MORRO DA CRUZ
Itajaí lança edital de R$ 6,8 milhões pra construção do novo mirante
Projeto prevê passarela de metal pra vista privilegiada da cidade
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Está na praça o edital que vai escolher a empresa responsável pela construção do novo mirante do Morro da Cruz, em Itajaí. A abertura das propostas será no dia 9 de dezembro. A concorrência é do tipo menor preço, com base no valor máximo do projeto, de R$ 6,8 milhões. O contrato prevê oito meses de execução.
Pelo projeto, o Morro da Cruz será transformado num complexo turístico com mirante, passarela feita em metal, arquibancada de contemplação, quiosque com cafeteria e centro de informações turísticas, além da reurbanização total no entorno, com novas calçadas.
Continua depois da publicidade
As melhorias abrangem uma área de 920 m², dos quais 409 m²serão pro mirante com a plataforma. A estrutura será erguida no local do antigo deque, já demolido, e permitirá a vista privilegiada da cidade do alto dos 180 metros do Morro da Cruz.
O projeto foi desenvolvido pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com o objetivo de revitalizar um dos mais importantes pontos turísticos de Itajaí, que sofreu com abandono e vandalismo nos últimos anos. Segundo a prefeitura, parte dos recursos para custear as obras virá da economia com o novo formato da Marejada.
O contrato pra construção do mirante, além das estruturas da obra prevê a montagem do canteiro de obras, demolição e retirada de antigas estruturas existentes do local, terraplenagem e projetos urbanísticos, de iluminação e drenagem. O mirante será integrado com o prédio do quiosque, já erguido no morro. A exploração comercial do espaço é prevista por meio de licitação.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
