Conforme registros do sistema de monitoramento, o homem foi visto entrando na área sob a estrutura do deque por volta da 0h45, após pular o guarda-corpo. Segundo a PM, em seguida ocorreu uma interrupção momentânea da energia elétrica na região, sem que, naquele momento, fosse constatada qualquer anormalidade.
Continua depois da publicidade
“Pela manhã, quando a equipe de manutenção veio trabalhar na manutenção de rotina do deque, operando debaixo dele, encontraram o corpo de um homem adulto segurando uma porção de fios que vinham justamente de um dos postes de iluminação e do sistema de segurança”, informou ao DIARINHO o secretário de Segurança de BC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.
Conforme o secretário, foi feito o levantamento do local para a perícia e a apuração do que aconteceu. Ele relatou que o homem não tinha documentos e que a identificação ficará por conta das polícias Civil e Científica. “A aparência, os sinais visíveis são compatíveis com uma pessoa em situação de rua. Entretanto, somente a investigação vai poder confirmar”, observou o secretário.
O coronel ainda comentou que o caso ressalta a importância das câmeras de monitoramento instaladas na reforma do deque. Há 10 totens de segurança ao longo do deque, equipados com 30 câmeras que monitoram o local 24 horas. “Não são apenas câmeras, mas câmeras com reconhecimento facial, o que aumenta a capacidade de proteger”, destaca o secretário.
Revitalizado, o deque do Pontal Norte foi reaberto na sexta-feira-passada. Além de sistema de monitoramento, a estrutura ganhou nova iluminação, troca de madeiras, pintura e sinalização. O espaço tem livre acesso das 6h às 23h, sendo proibida a entrada durante a madrugada.
Apuração
As circunstâncias da morte serão investigadas pela Polícia Civil, após a conclusão de laudo pericial. De acordo com a PM, o homem foi encontrado já sem vida por uma equipe de manutenção, embaixo da passarela, segurando fios da rede elétrica. Em seguida, os trabalhadores chamaram as forças de segurança.
Continua depois da publicidade
A ocorrência mobilizou guarnições das polícias Civil, Militar e Científica, além da Guarda Municipal. Durante a manhã, o acesso ao deque ficou fechado para os trabalhos das forças de segurança. A liberação foi por volta do meio-dia, após a retirada do corpo pela Polícia Científica.
A tentativa de furto afetou apenas um dos postes de iluminação do deque, no trecho inicial. A previsão é que até a noite de segunda-feira o ponto já voltasse a funcionar, após os trabalhos de manutenção pela equipe técnica. O restante do sistema de segurança não foi atingido.