LUTO EM ITAJAÍ
Morre o Maneca da loja Irmãos Coelho
Ele é tio do prefeito Robison Coelho, de Itajaí
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Faleceu nesta sexta-feira, aos 87 anos, Manoel Coelho, empresário conhecido pela antiga loja Irmãos Coelho, em Itajaí. A causa ainda não foi informada. A morte foi lamentada nas redes sociais pelo prefeito de Itajaí, Robison Coelho, sobrinho de Manoel. “Um empresário de sucesso aqui em Itajaí, um cidadão exemplar, alguém por quem eu tinha um carinho enorme e com quem aprendi muito. Tive a oportunidade de receber conselhos valiosos dele ao longo deste ano, em visitas no meu gabinete. Conversas simples, mas que carregavam a experiência, a humildade e a visão de alguém que fez história na nossa cidade”, escreveu o prefeito.
“O seu legado, a sua força e a sua história vão ficar com a gente para sempre. Que Deus conforte todos os familiares e amigos nesse momento tão difícil. Descanse em paz, Maneca Coelho. Seu exemplo ficará eternizado em Itajaí e em todos que tiveram o privilégio de conviver com o senhor”, completou.
Continua depois da publicidade
O velório acontece no cemitério Jardim dos Florais, na rua Manoel Leopoldo da Rocha, no bairro São Domingos, em Navegantes, a partir das 18h desta sexta-feira. A despedida será neste sábado, às 17h, com sepultamento no cemitério municipal da cidade.
Irmãos Coelho funcionou durante 59 anos
A história de Maneca se confunde com a história da loja Irmãos Coelho Ltda, que foi fundada na rua Hercílio Luz em 15 de novembro de 1959. Manoel e Fábio Francisco Coelho, filho do fundador Francisco Vicente Coelho, embarcaram na ideia do pai de oferecer roupas de qualidade, especialmente para o público masculino de Itajaí, sendo uma opção para evitar o deslocamento dos itajaienses a Blumenau.
Durante décadas, o estabelecimento foi referência de bom gosto. Quem passava pela Hercílio Luz era atraído pela vitrine caprichada, sempre com as últimas tendências da moda. No auge das vendas, a loja chegou a contar com 140 funcionários.
A crise começou a afetar o negócio em 2004, com o fechamento da Hercílio Luz para o trânsito de carros. Em entrevista ao DIARINHO na época, Manoel contou que esse foi o primeiro grande impacto. “A redução de clientes aconteceu na época do início do calçadão. Sentimos uma diferença muito grande nas vendas e tivemos que entregar a parte da frente do prédio”, disse à época, falando que a empresa abriu uma entrada pela rua José Bonifácio Malburg.
Em 2009, a Câmara de Vereadores de Itajaí concedeu moção de aplauso à loja Irmãos Coelho pelos seus 50 anos de atuação no município. A iniciativa foi dos vereadores Luiz Carlos Pissetti e Níkolas Reis. “Essa família faz parte da história socioeconômica da nossa cidade. A loja Irmãos Coelho é um símbolo da competência do trabalho de todos, itajaienses natos ou não, que acreditam nesta terra, e é por isso que esta família, que faz parte da história desta cidade, e esta loja merece nossos aplausos”, destacou Pissetti. “Toda a família Coelho é responsável pela conquista e sucesso deste projeto”, completou Níkolas.
Já em 2017, os sócios relataram que operavam no vermelho há mais de dois anos. “A situação ficou muito ruim para nós, não tinha condições de continuar”, contou Manoel. Em maio de 2018, às vésperas de completar 59 anos de fundação, Manoel e Fábio decidiram encerrar as atividades. Desde então, o imóvel passou a ser alugado para outros comércios.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
