HERÓI SEM CAPA
Motorista salva 15 passageiros antes de van pegar fogo
Mesmo com a perna presa e o cinto travado, Luciano Vojvoda encontrou forças para ajudar os passageiros
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O que era para ser um dia de diversão se transformou em pesadelo para os 15 ocupantes de uma van e seu motorista na madrugada desta quarta-feira. Eles foram atingidos por um caminhão na descida da serra de Guaratuba, no Paraná. O acidente envolveu uma carreta, um caminhão baú e a van, os dois últimos foram consumidos pelas chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o caminhão baú acertou a traseira da carreta e colidiu lateralmente contra a van, por volta das 4h45, no km 667 da BR 376, na região conhecida Curva da Santa. O trecho do acidente é onde a Arteris Litoral Sul faz obras no trecho e apenas a pista da esquerda estava liberada .
Continua depois da publicidade
A van atingida pelo caminhão saiu de Prudentópolis, no Paraná, rumo ao parque Beto Carrero World, em Penha. A viagem era um passeio em família, com 15 passageiros, incluindo crianças. A tragédia poderia ter sido muito maior se não fosse pelo motorista Luciano Vojvoda. Uma das passageiras era afilhada de Luciano.
Luciano relatou que foi surpreendido pela pancada forte. A surpresa logo foi tomada pelo desespero e os passageiros, em pânico, começaram a gritar.
Após a batida, o caminhão começou a pegar fogo e foi aí que Luciano precisou agir rápido. “Eu estava com a perna presa, o cinto travado, e demorei para conseguir sair. Passei pela janela da van e gritei para trazerem extintores, mas não foram suficientes. A van começou a se incendiar muito rápido”, relatou.
O motorista se transformou em herói. Já fora da van, ele começou a retirar as outras vítimas. Luciano mobilizou uma corrente do bem, com outros motoristas e operários da Arteris, para retirar os 15 passageiros da van. Com uma faca, eles cortaram os cintos de segurança. Foram retiradas primeiro as crianças e depois os adultos.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, duas vítimas em situação estável foram levadas à UPA de Garuva e outras quatro vítimas foram atendidas pela Arteris Litoral Sul. Uma vítima em estado mais grave precisou ser levada pelo helicóptero Águia 1.
O motorista do caminhão que causou o acidente era um jovem de 22 anos. Alisther Hubl do Rosário trabalhava na empresa itajaiense NHC Transportes. Segundo os bombeiros, com o impacto da batida a cabine do caminhão se desprendeu e ele ficou preso às ferragens e morreu no local. Alisther deixa a esposa e um filho.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
