TRÂNSITO
Prefeitura de BC muda canteiro que era armadilha pra motoristas
Canaleta entre a avenida do Estado Dalmo Vieira e a ciclovia já causou vários acidentes
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Balneário Camboriú fez mudanças na avenida do Estado Dalmo Vieira, no bairro Pioneiros, após denúncias de moradores sobre um canteiro que virou armadilha para motoristas.
A estrutura, construída entre uma das faixas da avenida e a nova ciclovia, desagradou condutores e moradores. O local dificultava a entrada e saída de veículos, tanto para quem acessava o bairro quanto para quem saía da rua Francisco Manoel de Souza em direção à avenida.
Continua depois da publicidade
Na região do canteiro, foi criada uma bifurcação, com a faixa da direita levando à rua Miguel Matte. Já o canteiro em frente ao supermercado Mersck prolongou a ciclovia e estreitou a pista para carros. Segundo motoristas, o formato do canteiro prejudicava a conversão de veículos que saíam da Francisco Manoel de Souza, principalmente caminhões que abastecem o mercado. Com isso, o canteiro já tinha sido danificado ao menos três vezes por veículos que passaram por cima da estrutura.
Nesta segunda-feira, três dias após as reclamações dos moradores, a prefeitura ampliou o eixo da via, que passou de 3,10 metros para 4,05 metros de largura, com o objetivo de melhorar a organização do tráfego. O canteiro que separa a avenida da ciclovia também foi ajustado: passou de 80 centímetros para 15 centímetros de largura.
A secretaria de Planejamento reforçou que o canteiro é fundamental para a segurança viária. Além de organizar o fluxo, a estrutura contribui para o estreitamento da pista, o que reduz a velocidade dos veículos. Antes da obra, era possível a entrada simultânea de dois carros, o que aumentava o risco de invasão da ciclofaixa e causava situações de perigo.
A prefeitura explica que, com o novo desenho viário, a intenção é proteger a ciclofaixa e evitar acidentes, já que o fluxo da via reduz de quatro faixas para apenas uma naquele trecho. A medida visa garantir mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.
Nos próximos dias, a BC Trânsito fará a substituição dos cones provisórios por balizadores fixos. A secretaria informou ainda que os meios-fios retirados do local serão reutilizados na obra da nova praça do bairro, que contará com passeio público, bancos, bicicletário e paisagismo.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
