🐦✨FINAL FELIZ
Univali faz primeira soltura de aves do ano
Duas fragatas voltaram a voar livres após cuidados em Penha
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
O ano começou com um momento cheio de emoção. Na última segunda-feira, duas fragatas resgatadas voltaram a voar livres na praia Vermelha, em Penha, marcando a primeira soltura de animais de 2026, pela Univali.
A ação foi feita pela equipe da Univali Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), e reforça o trabalho contínuo de cuidado, reabilitação e proteção da fauna marinha na região.
Continua depois da publicidade
Antes desse reencontro com a natureza, as fragatas passaram por um período de recuperação na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos. Lá, receberam atenção veterinária, exames clínicos e avaliações específicas para garantir que estariam seguras ao retornar à vida livre. Com a recuperação completa, a equipe técnica autorizou a soltura.
Para ajudar no acompanhamento da espécie, as aves também receberam anilhas de identificação fornecidas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, fundamentais para pesquisas e ações de conservação.
Histórias de superação 💙
A primeira fragata foi resgatada no dia 12 de dezembro, em Balneário Piçarras. Ainda jovem, ela estava fraquinha, com dificuldade para se movimentar e sem conseguir voar. Com paciência, cuidado e acompanhamento diário da equipe da Univali, a ave foi reagindo aos poucos, recuperou a força das asas e, em poucos dias, já mostrava que estava pronta para voltar ao céu.
A segunda fragata também foi encontrada em Piçarras, no dia 13 de dezembro. Ela apresentava um pequeno machucado abaixo do bico e a asa direita inchada. Após receber os cuidados necessários, descansar e passar por avaliações veterinárias, se recuperou totalmente e também pôde retornar à natureza.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.
