ITAJAÍ
Praça da Beira Rio passa por reforma geral pra receber mundial de beach soccer
Melhorias preparam local para receber seleção brasileira
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Dunas e valas no campo de areia da praça Genésio de Miranda Lins, na Beira Rio, em Itajaí? Tem explicação. O local está recebendo uma garibada geral em preparação para sediar os jogos da Conmebol Liga Evolución 2025 de beach soccer, evento que contará com seleções internacionais, além da seleção brasileira, heptacampeã mundial da modalidade, em outubro.
A competição terá transmissão ao vivo e acesso gratuito pra população. “Aqui na praça Genésio de Miranda Lins vamos levantar toda a estrutura pra receber cinco seleções, a do Brasil e de outros quatro países”, adiantou a superintendente das fundações, Anna Carolina Martins.
Continua depois da publicidade
As quadras vão receber jogos das categorias adulto e sub-20, todas masculinas, entre os dias 5 e 12 de outubro. Estarão competindo as seleções do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. Como o evento será na mesma época da Marejada, a prefeitura espera muitos turistas, além de moradores e torcedores, acompanhando a competição.
As obras começaram nesta semana na praça. As valas abertas no campo são para o sistema de drenagem. As “dunas” formadas no local são para a troca de areia. Ainda serão levantadas arquibancadas e outras estruturas pra receber os jogos, equipes e cerca de mil pessoas na torcida.
Além das obras no campo, o mobiliário da praça também passa por revitalização, com pintura de bancos, mesas e canchas. Os trabalhos ainda incluem reparos nas arquibancadas atuais, manutenção nas lixeiras e limpeza.
As melhorias ficarão para a comunidade após o evento. As quadras de vôlei no campo de areia também voltarão a ser reabertas, já com a nova drenagem que está sendo feita e que era um dos problemas alvo de queixas dos usuários.
Seleção fará jogo 700 em Itajaí
A seleção brasileira masculina de beach soccer é uma potência mundial na modalidade e fará a 700ª partida no torneio em Itajaí. Atualmente, a seleção soma 695 jogos, com 654 vitórias e 41 derrotas, com sete títulos mundiais, o maior campeão da história do esporte.
O jogo 700 do Brasil será o segundo confronto durante a disputa do grupo Zona Norte da Conmebol Liga Evolución 2025. A tabela oficial ainda não foi divulgada. O time é capitaneado por Neném, maior artilheiro da história da seleção com 337 gols.
O primeiro jogo oficial da seleção aconteceu em 1993, contra os Estados Unidos, naquele país, e terminou com vitória brasileira por 10 a 3. Em maio deste ano, o time conquistou o heptacampeonato mundial, batendo a Bielorrússia por 4 a 3, nas ilhas Seicheles.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.