Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 26/02/2024 22:43
O piloto Ricardo Gracia Filho confirmou sua nova equipe para a Michelin Le Mans Cup 2024. O paulista vai correr na Team Virage ao lado do paraguaio Oscar Bittar. A escuderia polonesa com base em Valência, na Espanha, é a atual campeã do evento.
A temporada terá seis provas e começará no Circuito de Barcelona-Catalunya, em 13 de abril e terminará no Circuito Internacional do Algarve em 19 de outubro. A série está aberta para protótipos de Le Mans na classe LMP3 e carros esportivos grand tourer na classe GT3.
Com 19 anos e bagagem no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho explica que a categoria da Le Mans Cup tem características de endurance, diferentes do monoposto da Fórmula 4, onde competiu por duas temporadas.
''Foi um pouco diferente no começo nos treinos, mas eu me adaptei bem! Ainda tenho muito a aprender no novo carro, ao estilo de guiar e até à composição do pneu. Estava mais acostumado com carros de teto aberto com menos potência de motor e leve e agora são protótipos de LMP3. com motor mais forte'', disse Ricardo Gracia Filho, que será o único brasileiro na categoria.
Na Michelin Le Mans Cup 2024, as corridas têm aproximadamente um hora e meia e cada piloto corre 55 minutos. A meta agora é preservar o carro e economia de pneu e combustível, diferente do estilo sprint da categoria que Ricardo Gracia Filho disputou nos últimos anos.
''Meu objetivo é ser campeão, além de adquirir o máximo de experiência e melhores resultados possíveis. E no futuro meu foco é ser um piloto profissional de automobilismo'', completou o piloto patrocinado via Lei de Incentivo ao Esporte pela Sabesp.
O jovem piloto começou nas pistas aos seis anos como hobby ao lado do pai, Ricardo Gracia. Aos oito, Ricardinho fez suas primeiras corridas profissionalmente em São Paulo e depois aos 14 na Europa.
Entre os títulos estão: 3x campeão Brasileiro de Kart (2015, 2017 e 2020), campeão Copa Brasil de Kart 2019, campeão Paranaense de Kart 2015, vice-campeão Brasileiro de Kart (16) e campeão Sul-Brasileiro 2017.
Etapas
1ª - Espanha
Barcelona-Catalunya Montmeló - 13 de abril
2ª - França
Paul Ricard Le Castellet - 4 de maio
3ª - França
La Sarthe Le Mans, 14 e 15 de junho
4ª - Bélgica
Spa-Francorchamps Stavelot - 24 de agosto
5ª - Itália
Mugello Scarperia e San Piero - 28 de setembro
6ª - Portugal
Circuito Internacional do Algarve Portimão - 19 de outubro
Troféu Sabesp
O Troféu Sabesp teve início nesta semana no Speed Park Kartódromo Internacional de Birigui, no interior de São Paulo. O evento gratuito conta com aulas de kart e competições para iniciantes.
Nesta fase, o projeto contemplará as parte teóricas e práticas na pista, além de palestras para adolescentes de 13 anos completos e no mínimo 1,55m de altura. O limite de idade é de 18 anos.
O projeto é realizado via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, promovido pelo Speed Motor Clube com apoio da Sabesp.
O evento no Speed Park, templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart, começará com instruções básicas de preparação do monoposto e segurança No primeiro encontro com o kart, os alunos terão orientação de treino para aperfeiçoamento de pilotagem e especialistas coletarão os dados do treino para futuras instruções.
Sobre o Speed Park
Com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, o local possibilita mais de 40 traçados diferentes, e área superior a 130 mil metros quadrados. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.
Publicado 26/02/2024 12:34
Enquanto os pilotos do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E chamam a atenção do público e vivem a expectativa para a etapa de São Paulo, que acontecerá no dia 16 de março, centenas de profissionais atuam nos bastidores em busca da excelência, passando por áreas como administração, faxina e engenharia de veículos.
Uma delas é a brasileira Laís Campelo, engenheira de software e dados da Jaguar TCS Racing.
A profissional desenvolve aplicações de softwares que facilitam a vida dos demais engenheiros da empresa a visualizar dados. Dessa forma, eles conseguem economizar tempo e pensar em soluções mais amplas para os problemas que aparecem no dia a dia da equipe.
Laís é de Salvador, saiu do Brasil em 2007 e foi estudar em Manchester (ING), onde se formou em Física. Apaixonada por automobilismo, não pensou duas vezes antes de aceitar o convite da Jaguar.
"Resolvi pular nessa aventura e estou muito feliz. Minha mãe me inspira demais. Sempre a vi, assim como todos da minha família, muito dedicados aos seus trabalhos. Isso me inspira a dar o meu máximo sempre. Meus colegas de trabalho também são motivações. Quando você vê o outro se esforçando, acredita que deve fazer o mesmo e somos todos assim na equipe", comentou Laís.
Este será o segundo ano consecutivo em que o Sambódromo do Anhembi será o palco do E-Prix de São Paulo. Na temporada passada, a prova foi marcada pelo alto número de ultrapassagens e troca de liderança, e foi vencida pelo neozelandês Mitch Evans, da própria Jaguar. O pódio, aliás, teve domínio da fabricante britânica, com Nick Cassidy (Envision Racing, cliente da Jaguar) em segundo e Sam Bird em terceiro.
"No ano passado, tive a oportunidade de ir a São Paulo e assistir à etapa brasileira. Pude estar com o meu time e felizmente tivemos uma grande vitória. Foi especial estar ali com todo mundo. Agora, temos que trabalhar para repetir o resultado em 2024", acrescenta a engenheira.
A etapa de São Paulo será a quarta do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E de 2024, no circuito montado no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos para o E-Prix de São Paulo estão à venda e podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets.
Nas três primeiras provas desta temporada, os vencedores foram Pascal Wehrlein (ALE), da Tag Heuer Porsche; Jean-Éric Vergne (FRA), da Andretti, e Oliver Rowland (GBR), da Jaguar.
"A competição deste ano em São Paulo deve ser mais difícil do que a do ano passado, porque os competidores têm mais informações sobre carros e estratégias. Em 2023, estava todo mundo meio que aprendendo a correr com a nova geração do carro. Então, acredito que a disputa vai ser bem mais acirrada", finaliza Laís.
Publicado 26/02/2024 11:16
A regata de estreia da vela oceânica paulista ocorreu neste sábado (24) com a disputa da primeira etapa da Copa ICS - Volta da Ilha das Cabras. A prova de 15 milhas náuticas reuniu 23 veleiros na baixada santista.
Barcos das classes ORC, RGS nas categorias A, B e Mini 6,5 correram a regata, que foi marcada por muito calor nas primeiras horas e ventos de fraca intensidade. A parte tática fez a diferença para as equipes no percurso entre as cidades de Santos e Guarujá, obrigando os barcos a beirar a costa.
O evento, que teve apoio da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, teve como Fita-Azul e vencedor na ORC o S40 King. Logo na largada, os dois S40 Inae Soto Transbrasa e King pularam na frente, vendo o Asbar IV atrás. O veleiro de Bayard Neto ficou a frente em boa parte da prova, mas foi superado na parte final pelo time de Marcello Sestini.
''O barco King é um Soto40 é muito competitivo, um veleiro preparado para correr regatas e andar rápido até em ventos fracos'', disse Alejandro Alex.
O vencedor King fez a regata em 2 horas e 39 minutos, levando no tempo corrigido. Entre os RGSs, o melhor foi o Fantasma (Marcello Polonio) seguido por Cooperação (Thiago Santana) e Peppa XIX (Paulo Ferraz).
''Esse evento representa muito. O ICS representa a vela Santos e levar mais de 20 barcos mostra que estamos no caminho certo'', contou Jonas Penteado - vice-comodoro do ICS e comandante do Asbar.
A próxima disputa em São Paulo será no Yacht Club de Ilhabela com a Copa Mitsubishi 2024. As regatas iniciais serão em março nos dias 2,3,9 e 10. Estão convidados os velejadores de oceano das classes ORC, C30, HPE-25, BRA-RGS, Clássicos e Bico de Proa.
O campeonato é dividido em quatro etapas durante o ano, tradicionalmente em março, junho, setembro e novembro.
Em 2023, o campeão geral da ORC foi o Xamã, de Sergio Klepacz. Na bico de Proa, a primeira colocação foi do Blu 1. Os vencedores do HPE25 foram os tripulantes do Ginga.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Foto: Flávio Perez | On Board
Publicado 25/02/2024 22:45
O veleiro Inaê Soto Transbrasa conquistou a segunda colocação na estreia da temporada 2024 da vela oceânica. A equipe disputou neste sábado (24) a tradicional Regata Volta da Ilha das Cabras válida pela Copa ICS - Iate Clube de Santos.
A tripulação comandada por Bayard Neto fez a prova de 15 milhas náuticas em 2 horas e 42 minutos, sendo superada apenas pelo King, de Marcelo Sestini, fita-azul e ganhador no corrigido na ORC. Ao todo, a regata contou com 23 barcos.
Logo após o tiro de largada, os dois S40 Inae Soto Transbrasa e o King pularam na frente, vendo o Asbar IV atrás. O veleiro de Bayard Neto ficou a frente em boa parte da prova, mas foi superado na parte final pelo time de Marcello Sestini.
O resultado foi comemorado por Bayard Neto, já que o Inaê Soto 40 passou reformas e ficou sem competir na categoria após um acidente. ''Foi a primeira regata do ano abrindo a temporada no nosso estado. Depois de seis meses parado e com muitos problemas no meio do caminho, a gente conseguiu colocar o barco na água sem pressão. Foi bom para ver o que precisa ser feito e corrigido'', explicou Bayard Neto.
Barcos das classes ORC, RGS nas categorias A, B e Mini 6,5 correram a regata, que foi marcada por muito calor nas primeiras horas e ventos de fraca intensidade entre as cidades de Santos e Guarujá.
Sobre a Transbrasa
A Transbrasa é reconhecida pela inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes. Possui a missão de trabalhar para o desenvolvimento e o progresso, com apelo social e respeito ao meio ambiente, objetivando a satisfação do cliente, resultado de eficiência e lucros.
Publicado 23/02/2024 00:11
No próximo sábado, dia 24, será realizada a primeira etapa da Copa ICS de Vela Oceânica com a Volta da Ilha das Cabras, destinada aos veleiros das classes ORC e RGS nas categorias A, B e Mini 6,5. O evento conta com o apoio da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e espera reunir mais de 20 veleiros.
A largada está agendada para as 11h no Iate Clube de Santos, e a regata terá um percurso de 15 milhas náuticas. A previsão do tempo aponta ventos de fraca intensidade e calor intenso na região da baixada santista.
Em 2023, o barco Phytoervas 4Z sagrou-se vencedor da regata de estreia da temporada, conquistando a Volta da Ilha das Cabras no tempo corrigido da classe ORC e sendo premiado como Fita-Azul, o primeiro a cruzar a linha de chegada.
Os velejadores do Phytoervas lideraram a regata de ponta a ponta, completando o percurso em 2 horas, 53 minutos e 13 segundos. Em segundo lugar ficou o Asbar 4, seguido pelo Inaê Soto Transbrasa.
"A abertura da temporada 2024 da vela promete muito equilíbrio, como sempre, nas principais classes de oceano. As equipes paulistas entram com energia renovada para mais uma temporada repleta de regatas. Vamos ver como foram as atualizações de equipes e, principalmente, as novas e renovadas embarcações", comentou Bayard Neto, comodoro da ABVO e velejador.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Afiliada à Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO é presidida por Bayard Umbuzeiro Neto, com Torben Grael, bicampeão olímpico, como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, conhecido como Pileca, como 2º Vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão a promoção da otimização e racionalização do calendário nacional, o fortalecimento do relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e aumentar o número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, a oferta de suporte técnico em todos os níveis para as competições, a melhoria na apuração instantânea dos resultados e a articulação com o Governo Federal em busca de incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Publicado 23/02/2024 00:05
A organização do L'Étape Cunha by Tour de France 2024 revelou o novo percurso curto da competição, oferecendo aos participantes uma experiência desafiadora e renovada. Com a largada e chegada em Cunha, o trajeto de 59 km e 1.300 metros de altimetria promete surpreender os participantes.
A alteração no percurso foi baseada em uma pesquisa com os atletas inscritos, onde a maioria expressou o desejo de enfrentar novos desafios. Segundo Fernando Cheles, Diretor Técnico da prova, a mudança é uma resposta direta aos anseios dos atletas, em busca de um equilíbrio entre desafio e segurança.
Além disso, o novo trajeto, ligeiramente mais longo que o anterior, oferece visuais deslumbrantes das serras da Bocaina, do Mar e da Mantiqueira.
"É uma estrada muito bonita, que vai proporcionar uma pedalada ainda mais especial aos atletas", afirma Cheles.
O antigo percurso curto, realizado nas edições de 2015, 2016, 2017 e 2023, tinha 54 km e 1.400 metros de altimetria acumulada. A mudança para 2024 visa proporcionar uma experiência mais permissiva, mantendo a exigência técnica, mas com menos trechos de inclinação acentuada, tornando a prova mais acessível aos participantes.
“Esse novo percurso é muito mais permissivo, sem tantos trechos de altíssima inclinação, que exigem mais da parte técnica e dos equipamentos. Ainda é uma prova muito desafiadora, continua tendo muitas subidas acumuladas, porém o nível de exigência técnica, motora e também do equipamento é menor”, completa o Diretor Técnico da prova.
Ciclistas veteranos, como Elisabete Villalobos, que participa do L'Étape há nove anos, compartilham o entusiasmo pelo novo percurso.
"Adorei o novo trajeto, pois o desafio começa com tempo para se aquecer até as subidas íngremes com paisagens arrebatadoras. A chegada na cidade é realmente a 'cereja' do bolo", afirma a ciclista.
A prova em Cunha está confirmada para acontecer de 5 a 7 de abril, e os ciclistas intensificam a preparação para enfrentar as subidas intermitentes e curvas diferenciadas da região. A expectativa é de um aumento no número de inscritos, mantendo o L'Étape Brasil como uma das provas mais importantes do ciclismo amador no país.
Em 2024, os atletas inscritos no L’Étape Brasil em Cunha poderão optar por um dos dois trajetos: o curto, com 59 km e 1.300 metros de altimetria acumulada, ou o longo, com 110 km e 2.870 metros de altimetria.
As inscrições seguem abertas no site do L’Étape Brasil.
Clique abaixo e assista os melhores momentos da prova em Cunha 2023:
O L'Étape Brasil
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
Foto: Fernando Genaro
Publicado 22/02/2024 23:38
O Barco Show Bahia 2024 tem praticamente todos os estandes confirmados para a edição da Bahia. O evento será realizado entre os dias 7 a 10 de março, no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador (BA).
São esperados mais de 40 expositores de toda a cadeia produtiva náutica, além do turismo nas cidades e regiões apresentadas. A edição deste ano no Terminal Náutico da Bahia terá 2.500 m² de área para exposição seca e 200 m para exposição molhada.
A feira proporciona uma oportunidade exclusiva para exposições, lançamentos, entretenimento e transações comerciais relacionadas ao setor náutico.
''O evento é fundamental para quem faz parte do setor náutico e deseja apresentar seus produtos e serviços para um público qualificado e apaixonado. É o maior da região Norte e Nordeste. No ano passado, por exemplo, mais de R$50 milhões em negócios foram feitos'', contou Hugo Leonardo, CEO da Barco Show.
A Barco Show confirmou o calendário de 2024 desta que é considerada a maior feira náutica do Norte-Nordeste do Brasil. O evento, que chega à sua terceira edição nesta temporada, visitará Salvador (BA), de 7 a 10 de março, Aracajú (SE) de 22 a 24 de março, Manaus (AM) de 25 a 28 de julho, e Recife (PE) de 24 a 27 de outubro.
Após uma bem-sucedida expansão nos estados de Sergipe e Amazonas no ano passado, a Barco Show Eventos retorna à sua origem com uma experiência ainda mais enriquecedora, pronta para elevar o padrão da edição Bahia em 2024.
Em 2024, haverá ainda um sorteio de um jet ski entre os convidados. A Barco Show eventos é uma empresa genuinamente baiana, situada na cidade de Salvador, que nasceu com o intuito de promover e auxiliar a cultura náutica no estado da Bahia e região.
Link para ingressos – https://www.sympla.com.br/evento/barco-show-bahia-2024/2248662?
07-03-2024 - Quinta feira:
13:00 - Cerimônia Oficial de Abertura;
14:00 - Abertura dos portões público geral;
21:00 - Encerramento
08-03-2024 - Sexta feira:
14:00 - Abertura dos portões público geral;
19:00 - Degustação de vinhos e charutos;
21:00 - Encerramento
09-03-2024 - Sábado:
14:00 - Abertura dos portões público geral;
17:00 - Desfile de barcos;
21:00 - Encerramento
10-03-2023 - Domingo:
13:00 - Abertura dos portões público geral;
20:00 - Encerramento
O Banco Alfa será a financiadora oficial gerando taxas e condições exclusivas durante o evento para todos os participantes da Barco Show em Salvador (BA).
Foto: Fernando Fernandes
Publicado 22/02/2024 12:30
O mundo do automobilismo repercutiu, nesta quarta-feira (21), a entrevista do a CEO da Fórmula E, Jeff Dodds para a TNT Sports, onde o mandatário da categoria dos carros elétricos prometeu doar US$ 250 mil - mais de R$ 1 milhão para instituições de caridade caso algum piloto consiga derrotar o holandês Max Verstappen na temporada 2024 da Fórmula 1.
A declaração tem como objetivo destacar a imprevisibilidade da categoria Fórmula E - especialmente quando comparada à F1 - e fazer uma doação substancial para uma causa beneficente. A Fórmula E a cada temporada tem um piloto diferente conquistando o Campeonato Mundial. Apenas um piloto foi bicampeão mundial de Fórmula E, que foi o francês Jean-Éric Vergne.
"Se algum dos outros 19 pilotos ganhar, daremos um quarto de milhão de dólares à instituição de caridade escolhida por ele", afirmou Jeff Dodds durante uma entrevista na TNT Sports para o ex-jogador de futebol e apresentador Jermaine Jenas.
Em 2024, a F-E está em sua décima temporada e nas três primeiras corridas do ano, três pilotos diferentes subiram ao degrau mais alo do pódio. A próxima etapa será em São Paulo, no Brasil. ''Espero que em São Paulo a gente mantenha esse momento''.
O alemão Pascal Wehrlein venceu na Cidade do México e na rodada dupla da Arábia Saudita foram o britânico Jake Dennis e o neozelandês Nick Cassidy.
A corrida paulistana será a quarta do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E de 2024, no circuito montado no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos para o E-Prix de São Paulo estão à venda e podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
Publicado 22/02/2024 12:15
A comitiva do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E em São Paulo participou, nesta quarta-feira (21), do evento que marcou a assinatura dos decretos que declaram de utilidade pública 32 áreas verdes particulares de São Paulo (SP) ao lado do prefeito Ricardo Nunes e de seus secretários. Serão 16.531 hectares no total, o equivalente ao tamanho da cidade de Paris, na França,
O evento, realizado no Parque Linear Córrego do Bispo, na Zona Norte, apresentou números que colocam a capital como a Cidade Verde. O trabalho visa a garantir que mais 10,9% do território da maior cidade da América Latina seja transformado em área de preservação ambiental, somando-se aos atuais 18.280 hectares.
Com isso, a cidade passará a ter 26% de seu território sob proteção das gestões municipal, estadual ou da federação. Ricardo Nunes novamente destacou a importância da F-E, que volta a São Paulo em 16 de março, com a quarta etapa da temporada 2024 no Sambódromo do Anhembi.
''A Fórmula E, que está presente na capital desde o ano passado, tem fundamental importância para essa cidade, que fala muito sobre sustentabilidade e carros elétricos. A F-E tem tudo a ver com São Paulo, que hoje assina um decreto com mais de 1/4 da cidade de área de preservação'', disse Ricardo Nunes.
''Se você não tiver a conscientização das pessoas não terá o sucesso que se deseja. Quando tem a Fórmula E com uma corrida internacional aqui é possível difundir essa informação. A prefeitura oferece incentivo a carros elétricos e estamos fazendo o processo de substituição dos ônibus (elétricos). A corrida Fórmula E ajuda na economia da cidade e gera muito emprego e renda, mas tem a conscientização pela sustentabilidade''.
A Fórmula E levou mais uma vez seu show car estilizado por Adhemar Cabral. A instalação artística é feita com sucata eletrônica e outros materiais reciclados, além de plantas brasileiras vivas e irrigadas, em composição feita pela florista Sandra Bacchin, além de colaboração da ONG Sucataria São Paulo.
Ao lado do prefeito estavam Guilherme Birello, coordenador da F-E São Paulo, e Bruno Grassi, também integrante da organização do evento.
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo estão à venda e podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E e a São Paulo Turismo/SPTuris fizeram na semana passada um evento para jornalistas e influenciadores no centro da cidade sobre a contagem regressiva de um mês para a corrida.
Guilherme Birello, diretor da Fórmula E local, e Gustavo Pires, presidente da SPTuris, falaram dos desafios de receber pela segunda vez a categoria dos carros elétricos. Alex Peixe, chefe de gabinete da SPTuris, e Sandro Cuoghi, diretor de negócios SPTuris, também estiveram no local.
A expectativa é receber 25 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi. Uma das novidades é que após a corrida, um show surpresa será aberto a todos os presentes na reta principal da passarela do samba.
''A Fórmula E mobiliza a cidade de São Paulo e o Brasil como um grande chamariz para uma alta sustentabilidade, mobilidade elétrica e meio ambiente. Não à toa, a F-E terá junto a semana da sustentabilidade, justamente dias antes do evento'', disse Gustavo Pires.
Na pista, 22 carros e 11 equipes vão acelerar em busca da vitória neste campeonato equilibrado. Nas primeiras etapas do ano, três vencedores diferentes. A pista conta com aproximadamente 3 km de extensão e três grandes retas, sendo uma delas a maior da Fórmula E - com 750 m.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
foto: VaiFoto/ Duda Bairros
Publicado 21/02/2024 07:45
As crianças e adolescentes da Casa do Zezinho, projeto social de destaque na Zona Sul de São Paulo (SP), foram apresentados ao mundo do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E nesta terça-feira (20), na sede da entidade.
Integrantes da categoria dos carros elétricos e personalidades do mundo do automobilismo, como a piloto Bia Figueiredo conversaram com os jovens e mostraram o crescimento da categoria, que volta à capital paulista em 16 de março, na quarta etapa da décima temporada da F-E.
A Casa do Zezinho, que completa 30 anos em 2024, recebeu também o show car da Fórmula E estilizado por Adhemar Cabral com plantas e produtos para reciclagem e lixo eletrônico fornecidos pela Sucataria São Paulo.
O carro conceito na sede da Casa do Zezinho tem as medidas reais do Gen3, que estará na pista do Sambódromo do Anhembi no mês que vem. A expectativa é receber 25 mil pessoas. Antes, o show car passou pelo Camarote do Prefeito Ricardo Nunes no carnaval.
''A educação das crianças que vai trazer um mundo melhor para todo mundo! É uma missão da F-E deixar esse legado, apoiando e revertendo os ingressos para projetos e instituições como essa. Eles estão tão preocupados com o futuro quanto a Fórmula E'', explicou Guilherme Birello diretor da Fórmula E no Brasil.
As crianças do projeto social escreveram mensagens para as gerações futuras e colocaram no carro estilizado. Muitos colocaram o sonho de ser um atleta ou piloto profissional, já outros o objetivo de ter uma profissão de destaque, como é o objetivo da Casa do Zezinho.
Parte da renda dos ingressos solidários da Fórmula E 2024 em São Paulo serão revertidos para a Casa do Zezinho. As entradas para o E-Prix já estão à venda e podem ser adquiridas por meio do site da Eleven Tickets.
''A Fórmula E é um evento comprometido com a mobilidade sustentável, que visa combater a poluição do ar e diminuir os efeitos das mudanças climáticas, valores sustentáveis e de transformação social que também multiplicamos na Casa para nossos Zezinhos e Zezinhas'', contou a fundadora da ONG, Dagmar Rivieri, conhecida como Tia Dag.
''A parceria traz benefícios para todos os lados, tanto para quem compra os ingressos por valores mais baratos e para as ONG's que recebem essas arrecadações. Todo valor arrecadado será fundamental para alcançarmos nossa meta, que é contribuir na manutenção nas diversas áreas da Casa e também de seguirmos firmes com nossa missão de transformar vidas por meio da educação''.
As obras de adequação da passarela do samba para uma corrida de carros elétricos já começaram. Na pista, 22 carros e 11 equipes vão acelerar em busca da vitória neste campeonato equilibrado.
Nas primeiras etapas do ano, três vencedores diferentes. A pista conta com aproximadamente 3 km de extensão e três grandes retas, sendo uma delas a maior da Fórmula E - com 750 m.
''É muito legal conversar com as crianças e adolescentes e mostrar a importância da sustentabilidade, mobilidade urbana e igualdade de gênero. Vi muitas meninas que conhecem bastante da modalidade e isso é muito importante'', contou Bia Figueiredo, maior nome do automobilismo feminino do Brasil e responsável pelo Girls on Track no país pela Fórmula E.
Sobre a Casa do Zezinho
A Casa do Zezinho é uma organização sem fins lucrativos que atende mais de 1.000 crianças, adolescentes e jovens. Oferece acesso gratuito a bilinguismo, gastronomia, programação, audiovisual, artes, esportes e alimentação de qualidade. Estas oportunidades farão com que os atendidos rompam as barreiras da exclusão e sejam protagonistas para a construção de uma sociedade mais justa. Fundada em 1994, por Dagmar Rivieri, conhecida como Tia Dag, a ONG fica localizada no Capão Redondo, zona sul de São Paulo.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Foto: Luis França
Publicado 19/02/2024 11:47
Lars Grael e Maurício Bueno venceram a 80ª edição da regata Darke de Mattos, prova disputada neste sábado (17), no Iate Clube do Rio de Janeiro. A disputa com barcos das classe Star contou com 12 duplas.
Os ventos na capital fluminense foram fortes na direção sudoeste, que aumentaram o desafio dos participantes. A regata mais antiga do ICRJ foi particularmente rápida e com várias transições de vento.
A segunda posição ficou com Admar Gonzaga Neto Ronald Seiffert. Campeões em 2023, Carlos Dohnert e Gustavo Kunze ficaram em terceiro desta vez.
''Foi uma honra ganhar com o Lars essa regata. Foi a minha primeira vitória depois de várias participações. É uma regata tradicional da classe Star e foi muito divertido'', disse Maurício Bueno.
A 80ª edição da regata Darke de Mattos teve apoio da CBVela e da Avène. A marca francesa de dermocosméticos é patrocinadora da CBVela - Confederação Brasileira de Vela desde dezembro de 2023. A primeira ação da Avène com a entidade máxima da vela brasileira foi na 52ª edição do Mundial da Juventude de Búzios (RJ), no ano passado.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Publicado 17/02/2024 20:00
O Campeonato Brasileiro de ILCA 2024 terminou neste neste sábado (17) no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP). Mais de 160 atletas de várias idades participaram da 50ª edição do evento, que teve como grande campeão Robert Scheidt. O filho Erick foi o vencedor na ILCA 4 e a esposa Gintare Scheidt ficou em primeiro no ILCA 6 feminino.
A competição, que teve apoio da CBVela e do CBC - Comitê Brasileiro de Clubes, contou com representantes de 11 estados: Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Foram disputadas dez regatas desde o início da semana e o maior medalhista olímpico do país, Robert Scheidt, que defende as cores do YCSA, levou a competição de ILCA 7 com apenas 11 pontos, sendo oito vitórias ao todo. Os gaúchos Philipp Grochtmann (VDS) com 29 pontos e Erick Carpes (VDS) com 29 pontos completaram o pódio.
Domínio de ponta a ponta do atleta brasileiro, que não velejava na Guarapiranga havia cinco anos. Sua última regata de Laser foi em Tóquio 2020, na sua despedida olímpica. ''Eu não sabia se iria competir ou não, estava meio em dúvida. Mas o meu filho Erik e minha esposa Gintare vieram e conseguiram o título brasileiro na ILCA, meio que me tiraram da aposentadoria'', brincou o paulista multicampeão olímpico.
''Velejei em um nível legal, foi um grande prazer. Fazia uns cinco anos que não competia aqui e de Laser mais ainda. Me fez lembrar muito meu início de carreira na Guarapiranga''.
No píer do YCSA - Yacht Club Santo Amaro, Gintare Scheidt comemorou o resultado ao lado da família. Medalhista olímpica, a esposa de Robert Scheidt, que é lituana, representou o Bangputys, e ficou em segundo no geral doi ILCA 6 contando masculino também. O título geral ficou com o gaúcho Pedro Rosa (CDJ) e o bronze com o conterrâneo Francisco dal Ri (CDJ).
Ainda tímido para entrevistas, Erik Scheidt não escondeu sua felicidade ao acabar a última das regatas no YCSA. O jovem de 15 anos disse ter sido um orgulho correr ao lado dos pais em São Paulo (SP). No mês passado, ele e Robert disputaram juntos o Brasileiro de Snipe no Rio de Janeiro.
''Foi a jornada do herói. As vezes dava errado em campeonatos, mas agora, com cabeça fria, deu tudo certo e finalmente fui campeão brasileiro. Deu tudo certo'', contou Pedro Rosa, que levou ILCA 6.
O YCSA recebeu, além dos atletas de ILCA, uma clínica para a nova geração. Crianças de 7 a 15 anos participam de atividades nos barcos da Op, que são de introdução à vela. O clube oferece as atividades aos fins de semana, feriados e nas férias escolares.
''Receber um campeonato desse com quase 170 barcos é um orgulho para o YCSA. Comemoramos também a volta de Robert Scheidt à Represa do Guarapiranga, um atleta que foi criado aqui e representa as nossas cores mundo afora. Outro fator importante é a renovação da vela com a clínica de Optimist. Essas crianças se motivam vendo seus ídolos e a raia cheia'', disse Fábio Bodra, comodoro do YCSA, anfitrião.
Sobre o YCSA
Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável e elegância de suas instalações e barcos.
Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.
Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.
Publicado 17/02/2024 15:00
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E volta à cidade de São Paulo em 16 de março, na quarta etapa da competição, que será realizada no Sambódromo do Anhembi. Para comemorar a data de um mês para o evento, que está em sua décima temporada, a F-E e a São Paulo Turismo/SPTuris receberam jornalistas e influenciadores no centro da cidade.
Guilherme Birello, diretor da Fórmula E local, e Gustavo Pires, presidente da SPTuris, falaram dos desafios de receber pela segunda vez a categoria dos carros elétricos. Alex Peixe, chefe de gabinete da SPTuris, e Sandro Cuoghi, diretor de negócios SPTuris, também estiveram no local.
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo já estão à venda e podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets. A expectativa é receber 25 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi. Uma das novidades é que após a corrida, um show surpresa será aberto a todos os presentes na reta principal da passarela do samba.
''A gente acredita que o setor de eventos e turismo, o setor de serviços de São Paulo, pode ser comparado ao que foi em outro momento, o café e a indústria para nossa cidade. A Fórmula E vai fazer um dos maiores e melhores eventos da história em São Paulo e esperamos que dobre de tamanho do que o ano passado. Sei que as vendas estão indo muito bem, isso porque a gente está em meio de carnaval e teve virada de ano, então são períodos não tão fáceis de vender assim", explicou Gustavo Pires, presidente da SPTuris.
''A Fórmula E mobiliza a cidade de São Paulo e o Brasil como um grande chamariz para uma alta sustentabilidade, mobilidade elétrica e meio ambiente. Não à toa, a F-E terá junto a semana da sustentabilidade, justamente dias antes do evento''.
Na pista, 22 carros e 11 equipes vão acelerar em busca da vitória neste campeonato equilibrado. Nas primeiras etapas do ano, três vencedores diferentes. A pista conta com aproximadamente 3 km de extensão e três grandes retas, sendo uma delas a maior da Fórmula E - com 750 m.
A Fórmula e a Prefeitura de São Paulo, que têm contrato de cinco anos para realização da corrida na cidade, assumem o Sambódromo a partir deste sábado (17), quando ocorrerá o Desfile das Campeãs no Anhembi. No Camarote do prefeito Ricardo Nunes está o show car da categoria idealizado por Adhemar Cabral.
A partir da próxima semana, a equipe técnica da F-E fará as adequações na pista para receber os carros elétricos.
''A gente já identificou todas as questões que poderiam ser adequadas em relação ao ano passado e estamos muito tranquilos e confiantes num grande show em 2024. Acho que para esse ano a experiência do público vai ser excepcional, incluindo as atividades dentro e fora da pista'', contou Guilherme Birello, diretor da F-E no Brasil.
A única mudança na pista perceptível é a retirada de um bump na segunda reta do circuito, localizado na Avenida Olavo Fontoura, o que pode render mais ultrapassagens na freada após a reta, e proporcionar ainda mais emoção.
No E-Prix de São Paulo de 2023, a corrida foi repleta de emoção, com 11 trocas de lideranças e 114 ultrapassagens. A prova foi definida nos últimos metros, com o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) conseguindo se defender dos ataques de Nick Cassidy (Envision Racing) e de seu companheiro de equipe na temporada, Sam Bird. Ao final, a diferença entre primeiro e terceiro foi de apenas meio segundo.
''Acho que para esse ano a experiência do público vai ser excepcional. E para coroar, esse ano colocamos mais uma pimentinha nos nossos desafios operacionais. O nosso pódio será móvel, e após a corrida ele vai ser movido até a reta do Sambódromo, para um show que vai até o final da noite para todo mundo que estiver lá. Qualquer espectador que entrar no Village terá acesso ao show. É isso que é a Fórmula E: um grande festival que comemora a transição energética, comemora as provas elétricas'', completou Birello.
Em breve, a Fórmula E deve anunciar a programação completa do E-Prix de São Paulo, com todas as atrações.
Foto: Daniel Deak/ SPTuris
Publicado 14/02/2024 16:15
O Troféu Sabesp terá início em 21 de fevereiro deste ano no Speed Park Kartódromo Internacional de Birigui, no interior de São Paulo. O evento gratuito contará com aulas de kart e competições para iniciantes.
Nesta fase, o projeto contemplará as parte teóricas e práticas na pista, além de palestras para adolescentes de 13 anos completos e no mínimo 1,55m de altura. O limite de idade é de 18 anos.
O projeto é realizado via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, promovido pelo Speed Motor Clube com apoio da Sabesp. As inscrições estão abertas e a atividade é 100% gratuita.
Link de inscrições - www.speedmotorclube.org.br
''O Troféu Sabesp trabalhará primeiro a parte teórica e depois treinos e campeonato. Na parte prática, os alunos terão corrida classificatória e campeonato final de kart entre os participantes. O evento é importante para a nova geração, além de promover a educação e cidadania'', disse Ricardo Gracia Filho.
O evento no Speed Park, templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart, começará com instruções básicas de preparação do monoposto e segurança
No primeiro encontro com o kart, os alunos terão orientação de treino para aperfeiçoamento de pilotagem e especialistas coletarão os dados do treino para futuras instruções. Os participantes farão simulação de corrida com orientação para aperfeiçoamento de pilotagem.
As palestras para os alunos serão divididas entre regras e segurança no trânsito com a Polícia Rodoviária de Araçatuba, postura ética no dia a dia do trânsito com a Guarda Municipal de Birigui, principais causas de acidentes no trânsito com a Polícia Militar de Birigui e como se tornar um piloto de alto nível com Ricardo Gracia Filho.
Além de todo conteúdo, teórico, corridas de kart, os alunos receberão um kit com camiseta, boné e medalha de participação.
Publicado 14/02/2024 15:21
Os atletas brasileiros estão em reta final de preparação para a edição 2024 do Arnold Classic em Ohio, nos EUA, de 29 de fevereiro a 3 de março. O evento, que leva o nome do ídolo Arnold Schwarzenegger, terá apresentações de categorias do fisiculturismo como Classic Physique, Open, Bikini Welness, além de diversas modalidades esportivas.
O Brazilian Chaos, como são conhecidos os fisiculturistas brasileiros, será liderado por Ramon Dino, Rafael Brandão, Marcello Horse, Amanda Pereira, Francielle Mattos, Diogo Montenegro e Isabelle Pereira Nunes. Os atletas citamos acima treinam no CT da Supley, no estado de São Paulo
Atleta da Max Titanium, Ramon Dino é o atual campeão da Classic Physique e fez toda sua preparação ao lado de Marcello de Angelis “Horse” e Rafael Brandão, que buscam o título em Ohio na categoria Open.
No Arnold Classic 2022, Ramon Dino ficou em segundo lugar, chamando atenção de craques da modalidade como Urs Kalecinski e o ex-campeão de Classic Physique, Breon Ansley. No ano seguinte não deu outra, o acreano faturou a tão desejada taça das mãos de Arnold Schwarzenegger. "Toda preparação requer esforços inimagináveis, mas estou focado, pois sei o que represento para os fãs do esporte no Brasil!", disse Ramon Dino.
As apresentações serão nos palcos do Greater Columbus Convention Center e Ohio Expo Center com transmissão gratuita do Canal do Youtube do Arnold Sports Festival.
Mulheres buscam o topo
As meninas do Brazilian Chaos também prometem brigar pelo pódio em Ohio. Um dos exemplos é Isabelle Pereira, campeã da Wellness Internacional em 2022.
A categoria é destinada para mulheres com mais massa muscular na região dos quadris, glúteos e coxas – diferentemente do critério de avaliação da Bikini. O equilíbrio e a simetria do corpo são cruciais, e as candidatas são avaliadas pelo seu condicionamento e musculatura.
''Eu tive a felicidade de ser a primeira campeã Wellness de Ohio e trazer o título para o Brasil, agora quero ele de volta para nossa nação'', contou Isa Pereira.
Na Bikini International, o critério de avaliação é a aparência da estrutura corporal com menor volume de massa muscular, enfatizando o equilíbrio, a simetria e a apresentação da candidata. Ainda assim, as atletas exibem um físico atlético e tonificado, mas com uma certa delicadeza exigida pelos avaliadores. Destaque do Brasil na categoria é Amanda Marques Pereira. ''Pela primeira vez vou subir no palco do Arnold Ohio e quero surpreender na categoria Bikini, vou trazer minha melhor versão".
Brazilian Chaos
O movimento Brazilian Chaos surgiu da própria comunidade do bodybuilding e tem a ver com o que o surfe fez no passado, com os sucessos de Gabriel Medina, Mineirinho e Filipe Toledo, campeões mundiais e que colocaram o Brazilian Storm como expressão de equipe vencedora.
Vale reforçar que o movimento é orgânico e surgiu após o mundo entender a força dos fãs e atletas brasileiros na modalidade. ''Essa invasão brasileira em Ohio demonstra nossa força. Queremos agora que além do mundo o Brasil nos conheça", contou Mariane Morelli, CEO do Grupo Supley.
O Arnold foi criado por Arnold Schwarzenegger e Jim Lorimer, um promotor de eventos esportivos super experiente, unindo a fama de um com a experiência de organização de outro. Jim Lorimer tem sido um parceiro chave na organização do evento desde o início.
Sua experiência e habilidades na promoção de eventos esportivos foram fundamentais para o sucesso e o crescimento do Arnold Classic, que associado ao nome de Schwarzenegger conseguiu a combinação perfeita de autenticidade e organização.
O 1º Arnold Classic foi realizado 1989, estabelecendo-se como um marco no mundo do fisiculturismo e do fitness, realizado na cidade de Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.
Publicado 14/02/2024 13:52
A indústria voltada para os animais de estimação, que fatura mais de 40 bilhões de reais anuais no país e que lança um novo olhar para o bem-estar familiar, é uma das grandes novidades da edição 2024 do evento. É fato: muitas famílias brasileiras têm pets como membros.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existem mais de 167,6 milhões de pets no país, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos.
Diante dessa inusitada configuração familiar brasileira multiespécies, que tem impacto na economia, turbinando os negócios, o Arnold Sports Festival South America, evento multiesportivo, também com foco em bem-estar e fitness, criou um espaço voltado para o segmento pet.
O encontro, organizado pela Savaget Group, que será realizado entre os dias 5 e 7 de abril, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo (SP), contará com o Villa Health Pet, local em que a indústria voltada para os cuidados com os animais de estimação poderá expor produtos e marcas.
Mais: que todos aqueles que trabalham com bem-estar pet, como veterinários, poderão adquirir novos conhecimentos. Um time de peso de mais de 20 especialistas do setor foi convocado para palestrar em congresso do segmento, que abordará diferentes temas afins. Por exemplo: fisiologia do envelhecimento, terapia da longevidade, alimentação cetogênica, oncologia integrativa, medicina quântica e infocêuticos, saúde mental e uso da toxina botulínica em animais.
Segundo Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget, a Villa Health Pet será uma das grandes novidades dos dez anos de Arnold. “Essa é uma das provas de que fazemos um evento voltado para toda a família brasileira e não apenas para pessoas interessadas em esporte”, diz ela. “Sem contar que não podemos mais virar as costas para o fato de que um animal de estimação está relacionado ao conceito de bem-estar familiar. Mesmo porque a saúde dele importa para os tutores e ele ajuda os humanos a viverem melhor. Para se ter ideia, existem estudos que mostram que a convivência com um pet colabora no enfrentamento de doenças com depressão e hipertensão”.
Números do setor
O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, passando à frente de setores relacionados a utilidades domésticas e automação industrial. Em 2022, segundo a Abinpet, o faturamento do setor, que conta com cerca de 280 mil empresas afins, foi de 41,9 bilhões de reais. Um dos serviços que mais cresceram foi o de banho e tosa. De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), foram abertas mais de 18 mil empresas com essa finalidade só no primeiro semestre de 2022.
As possibilidades desse mercado, porém, são infinitas, mostrando um tendência cada vez mais humanizada de cuidar dos pets. Refeições naturais, creches, spas, empresas de festas e até pet sitter (babá de pet) são exemplos de novos serviços que surgem no segmento, movimentando essa indústria que não para de crescer e que ocupará espaço especial no Arnold Sports Festival 2024.
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país.
O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde.
Publicado 13/02/2024 21:44
Começou a disputa pelo título do Brasileiro da Classe ILCA 4, 6 e 7 nesta terça-feira (14), no YCSA - Yacht Club Santo Amaro. Com mais de 150 atletas, a Comissão de Regata organizou seis regatas no total. Com rajadas de 17 a 18 nós, os atletas buscaram superar os desafios da Represa Guarapiranga, em São Paulo (SP).
Com barcos virando por conta das rajadas de vento, a classe ILCA 4 foi liderada por Erik Scheidt (YCSA), com Felipe Fridrich (EVI) na segunda posição e Joana Freitas (ICRJ) na terceira colocação.
Já no ILCA 6, o representante do Sul Thomas Potthoff (VDS) finalizou o primeiro dia na ponta da tabela, seguido por Iago Whately (YCSA) e Valentina Guimarães (CICP).
O ILCA 7 proporcionou também regatas de alto nível. Robert Scheidt (YCSA), maior medalhista olímpico do Brasil e ídolo da classe ILCA nacional, garantiu a liderança no primeiro dia, com João Pedro (ICRJ|MB) em segundo e Antonio Rosa (CDJ) na terceira posição.
Na disputa feminina, Joana Freitas (ICRJ), Ana Gordinho (YCSA) e Giovanna Guariglia (YCSA) formaram o Top 3 do primeiro dia. Enquanto no ILCA 6, Valentina Guimarães (CICP), Gintare Scheidt (Bangputys) e Gabriella Kidd (ICRJ / MB) fecharam na frente da flotilha.
“Foram duas boas regatas. Ótimos velejadores presentes e todos com alto nível técnico. Feliz de ver a classe ILCA com raia cheia e com tantos jovens talentos. Velejei bem e amanhã (15) é promessa de boas regatas aqui no Brasileiro de ILCA”, explicou Robert Scheidt, velejador do YCSA.
"O ILCA é uma das classes mais importantes do Brasil. Então, para a CBVela, é uma honra contribuir nas regatas e também observar os velejadores. Muito legal a presença de tantos velejadores, com a presença especial do ídolo Robert Scheidt. Logo nas duas primeiras regatas, observei muitos atletas talentosos e focados nas regatas! O campeonato está totalmente aberto e será uma linda disputa", disse Walter Boddener, Diretor de Regatas da CBVela.
Nesta quarta-feira (15), as regatas continuam no YCSA, na Represa Guarapiranga (SP). A expectativa é para um vento sudoeste e regatas acirradas.
Sobre o YCSA
Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável e elegância de suas instalações e barcos.
Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.
Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.
Publicado 12/02/2024 12:08
Enquanto a prova presencial do L’Étape Cunha by Tour de France, que será realizada de 5 a 7 de abril, não chega, ciclistas usuários da plataforma virtual ROUVY já podem competir no trajeto paulista. Isso porque foi dada a largada segunda-feira (05) do “L’Étape Battle”, desafio promovido pela ROUVY que reúne as provas virtuais de L’Étapes da República Tcheca, da Eslovênia e do Brasil, com Cunha (SP).
A competição online consiste na reunião de atletas de todo o mundo para disputarem corridas na República Tcheca, no Brasil e na Eslovênia. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar o esporte em rotas memoráveis.
No “L’Étape Battle”, a rota de cada país estará aberta apenas por uma semana. Durante essa semana, o usuário pode percorrer o percurso no seu próprio tempo ou participar de um passeio ou corrida em grupo. Haverá corridas agendadas todos os dias da semana para cada país, com vários horários para cada um dos trajetos.
"Será uma batalha épica de ciclismo internacional em uma emocionante disputa de corrida que transcende fronteiras! Uma grande oportunidade para unir ainda mais a comunidade do ciclismo em todo o mundo", afirma Bruno Prada, organizador da prova brasileira do L'Étape.
Após terminar uma corrida em cada percurso, o participante receberá uma camisa virtual daquele país. Ao percorrer todas as três rotas (em qualquer modo, exceto Passeio em Grupo), o ciclista completa o desafio e participa do sorteio de prêmios como seis ou 12 meses de inscrição na ROUVY e um jersey exclusivo da marca.
No dia 5 de março, será realizada a corrida “Grand Finale” aberta a todos os pilotos. Haverá apenas uma corrida final. Os três ciclistas mais rápidos ganharão um dos seguintes prêmios: taxa de inscrição para a etapa Hilly do L'Etape República Tcheca, em Praga, no dia 15 de junho, ou duas inscrições para o L'Étape Eslovênia, incluindo camisa oficial.
Na opção de Passeios em Grupo, o perfil Ciclismo Virtual Brasileiro promoverá dois eventos online com a participação do ciclista Ricardo Alcici, bicampeão brasileiro de ciclismo de pista e embaixador da prova chancelada pela Tour de France no Brasil. O primeiro evento online em grupo será no dia 21 de fevereiro, quarta-feira, às 6h (de Brasília). O segundo passeio será no dia 24 de fevereiro, sábado, às 8h (de Brasília).
Em ambos os passeios coletivos serão realizados sorteios para os usuários brasileiros que participarem do evento, sendo 1 inscrição gratuita para o L'Étape Cunha, 1 inscrição para o L'Étape Cunha com 50% OFF e 1 inscrição para o L'Étape Cunha com 30% OFF.
Sobre a ROUVY
ROUVY é uma plataforma de corrida digital que traz a experiência de competições de ciclismo da vida real para sua casa. ROUVY oferece milhares de emocionantes estradas virtuais para se juntar ao pelotão online profissional ou competir com amigos. Usando avatares de aumento sobre as imagens de vídeo sincronizadas geograficamente, a ROUVY torna o treinamento em casa realista e divertido.
Os entusiastas do ciclismo e os atletas mais exigentes são bem-vindos para pedalar pelo mundo dentro de casa para se manter a forma ou se preparar para a próxima corrida! Mais informações no site: www.rouvy.com
O L'Étape Brasil
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
Publicado 11/02/2024 21:09
O segundo dia de desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo teve início na noite deste sábado (10) com sete agremiações. E mais uma vez o show car da Fórmula E estilizado por Adhemar Cabral foi um dos mais fotografados no Camarote Espaço da Cidade no Anhembi.
Jornalista, influenciadores e os foliões tiraram fotos e puderam ver em totens imagens da prova da temporada passada. O E-Prix de São Paulo 2024 está marcado para o dia 16 de março deste ano, na mesma passarela do samba paulista.
A ação também envolveu outros eventos esportivos que a cidade de São Paulo ira receber em 2024 como o WEC – Mundial de Endurance, que realizará às 6h de São Paulo em junho, e o primeiro jogo da NFL – National Football League no Brasil, em setembro, na Neo Química Arena.
Além dos convidados, também marcaram presença no camarote autoridades como o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, e o presidente da SPTuris, Gustavo Pires. Ambos prestigiaram a ativação da Fórmula E e conferiram de perto o show car criado por Adhemar Cabral.
A instalação artística é feita com sucata eletrônica e outros materiais reciclados, além de plantas brasileiras vivas e irrigadas, em composição feita pela florista Sandra Bacchin, além de colaboração da ONG Sucataria São Paulo.
Além de assistirem aos desfiles, alguns convidados puderam desfilar em uma das alas da Águia de Ouro, uma das escolas do segundo dia de desfiles.
“Acompanhar o carnaval no sambódromo é quase que obrigatório. A passagem da bateria é uma experiência única. E o carnaval também acompanha o momento do mundo assim como a Fórmula E, valorizando as fantasias recicláveis”, disse Felipe Motta, diretor do Motorsports.com e apresentador da ESPN.
Será o segundo ano consecutivo em que o Sambódromo do Anhembi será palco do E-Prix de São Paulo. Na temporada passada, a prova foi marcada pelo alto numero de ultrapassagens e troca de liderança, e foi vencida por Mitch Evans.
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo já estão à venda e podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
Foto: Luis França
Publicado 11/02/2024 20:47
Nesta sexta-feira (9), foi realizado o primeiro dia de desfile das escolas de samba do grupo especial do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, palco do carnaval paulistano e também do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, que realizará em março deste ano o E-Prix de São Paulo.
Assim como no ano passado, novamente a Fórmula E teve um camarote a sua disposição no Sambódromo, onde convidados e autoridades puderam acompanhar de perto os desfiles na avenida do samba.
Destaque para o prefeito da cidade, Ricardo Nunes, que novamente marcou presença e comentou sobre a importância deste tipo de ativação para promover o eprix.
“Estamos aqui no maior carnaval do Brasil, na cidade de São Paulo. E tem aqui essa ativação, simbolizando a questão da sustentabilidade que aqui está representada pela Fórmula E''.
''Lembrando que ano passado a gente já teve uma corrida da Fórmula E aqui em São Paulo, foi um sucesso, e esse ano, no dia 16 de março, vamos receber novamente os pilotos e equipes da Fórmula E”, explicou o prefeito.
“Aqui nesse espaço, onde está acontecendo hoje o carnaval, vamos ver os carros da Fórmula E acelerando pela avenida do Sambódromo, e estamos ansiosos e felizes por isso. São Paulo tem um compromisso muito forte com o meio ambiente, com a sustentabilidade, e a Fórmula E faz parte desse processo.”
Além das autoridades e convidados, o camarote da Fórmula E contou com a exposição de um ‘show car’, um carro-conceito concebido pelo artista Adhemar Cabral.
A instalação artística é feita com sucata eletrônica e outros materiais reciclados, além de plantas brasileiras vivas e irrigadas, em composição feita pela florista Sandra Bacchin, além de colaboração da ONG Sucataria São Paulo.
"O tempo para desenvolver foi recorde! A obra será toda enrolada com fios automotivos e outros lixos eletroeletrônicos. Mais de 10 pessoas foram envolvidas no processo. Usinamos em robôs que montaram um carro em escala perfeita, que serviu como molde. Um trabalho bem delicado e de atenção, para mantermos as medidas exatas do carro", declarou o artista Adhemar Cabral.
Desenvolvida exclusivamente para a etapa da Fórmula E no Brasil, a obra tem medidas e tamanhos reais do GEN3 - o carro elétrico mais leve, potente, eficiente e sustentável do mundo.
O protótipo artístico seguirá para outros pontos da cidade como a ONG Casa do Zezinho, o Instituto Fullpower e a Semana da Mobilidade - até 14 de março, onde termina a turnê estacionando novamente no Sambódromo do Anhembi, onde será realizada o E-Prix de São Paulo, em 16 de março.
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo já estão à venda e podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets.
Foto: Luis França
🎨📖 A poetisa Nísia Amorim, de Itajaí, foi celebrada no domingo com o evento “Mural da Poeta”. Conhecida ...