SALVAMENTO NO MAR
Gangue dos salvavidinhas: surfistas mirins se pronunciam após resgate
Grupo de cinco garotos salvou criança e adolescente de afogamento enquanto surfava
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os cinco surfistas mirins que ficaram conhecidos como a “Gang dos salvavidinhas” se manifestaram após salvarem uma criança e um adolescente de um afogamento registrado no primeiro sábado do ano, em Navegantes. Em relato ao DIARINHO, Henrique, um dos integrantes do grupo, contou que eles não imaginavam a grande repercussão do caso.
O resgate aconteceu enquanto Henrique, Kadu, Guilherme, Gabriel e Mateus, todos com idades entre 12 e 14 anos, surfavam e nadavam perto das pedras, num trecho da praia onde o mar estava agitado. Ao perceberem que uma criança e um adolescente tinham dificuldades para sair da água, os cinco agiram rapidamente.
Continua depois da publicidade
Segundo Henrique, a ação foi totalmente em conjunto, com cada garoto desempenhando um papel essencial no salvamento. Um deles usou a bodyboard para manter uma das vítimas fora d’água, outro ficou responsável por acalmar os dois, enquanto os demais ajudaram a levá-los até um local seguro da praia.
Após o resgate, as vítimas foram retiradas do mar sem ferimentos graves. A atitude dos surfistas mirins chamou a atenção de quem estava na praia e, depois, ganhou repercussão nas redes sociais e na imprensa.
De acordo com Henrique, a visibilidade surpreendeu o grupo. “Eu e meus amigos não achamos que isso ia repercutir tanto. A gente fez só pelo amor e pela vida de uma pessoa”, disse. O garoto também agradeceu as mensagens de apoio recebidas: “Queria agradecer todo mundo pelo carinho. É nóis, tamo junto”.
Além do salvamento, os meninos também se destacam no surfe. Henrique é conhecido nas redes sociais por mostrar o dia a dia no esporte que pratica desde os três anos e no qual compete desde os sete. Mesmo no início da carreira, ele já coleciona títulos: é bicampeão catarinense, tricampeão municipal e ficou em segundo lugar numa competição nacional. Apesar das conquistas, o que mais inspira é a leveza e o amor pela vida com que os garotos falaram sobre o resgate, reforçando que a atitude partiu apenas da vontade de ajudar.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
