RELIGIÃO
O que é proibido na Quaresma? Padre esclarece o que é regra e o que é tradição
Período começou na quarta-feira de cinzas e ainda gera dúvidas sobre carne, bebida, festas e casamento
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Quaresma começou na Quarta-feira de Cinzas e, junto com o período de oração e penitência, surgem dúvidas entre os fiéis: pode comer carne? Pode beber? Pode fazer festa? É proibido casar? Para esclarecer o que é obrigação da Igreja Católica e o que é costume, o padre Renato conversou com a reportagem e explicou as orientações oficiais.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, o que é obrigatório está previsto no Código de Direito Canônico. O jejum e a abstinência devem ser cumpridos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Além disso, todas as sextas-feiras da Quaresma são dias de abstinência de carne.
O jejum consiste em fazer uma refeição principal ao dia, podendo ainda duas pequenas refeições que não representem uma refeição completa. Já a abstinência significa não consumir carne de animais de sangue quente. “Mais do que cumprir regras, a igreja deseja nossa conversão sincera. A Quaresma é um convite à mudança de vida”, explica o padre Renato.
Nos demais dias do período não há proibição oficial do consumo de carne. Também não existe regra que impeça festas ou o consumo de bebida alcoólica, mas a igreja orienta sobriedade e discernimento. Casamentos são permitidos, porém com liturgia mais simples, sem o canto do Glória e com ornamentação discreta.
O jejum é obrigatório para fiéis entre 18 e 59 anos, salvo impedimentos de saúde. A abstinência vale a partir dos 14 anos. Crianças, idosos debilitados, doentes, gestantes e trabalhadores com atividade física intensa podem ser dispensados.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
