BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Avenida Meirinho avança com demolições de casas; via terá conexão com Camboriú
Nesta semana, foram ao chão casas entre as ruas Concórdia e Canelinha
João Batista [editores@diarinho.com.br]
As obras da avenida agora denominada Meirinho (antes Ecoparque), no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, entraram em nova etapa nesta semana com a demolição de casas que estavam na rota da futura via. Os imóveis, já indenizados, ficavam entre as ruas Concórdia e Canelinha.
Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, outras demolições vão acontecer até o fim desta semana. “Estamos em contato com todos os proprietários que foram indenizados para que isso ocorra o mais rápido possível”, disse.
Continua depois da publicidade
A prefeitura prevê concluir a derrubada até novembro e, em seguida, iniciar a construção da nova avenida, que vai ligar o bairro dos Municípios à Sexta avenida. O projeto inclui calçadas, ciclovias, iluminação em LED, paisagismo com árvores de espécies nativas e áreas de lazer.
A obra começou em 2023 e terá 800 metros de extensão a partir da alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho. O trecho inicial da via já foi revitalizado até a rua Blumenau. As primeiras demolições, entre as ruas Blumenau, Brusque e Bom Retiro, já foram concluídas, e a prefeitura aguarda as demais desapropriações para seguir em frente.
Conexão com Camboriú
Além da abertura da via, a prefeitura prepara a licitação para contratar a empresa responsável pela obra. O secretário Carlos Humberto confirmou que a avenida Meirinho vai ganhar uma conexão direta com Camboriú, por meio de uma nova ponte sobre o rio Peroba.
“É uma obra extremamente importante para o bairro dos Municípios e que, no futuro, vai uni-lo ao Tabuleiro, em Camboriú. Com a ponte sobre o rio Peroba, a mobilidade vai dar um salto em toda a região”, destacou.
A ligação faz parte de um pacote de cinco pontes previstas em Camboriú, que se integrarão ao binário da avenida Santa Catarina e ao parque linear do rio Peroba. O pacote também prevê melhorias de acesso entre BC e Camboriú, dentro do programa Vias de Integração, do Promobis, que inclui novas pontes, viadutos e revitalização de ruas com ligação à BR 101.
Quatro novas pontes
Segundo o secretário Carlos Humberto, Balneário Camboriú e Camboriú têm discutido juntas novas formas de ampliar a mobilidade entre as cidades. Hoje, os dois acessos existentes estão saturados nos horários de pico.
Continua depois da publicidade
“Temos estudado diversas possibilidades. Já temos, no mínimo, quatro novas ligações em análise: duas sobre o rio Peroba e duas sobre o rio Camboriú. Oportunamente, vamos apresentar tudo à sociedade”, adiantou.
Ele reforçou que as novas obras vão desafogar o trânsito pesado entre as duas cidades. “O tráfego é muito intenso e precisamos reduzir esses gargalos que atrapalham a vida de quem circula diariamente entre BC e Camboriú”, concluiu.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.