Conforme o governo federal, a Gol irá ampliar a oferta em 15%, com 65 mil viagens. Já a Latam vai operar mais de dois mil voos extras na alta temporada, chegando ao total de 42,7 mil no período. A Azul, por sua vez, projeta 3,6 mil voos adicionais na temporada de verão. As viagens ligam destinos de todas as regiões do país.
Continua depois da publicidade
O Ministério do Turismo destaca que o aumento de voos vai favorecer a movimentação de viajantes pelo Brasil, entre turistas brasileiros e estrangeiros, e reflete o ótimo momento do turismo nacional. De acordo com o IBGE, o setor apresentou expansão de 6,1% de janeiro a julho de 2025.
Pela projeção pra temporada, a Gol contará com mais 21 mil voos na região nordeste, com destaque para a retomada de viagens para Fernando de Noronha, que terão ligação direta a partir de São Paulo (SP) e Recife (PE). Aracaju (SE), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA) também terão reforço de horários e destinos.
Pela Latam, as novas rotas preveem voos de São Paulo, via aeroporto de Congonhas, para Teresina (PI) e Aracaju (SE). As partidas do Rio de Janeiro, pelo aeroporto Santos Dumont, vão pra Salvador (BA) e Porto Seguro (BA). Já pelo terminal do Galeão haverá novos voos para Florianópolis.
A Azul, com linhas pelo aeroporto de Navegantes, vai focar no aeroporto de Congonhas, com voos para destinos do nordeste e do sul do país, incluindo Natal (RN), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR). As empresas ainda não responderam sobre os novos horários e linhas pro verão em SC.
Festas de outubro incrementam voos
Para outubro, o aeroporto de Navegantes já espera um aumento significativo na movimentação de passageiros, estimulado pelas festas tradicionais do mês, entre Oktoberfest, em Blumenau; Marejada, em Itajaí e a Fenarreco, em Brusque.
As companhias Gol e Azul reforçaram suas malhas para atender à demanda, com destaque para a Gol, que lidera tanto em operações regulares (721) quanto em extras (76). A Latam também opera no aeroporto com voos regulares.
Entre os dias 1º e 31 de outubro, a oferta total de assentos é de cerca de 252 mil lugares, entre voos de chegada e partida. Ao longo do mês, são previstas 1531 operações de pousos e decolagens, entre regulares e extras. As principais rotas conectadas com Navegantes são Congonhas, Guarulhos, Viracopos e Galeão.
Aeroportos do sul são destaque nacional
A aviação regional no sul do Brasil já responde por 33,77% do tráfego aéreo do país em 2025, segundo dados do Ministério dos Portos e Aeroportos divulgados na segunda-feira. O crescimento é puxado pelas capitais Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, mas os aeroportos regionais vêm ampliando a importância, com liderança do terminal de Navegantes.
Continua depois da publicidade
No balanço de agosto, o aeroporto de Florianópolis fechou o mês com 310,4 mil passageiros, atrás de Curitiba (495,2 mil) e Porto Alegre (599,4 mil). Entre os destaques regionais estão o aeroporto de Navegantes, com 184 mil passageiros, seguido de Maringá (78,7 mil), Londrina (57 mil), Joinville (50 mil) e Chapecó (44 mil).
O movimento reforça a tendência de crescimento contínuo nos últimos anos. O resultado representa um aumento de 3% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram atendidos 178 mil passageiros. Além da alta de passageiros, o terminal também registrou 1339 movimentos de aeronaves (entre pousos e decolagens) em agosto.
A expansão da aviação regional não se limita ao mercado doméstico. Em agosto, as três capitais concentraram praticamente toda a movimentação internacional do sul, com destaque para Florianópolis (52,47%), Porto Alegre (31,27%) e Curitiba (13,26%). As operações se destacam com viagens de turismo e negócios e transporte de cargas.
Continua depois da publicidade