As obras da avenida agora denominada Meirinho (antes Ecoparque), no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, entraram em nova etapa nesta semana com a demolição de casas que estavam na rota da futura via. Os imóveis, já indenizados, ficavam entre as ruas Concórdia e Canelinha.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, outras demolições vão acontecer até o fim desta semana. “Estamos em contato com todos os proprietários ...
Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, outras demolições vão acontecer até o fim desta semana. “Estamos em contato com todos os proprietários que foram indenizados para que isso ocorra o mais rápido possível”, disse.
Continua depois da publicidade
A prefeitura prevê concluir a derrubada até novembro e, em seguida, iniciar a construção da nova avenida, que vai ligar o bairro dos Municípios à Sexta avenida. O projeto inclui calçadas, ciclovias, iluminação em LED, paisagismo com árvores de espécies nativas e áreas de lazer.
A obra começou em 2023 e terá 800 metros de extensão a partir da alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho. O trecho inicial da via já foi revitalizado até a rua Blumenau. As primeiras demolições, entre as ruas Blumenau, Brusque e Bom Retiro, já foram concluídas, e a prefeitura aguarda as demais desapropriações para seguir em frente.
Continua depois da publicidade
Conexão com Camboriú
Além da abertura da via, a prefeitura prepara a licitação para contratar a empresa responsável pela obra. O secretário Carlos Humberto confirmou que a avenida Meirinho vai ganhar uma conexão direta com Camboriú, por meio de uma nova ponte sobre o rio Peroba.
“É uma obra extremamente importante para o bairro dos Municípios e que, no futuro, vai uni-lo ao Tabuleiro, em Camboriú. Com a ponte sobre o rio Peroba, a mobilidade vai dar um salto em toda a região”, destacou.
A ligação faz parte de um pacote de cinco pontes previstas em Camboriú, que se integrarão ao binário da avenida Santa Catarina e ao parque linear do rio Peroba. O pacote também prevê melhorias de acesso entre BC e Camboriú, dentro do programa Vias de Integração, do Promobis, que inclui novas pontes, viadutos e revitalização de ruas com ligação à BR 101.
Quatro novas pontes
Segundo o secretário Carlos Humberto, Balneário Camboriú e Camboriú têm discutido juntas novas formas de ampliar a mobilidade entre as cidades. Hoje, os dois acessos existentes estão saturados nos horários de pico.
“Temos estudado diversas possibilidades. Já temos, no mínimo, quatro novas ligações em análise: duas sobre o rio Peroba e duas sobre o rio Camboriú. Oportunamente, vamos apresentar tudo à sociedade”, adiantou.
Continua depois da publicidade
Ele reforçou que as novas obras vão desafogar o trânsito pesado entre as duas cidades. “O tráfego é muito intenso e precisamos reduzir esses gargalos que atrapalham a vida de quem circula diariamente entre BC e Camboriú”, concluiu.