A novidade na temporada será com o navio MSC Preziosa, da MSC Cruzeiros, com destino a Punta del Este, no Uruguai. Segundo a prefeitura, cerca de 300 pessoas devem passar pela cidade para os procedimentos de embarque, além dos passageiros que normalmente já desembarcam durante a parada pra curtir BC e a região.
Continua depois da publicidade
Para embarcar, os passageiros usarão o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, qualificado para embarques e desembarques tanto nacionais, quanto internacionais. Os embarques ocorrem a partir das 11h. O atracadouro passou por ampla reforma estrutural pra se adequar aos procedimentos de fiscalização e controle aduaneiro que serão feitos a partir desta segunda.
O gerente da Marina Tedesco e responsável pelo Atracadouro, Gustavo Bauer, destaca um investimento de cerca de R$ 6 milhões na reformulação do terminal. “Fizemos uma ampliação na nossa estrutura, com um espaço totalmente novo para check-in, mas também para fazer o processo de migração, inclusive, com o escaneamento de bagagens, pois os passageiros vão entrar em países como Argentina e Uruguai", informa.
Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, o fato de Balneário Camboriú passar a realizar embarques e desembarques é significativo para a economia local, uma vez que os passageiros se deslocam para a cidade e consomem os mais diferentes serviços.
“Com o embarque, temos uma permanência maior dos visitantes, que em razão de precisar estar com antecedência na cidade, eventualmente acessam hotéis, lojas, restaurantes, etc. Dessa maneira, toda a cadeia turística é impulsionada e o gasto médio por passageiro é maior do que aquele cruzeirista que está apenas de passagem”, disse.
Na temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro. As escalas seguem até 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.
Apoio municipal durante as escalas
Neste domingo, BC teve parada dupla de cruzeiros, com os navios Costa Favolosa e o MS Marina, que movimentaram a Barra Sul. A prefeitura ressalta que atua intensamente durante o fluxo de passageiros no local, em razão do turismo náutico.
Além da secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a município trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e autarquia BC Trânsito.
Continua depois da publicidade