
Hoje, nossos parabéns vão para: Murilo dos Reis, Isaque de Borba Corrêa, Sandra Lee.
Agenda
* 13 e 14 de novembro – O Bem do Mar – peça teatral – Teatro Adelaide Konder – camus Univali de Itajaí. 20 horas. Grupo Anchieta. Grátis.
* 17 de novembro – Prêmio Mérito Educacional 2025 – Teatro Adelaide Konder – campus da Univali de Itajaí.
* 19 de novembro – Maurício Meirelles – Teatro Municipal de Itajaí. 19 horas.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.
* 20 de novembro – Amazing Tenors – World Classics Novo Show em Itajai – Teatro Municipal – 19 horas. Ingressos pelo Blueticket.
* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.
* 08 de dezembro – Lançamento do Anuário de Itajaí 2024 – Igreja Imaculada Conceição. 20 horas.
* até 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 25.900,00
R$ 49.900,00
Publicado 12/11/2025 20:05