Porto
Marinha fecha barra de Itajaí por causa de ciclone
Acesso foi interrompido na madrugada deste sábado por segurança
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A barra do Porto de Itajaí foi declarada impraticável pela Marinha do Brasil às 3h40 da madrugada deste sábado, por causa das condições provocadas pela formação de um ciclone extratropical que atinge o litoral catarinense.
De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, as ondas chegaram a dois metros e os ventos atingiram 23 nós, o que tornou inseguro o acesso de embarcações. Uma nova avaliação feita às 12h30 manteve o fechamento do canal.
Continua depois da publicidade
Quatro navios estão fundeados ao largo aguardam condições seguras para entrar no porto, enquanto dois esperam para sair.
A Superintendência do Porto de Itajaí informou que monitora a situação e seguirá atualizando as condições conforme os boletins meteorológicos e oceanográficos.
“O fechamento da barra é uma medida de segurança necessária diante das condições climáticas extremas. Nossa prioridade é preservar a integridade das embarcações, dos tripulantes e garantir que as operações sejam retomadas apenas quando houver total segurança”, afirmou o superintendente João Paulo Tavares Bastos.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
